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7 tendências de conteúdo para 2019

Se você leu o meu artigo sobre tendências de conteúdo para 2018 já sabe que eu odeio futurologia, porém planejar é preciso então eu sempre levo em consideração 2 pontos quando falo sobre futuro:

  1. Mudanças consolidadas: estratégias que não vão deixar de fazer sentido em pouco tempo.
  2. Apostas mais certeiras: além da pesquisa que faço na Social Media Week São Paulo e da minha própria experiência eu consulto diversos outros profissionais e veículos segmentados.

Nada que descrevo abaixo acabou de ser inventado, mas tornou-se mais urgente com o novo cenário digital impulsionado pelas inovações tecnológicas.

1. Dados, personalização e autenticidade

flat lay photography of macbook pro beside paper

Foto por rawpixel.com em Pexels.com

Ser data driven e tomar decisões baseadas em dados já deve ser parte do seu dia-a-dia nesse momento. Analisar as estatísticas de acesso ao seu site, a navegação do seu e-commerce, suas bases de clientes, pesquisas de mercado e outras tendências de consumo antes de escrever é fundamental.

Nesse mundo orientado a dados outra tendência que surge é: maior cuidado com a  personalização. Usar anúncios dinâmicos do LinkedIn para colocar o nome do consumidor, enviar e-mails com o nome do destinatário no corpo da mensagem, notificações segmentadas para um grupo de clientes fazendo menção a uma oferta bem específica. Quanto mais personalizado maior a chance de chamar a atenção.

E o mais importante, você deve fazer isso sem sacrificar sua autenticidade. Ter uma voz única da marca, reconhecível em todos os canais é fundamental. Fazer algo simplesmente porque o cliente está pedindo faz com que as empresas percam sua personalidade. Ser autêntico faz com que os consumidores que mais se identificam com a sua marca mantenham-se fiéis e recomendem outros clientes.

2. Conteúdos mais longos e perenes

photo of woman and inverted buildings

Foto por Inzmam Khan em Pexels.com

O consumidor passou a ocupar uma postura mais ativa no processo de aquisição de produtos e serviços. Pesquisar informações sobre o que ele deseja adquirir, seja no Google, Youtube ou Pinterest é cada vez mais comum.

Nessa avalanche de conteúdos é impotante ter artigos perenes, que ajudem o consumidor a tomar uma decisão de compra e podem ser lidos tanto hoje quanto daqui a um ano, tornou-se muito mais comum.

Além disso artigos mais detalhados e profundos provavelmente vão ranquear melhor em mecanismos de busca, mas não fique enchendo linguiça, recheie seus textos de informação.

3. Conteúdo para quem já é cliente

adults airport architecture blur

Foto por PhotoMIX Ltd. em Pexels.com

Customer Success é sem dúvida um dos tópicos mais quentes de 2018 e vai continuar crescendo em 2019. Ajudar seu cliente a aproveitar ao máximo seus produtos e serviços deve ocupar um bom tempo da sua jornada de produção de conteúdo.

Inclusive esse é o tipo de conteúdo que ajuda a transformar seu consumidor em um advogado da marca. Ao resolver um problema, e feliz com a qualidade de serviço da sua empresa, as chances do seu cliente indicar sua marca para os amigos aumenta muito.

4. De funil para ampulhetas

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Num mundo com cada vez mais opções o cliente passa a ter um comportamento de compra diferente. Ao invés de passivamente percorrer o funil de compras que planejamos, ele amplia seu escopo de pesquisa a cada fase da jornada. Em cada fase de pesquisa ele acaba dando uma nova oportunidade para os concorrentes voltarem ao processo.

Por exemplo, seu consumidor alvo pesquisa por um relógio inteligente, após algumas buscas ele percebe que um dos recursos mais interessantes desses relógios é a medição de calorias gastas e resolve focar em relógios inteligentes com medição de calorias nessa segunda busca ele volta ao Google e começa o processo novamente ao invés de ficar dentro da loja ou site onde já havia encontrado relógios inteligentes anteriormente. Esse padrão segue, afunilando e ampliando até decidir pela compra.

5. Chatbots

photography of person using laptop

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Para médias e grandes empresas os chatbots serão fundamentais para manter e conquistar clientes em 2019. Imagine um atendente que trabalha 24 horas por dia e resolve de 40% a 70% de todos os problemas dos seus consumidores?

Para chatbots funcionarem bem é preciso escrever bons textos e pensar numa estratégia de diálogo. Você pode começar usando uma plataforma como o Blip e depois evoluir para uma solução personalizada.

6. Orgânico + pago

black sail ship on body of water

Foto por Albin Berlin em Pexels.com

Procurar novos canais de mídias sociais para distribuir seu conteúdo e não contar apenas com o alcance orgânico é outra tendência importante.

Varie os formatos, use lives, podcasts e newsletters. Teste redes novas como Vero, TikTok ou Steemit. E não tenha vergonha de fazer alguns anúncios em Facebook, Instagram e YouTube para aqueles conteúdos que estão gerando uma boa taxa de conversão.

7. Comunidades e micro-influenciadores

four people using smartphones behind glass wall

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Para 2019 eu sigo apostando em comunidades, que na verdade é uma das muitas maneiras de trabalhar com micro-influenciadores.

Hoje o seu cliente / consumidor pode atuar como um micro influenciador digital, e se você cria uma comunidade para recompensá-los e estimulá-los isso também se transforma em uma iniciativa de fidelidade / member get member / referral.

Mas o que isso tem a ver com conteúdo? Pense que além de produzir conteúdos para quem é cliente (item 3 desse artigo), você também pode estimulá-los a produzir conteúdo em troca de benefícios (ou pontos que seriam trocados em vantagens).

Vale a pena estudar um pouco sobre influenciadores, user generated content e community canvas para entender melhor como implantar esse tópico na sua estratégia.


Quer ver mais dicas de conteúdo e negócios digitais? Dê uma olhada nos links abaixo:

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12 Comentários

  1. Itanamara Santarem

    😉

  2. elisangela32

    👍

  3. luizajoness

    😌

  4. boaformahoje

    👍🏽

  5. Bonequinha de Luxo

    Muito bom!!!

  6. lucianacosta

    Legal

  7. gabilubies

    Excelente texto!!

  8. Curumim Digital - Educação e Tecnologia

    Parabéns!

  9. bebedemusic

    Legal

  10. Daniel

    🤙🏼

  11. Taina Santos

  12. Luis Carllos Gomess

    Top

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