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17 dicas sobre Fidelização de Clientes e Recompensas

Neste artigo vou compartilhar com vocês o que é fidelização de clientes, dicas práticas de como iniciar um relacionamento mais duradouro com o consumidor e como oferecer recompensas que façam a diferença. Aprenda também como o seu site pode ser um elemento chave nessa estratégia.

O que é fidelização de clientes?

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Fidelização é uma estratégia de marketing que tem como objetivo conquistar a fidelidade do cliente quanto ao uso de uma determinada marca de produtos, serviços, loja ou rede de estabelecimentos.

Vale destacar que fidelização não é apenas satisfação do cliente. Fidelização é um relacionamento de longo prazo, já satisfação pode ser conseguida em uma única experiência, porém isso não impede o cliente de procurar um concorrente.

Para fidelizar é preciso conhecer o cliente, identificar suas características, necessidades e desejos. E depois utilizar essas informações para aprofundar o relacionamento e transformar essa confiança em um diferencial competitivo de negócios.

7 vantagens de um programa de fidelização

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Fidelização produz um cliente que volta regularmente e às vezes traz outros clientes. Entenda como isso impacta os seus negócios:

  1. Indicação de novos clientes – Se o seu consumidor se sente bem com sua empresa, ele vai trazer muitos outros clientes por indicação.
  2. Redução do CAC (Custo de Aquisição de Clientes) – Os investimentos necessários para trazer novos clientes diminuem. Quando um cliente novo lê o depoimento de um cliente fidelizado ele se convence e converte mais rapidamente.
  3. Poder de barganha com fornecedores – Se você é conhecido por ter clientes fiéis, seus fornecedores vão te procurar para lançar novos produtos e terão mais cuidado ao negociar contigo.
  4. Qualidade > Preço – Em geral quando você fideliza seus clientes eles estão buscando satisfação e qualidade acima de preço. Isso diminui a pressão na empresa para calcular suas margens e sobreviver no mercado.
  5. Retenção – Conquistar clientes é fundamental para crescer, porém reter é tão ou mais importante do que adquirir. Clientes fiéis trazem segurança para sua receita recorrente além de indicarem novos clientes.
  6. Aumento do ticket médio – Clientes fieis compram mais, pois se sentem seguros de que não estão sendo enganados pela empresa.
  7. Reputação nas redes sociais – Reviews e testemunhos são alguns dos principais fatores de decisão de compra no mundo online. Clientes fiéis costumam fazer os melhores reviews e muitas vezes até defendem sua empresa de outros clientes insatisfeitos.

5 dicas para fidelizar um cliente

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Para fidelizar um cliente é preciso criar um relacionamento, isso requer tempo que será investido para conquistar a confiança do cliente. Seguem algumas dicas práticas:

  1. Pesquise qual é o padrão de qualidade, atendimento e preço dos seus concorrentes.
  2. Pesquise quais são as necessidades, desejos e anseios do seu cliente.
  3. Sem gastar mais, quais necessidades você consegue atender? Que desejos você consegue satisfazer?

    Mais informação, transparência, paciência e um sorriso são coisas que geralmente não tem um custo adicional, mas podem resolver diversos problemas que o seu concorrente não resolve.
  4. Quanto custa adquirir um cliente? Quanto você investe em marketing para trazer um cliente novo?

    Que tal oferecer parte desse valor como desconto para o seu cliente atual trazer clientes novos para sua empresa? Isso é um exemplo simples do que chamam de Marketing de Indicação.
  5. Quanto custa perder um cliente? Se um cliente permanecer fiel, qual o valor que ele te gera ao longo do tempo?

    Que tal dividir parte desse risco com o seu cliente? Se ele permanecer fiel durante um determinado tempo você pode oferecê-lo algumas recompensas pela sua fidelidade.

Quando seu cliente percebe que, além de atendê-lo bem e buscar superar suas expectativas, sua empresa está investindo nele, aí começa o processo de fidelização.

5 recompensas que você pode oferecer para os seus clientes

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  1. Programas de fidelidade por pontos – É fundamental que exista um sistema claro e eficiente para manter o controle dos pontos e os prêmios tem de ser realmente úteis e encantadores. Você pode se associar a uma plataforma como Dotz ou Multiplus, ou ainda procurar uma empresa especializada como a LTM Fidelidade para criar um programa exclusivo.
  2. Presentes em datas comemorativas – Você pode enviar um brinde, ou oferecer um desconto realmente exclusivo. E não apenas em datas genéricas para todo mundo como dia das mães, dia dos namorados ou dia dos pais. Ofereça algo no aniversário dele, no aniversário de nascimento dos filhos ou ainda no aniversário de casamento. E o principal: quando você e o cliente comemorarem aniversário de relacionamento. 🙂
  3. Parcerias exclusivas – Descontos e vantagens que ele obtém em outras empresas por ser seu cliente.
  4. Promoções relâmpago – Precisa fazer uma queima de estoque? Beneficie primeiro seus clientes mais fiéis, ou pelo menos dê para eles um desconto adicional em relação aos demais consumidores.
  5. Cashback – Ao invés de oferecer recompensas por pontos você pode oferecer recompensas em dinheiro. Assim como na fidelidade por pontos é importante ter um parceiro para cuidar do sistema e pagamentos como o Méliuz.

Informação e transparência: seu site como uma arma de fidelização

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A internet criou uma geração de consumidores mais exigentes. Num mundo onde você pode acessar praticamente qualquer informação com uma simples busca, isso se torna um fator crucial de decisão.

Quando o cliente busca informação sobre seus produtos ou serviços, eles tem uma descrição clara de tudo o que sua empresa oferece?

  • Quais são os valores da sua empresa?
  • Qual é a história dos seus fundadores?
  • Como seus produtos são feitos? Com que padrão de qualidade?
  • Qual a origem da sua matéria-prima? Quem são os seus fornecedores?
  • Como seus funcionários são tratados? Eles estão felizes?
  • Sua empresa esteve envolvida em algum tipo de processo, escândalo, tragédia ou crise? Você ofereceu toda a informação possível para todos os envolvidos?

Cada vez mais os consumidores se preocupam em como as marcas lidam com questões sociais. Temas como propósito, transparência e humanização tem cada vez mais importância.

Seu site pode ser a janela para toda essa informação e transparência. Ele pode ser o começo de um relacionamento incrível com os seus consumidores. Pense nisso ao criar ou incrementar o seu site.


Gostou dessas dicas? Que tal olhar alguns de nossos conteúdos para melhorar seu site ou blog:

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6 Comentários

  1. Rosana Gonçalves

    Gostei das dicas, vou reler pra ter certeza que não perdi nada! Um ponto ‘mega’ importante: o conceito de CAC e a dica: quanto custa conseguir um novo cliente e transformar esse custo em desconto para os clientes atuais. Artigo muito rico, valeu!

  2. lucianocatabriga

    Gostei muito! Vou ficar bem atento às dicas e colocá-las em prática. Muito obrigado!

  3. André Larô

    Muito bom, obrigado pelas dicas!!! Sucesso aí!

  4. coutocunha

    Amei as dicas! Vou reler depois com mais calma.

  5. xj6comfuzor

    ô ednei igual eu falei esse site tem muitas coisas diferentes e eu falei que esse site está de nota 10

  6. okamotoflores

    Muito bom, obrigado! 😉

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