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Marketing Digital: Onde usar cada uma dessas 7 mídias sociais?

Você só usa Facebook e Instagram? Acha que blog não é mais importante? Não sabe o que é Pinterest? Dê uma olhada aqui.

No mundo dos investimentos financeiros é muito comum dizer que não devemos colocar todos os ovos numa mesma cesta. Cai a cesta. Perdemos todos os ovos. Se aquele investimento não dá certo perdemos todo o nosso dinheiro. No mundo das mídias sociais acontece a mesma coisa.

Muitas empresas apostaram todas as suas fichas no Facebook inclusive deletando seus sites. Hoje em dia com a mudança de algoritmo sofrem para ter a mesma visibilidade de antes.

Nesse artigo vou listar algumas das principais mídias sociais em uso no Brasil e as principais vantagens de cada uma.

WhatsApp

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Foto por Anton em Pexels.com

Goste você ou não o WhatsApp se tornou um dos principais canais de atendimento, hoje com o WhatAspp Business Solution você pode inclusive programar um chatbot (sistema que responde algumas dúvidas automaticamente). No Brasil existem duas empresas credenciadas pelo Facebook para desenvolver soluções, a Take e a Movile.

Além disso a “gambiarra” onde um lojista anuncia seus produtos no Instagram, deixa o WhatsApp no perfil e depois de atender o consumidor manda o link de pagamento pelo PagSeguro provavelmente é um dos “e-commerces” mais usados no Brasil.

Muita gente sem plano de dados também usa bastante o Stories do WhatsApp disponível na opção Status.

Se você tem uma seção e perguntas frequentes no seu blog pode enviar para os seus clientes no WhatsApp durante um atendimento.

Facebook

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Foto por Kaboompics .com em Pexels.com

Quando alguém precisa reclamar da empresa o consumidor não procura mais o número do call center, ele vai direto na página do Facebook e envia um inbox. É uma das principais plataformas de atendimento junto com o WhatsApp.

Apesar da mudança do algoritmo esse é um dos principais motivos para se manter por lá. Além disso se o seu produto tem ligação com entretenimento e estilo de vida é possível que você ainda consiga bastante alcance orgânico.

Se você souber segmentar seus anúncios (através da ferramenta de criar anúncios e não através do botão impulsionar) ainda é possível conseguir bastante alcance a um custo baixo.

Aqui é um bom lugar para divulgar os textos do seu blog regularmente.

YouTube

adult app channel connected

Foto por Pixabay em Pexels.com

Quer construir uma base de pessoas inscritas que vai acompanhar os seus vídeos? O Youtube é a melhor opção.

Quer gravar vídeos tutoriais que as pessoas vão pesquisar depois? O YouTube é a segunda principal plataforma de buscas do mundo, atrás do próprio Google.

Quer fazer uma live? O Facebook talvez seja melhor para engajar pessoas no curto prazo, mas a médio e longo prazo mais pessoas verão sua live no YouTube.

Nas descrições do vídeo você pode linkar um post do seu blog onde você deixa mais informações disponíveis.

Instagram

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Foto por Jeremy Levin em Pexels.com

Compartilhar imagens e Stories com alto engajamento? Esse é o resultado que o Instagram vem conseguindo e para contas de empresas é possível ter algumas estatísticas básicas.

Se o seu produto ou serviço tem bastante relação com estilo de vida, se você visita lugares legais, se você atende pessoas famosas ou tem acesso a eventos exclusivos tudo isso pode fazer seu Instagram bombar.

Se quiser linkar alguma coisa no Instagram é preciso ter mais de 10 mil seguidores para exibir no Stories ou deixar um link fixo no perfil.

LinkedIn

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Foto por rawpixel.com em Pexels.com

Seu negócios é B2B (empresas que atendem outras empresa)? Então o LinkedIn é a sua principal rede social. Engana-se quem pensa que é uma rede social apenas para procurar emprego.

Produzir artigos, compartilhar notícias de negócios, vídeos com cases e tendências de mercado e eventos interessantes para a sua área de atuação, interagir com pessoas que participam do seu setor da economia, marcar cafés, almoços e reuniões. Basicamente o mesmo que você faz no Facebook, mas sem envolver sua família, memes e política.

Quando trocar cartões em um evento adicione imediatamente a pessoa no LinkedIn e não tenha vergonha de marcar alguma coisa se a pessoa aceitou. Apenas tome cuidado de oferecer algo em troca, fazer uma parceria de verdade, é horrível quando alguém faz um contato apenas para vender.

Compartilhar seus artigos do blog regularmente por aqui também é uma boa ideia.

Twitter

coffee smartphone twitter application

Foto por freestocks.org em Pexels.com

A principal rede em Tempo Real. Se você trabalha com música, eventos, TV (principalmente reality shows) ou política. O Twitter então é uma rede muito importante para você.

A habilidade de monitorar publicamente praticamente tudo que é compartilhado no Twitter faz dele uma ótima ferramenta de pesquisa também.

Além disso também é um ótimo espaço de interação, aqui a linguagem é mais divertida então não se assuste com os memes e piadinhas. Interagir com pessoas que trabalham na mesma área e compartilhar suas ideias e pensamentos é uma das melhores formas de ganhar seguidores.

Para cobertura de eventos é uma ótima fontes para buscar ideias de publicar seus artigos depois.

Pinterest

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Se você trabalha com moda ou decoração provavelmente já conhece o Pinterest, é uma rede de ideais e inspirações. Qualquer negócio com lindas imagens pode ser bem sucedido dentro do Pinterest: arquitetura, casamentos, tatuagens, motos, etc.

Aliás disso os Pincodes podem criar uma relação interessante ente o mundo offline e o online. Você pode por um Pincode em uma prateleira de supermercado e quando a pessoa ler esse Pincode com o Pinterest se abre uma pasta cheia de receitas para fazer com aqueles ingredientes.

Instalar o Widget do Pinterest no seu site pode ser uma ótima fonte de tráfego. Toda vez que uma imagem é pinada ela carrega de volta um link para o site de onde ela saiu. Se sua imagem viralizar no Pinterest ela pode te trazer mais trafego que Facebook e Google.


Quer saber mais sobre a Integração do WordPress.com com Redes Sociais? Veja esses artigos:

  1. Cinco maneiras de impulsionar seu site usando as redes sociais
  2. Conheça ferramentas para agendar seus posts e os melhores horários para publicar em redes sociais
  3. Live – Dicas para transmissão ao vivo usando Facebook, Instagram e YouTube
  4. Stories – O que Snapchat, Instagram, WhatsApp, Messenger e Facebook tem em comum?
  5. Como usar o Linkedin para gerar negócios para sua empresa
  6. Twitter – Como interagir com sua audiência em tempo real
  7. Pinterest – Como ganhar visitantes através das suas imagens
  8. Conecte-se aos seus fãs e seguidores com o novo widget de Ícones Sociais

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16 Comentários

  1. Iara Nóbr3ga

    Me formei em Jornalismo recentemente e Marketing Digital já é meu emprego! Apenas adoro! ♥

  2. toquetransforme

    Excelente!!!

  3. marielibueno20

    Gostei!!

  4. diariodeumagarotamuitolouca

    que legal infelizmente sou nova no wordpress

  5. Cleyciane Silva

    Ótimo

  6. paranoiasnfm

    Muito bom!

  7. Advogado Ismael Miranda 206

    Preciso saber como me virar por aqui.
    não estou a perceber, mas já gostei. de Angola com amor

  8. Manual Pra Tudo

    Interessante!

  9. turismoemcasa892363659

    Edney, adorei o artigo, estou começando meu blog e tinha dúvidas de quais mídias sociais seriam boas para divulgação e seu artigo ajudou muito.

  10. Andreia Costa

    Excelente conteúdo!

  11. marketdigitalv

    gostei!

  12. PintoArgel

    Muito interessante, resumidamente as particularidades das Redes Sociais

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