Micro-influenciadores nas ações da sua empresa

Com mais segmentação e engajamento eles tem popularizado o marketing de influência

Continuando nossa série de textos sobre como engajar sua audiência vamos falar de micro-influenciadores.

Provavelmente você já conhece os influenciadores digitais, são pessoas que conquistaram grandes audiências em plataformas como Blogs, Twitter, YouTube e Instagram entre outras.

O que são micro-influenciadores?

Os micro-influenciadores são indivíduos que ainda não tem uma quantidade gigantesca de seguidores mas já tem um poder considerável de influência que pode ser usado para convencer outras pessoas a comprar produtos ou serviços.

Foto por Creative Vix em Pexels.com

A quantidade de seguidores que caracteriza um micro-influenciador varia muito, alguns estudos apontam entre 5 mil e 100 mil seguidores. Mas no mundo dos negócios alguém com 1 ou 2 mil seguidores às vezes já tem uma certa influência e no mundo do entretenimento às vezes alguém com 500 mil ainda pode ser relativamente desconhecido. Por isso prefiro dizer que a quantidade de seguidores varia de acordo com o nicho.

Por que usar micro-influenciadores?

Engajar é fazer com que alguém interaja com seu conteúdo. Comentários, curtidas e compartilhamentos são alguns exemplos mais comuns de engajamentos. Os números das pesquisas variam, mas em média os micro-influenciadores tem cerca de 4 vezes mais engajamento do que uma celebridade. Além disso eles são mais eficientes para gerar conversões (vendas, downloads, visitas a um local, etc.).

Foto por rawpixel.com em Pexels.com

A explicação é relativamente simples: o micro-influenciador é gente como a gente. Você pode até duvidar que uma celebridade usa ou não uma determinada marca que está promovendo, mas porque duvidar do seu amigo? Mesmo que você não conheça o micro-influenciador, a confiança em uma pessoa comum é de 70% no Brasil segundo o Trust Barometer da Edelman enquanto que a confiança na mídia brasileira é de apenas 43%.

Como usar micro-influenciadores?

Em primeiro lugar é importante entender que micro-influenciadores tem também seus problemas. Por exemplo, se o seu amigo usa um produto que você nunca ouviu falar na vida e os resultados não são facilmente visíveis você pode ficar desconfiado. Para criar confiança em um novo produto especialistas de mercado são mais eficientes do que micro influenciadores.

Outro restrição dos micro-influenciadores é o alcance, se você não criar uma estratégia que engaje uma grande quantidade de micro-influenciadores terá um pouco de dificuldade em crescer rapidamente.

Para simplificar o trabalho você pode usar plataformas que recrutam micro-influenciadores como Squid ou marketplaces como post2b. Existem dúzias de outras plataformas que você pode testar listadas aqui.

Marketplace

Em geral a própria plataforma possui um passo-a-passo para você começar, porém seguem algumas dicas importantes:

  • Definir a remuneração do influenciador, que em geral são valores pequenos entre R$ 50 a R$ 300 por pessoa ou às vezes envolve apenas uma cortesia do produto ou serviço. Quando envolve pagamento é recomendado fazer através de uma plataforma.
  • Segmentar para quem será oferecida a campanha: é importante tomar cuidado com o tipo de conteúdo que o influenciador costuma postar, local onde o influenciador mora (caso você vá promover uma loja física), gênero e idade se fizer sentido para o segmento de produto, etc. Em resumo: procure micro-influenciadores parecidos com seus atuais clientes.
  • Detalhar a ação, que em marketing é o que chamamos de briefing: como o influenciador experimentará o produto ou serviço e quais são as contrapartidas (quais as quantidades de conteúdos e em que plataformas ele vai postar).
  • É recomendado ter um contrato, termo de uso ou um e-mail de aceite com os detalhes da ação. Em geral quando você usa uma plataforma ela já cuida disso.

Não recomendo que o micro-influenciador fale de um produto ou serviço que ele nunca experimentou. Além disso deixe o influenciador à vontade para não postar caso ele não tenha uma boa experiência. É importante estar bem certo da qualidade do seu produto e serviço bem como segmentar muito bem os micro-influenciadores para evitar esses risco.s

Seu site pode funcionar como um repositório de informações para facilitar o trabalho dos micro-influenciadores na criação de conteúdo. Crie páginas com detalhes dos produtos e serviços, fotos, endereços, etc.

Além disso o conteúdo criado pelos micro-influenciadores pode ir para o site como depoimentos de pessoas que já conheceram sua empresa e gostaram.

Você também pode usar seus clientes como micro-influenciadores para criar uma comunidade, mas isso é assunto para um próximo post!


Gostou dessas dicas? Que tal olhar alguns de nossos conteúdos para melhorar seu site ou blog:

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17 Comentários

  1. Tô Indo à Toa - por Thaise Caires

    Bacana! Esse assunto sempre gera dúvidas, ainda mais para quem está no inicio, como eu.

  2. teldina

    Preciso tanto

  3. nandabaroli

    Irá me ajudar

  4. Drika Soares

    Eu não consegui parar de ler suas dicas, já descobri um universo de oportunidades! Um abraço, grata!

  5. silasmenezesfrederico

    Que bom

  6. maryvikz8987

    Amigo me ensina como movimenta meu site

  7. niltonmax

    Fiz o site mas não consigo divulgá-lo, como faço para melhor divulgar, alguém que possa me ajudar?

  8. nathaliajady

    Muito bacana esse assunto….

  9. José Soares

    Vou fazer isso!

  10. jainesilvasantos

    Essas dicas são muito importantes. Estou iniciando e com isso crio noção do que devo fazer.

  11. karolzinta121

    Que lindo oque Voces fazer lindo mesmo

  12. aprendizabarbante

    Texto sensacional! Eu me considero uma quase micro-influenciadora. Quaaaaase! Semana que vem tiro meu diploma de Marketing Digital na Microcamp.

  13. adieta72

    Muito bom!

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