Foto por Pixabay em Pexels.com

5 razões para jornalistas criarem um blog independente

O blog pode ser um passaporte para seu crescimento e independência profissional

Se você é jornalista no Brasil tem grandes chances de já ter flertado com blogs antes, talvez você já tenha um blog ou até tenha trabalhado em um.

Se no começo da década passada eles foram menosprezados como diários de adolescentes a realidade hoje é bem diferente. O blog acabou virando a porta de entrada para redes sociais mais pesadas como YouTube e Instagram, e apesar de muitas webcelebridades viverem de caras propagandas bancadas por grandes marcas ainda são chamados de blogueiros e blogueiras.

Ok, mas isso tem mais a ver com publicidade do que com jornalismo certo? Bem, o blog é apenas uma ferramenta de publicação, se funciona tão bem para falar de produtos e serviços pode funcionar muito bem para notícias e reportagens.

Veja abaixo alguns motivos para você começar seu blog jornalístico imediatamente:

1. Ter liberdade editorial

Você não encontra um veículo jornalístico que atualmente represente sua visão de mundo? Que tal começar um blog para ter um espaço próprio para fazer suas análises e dar destaque as notícias que você considera mais relevantes?

Sua matéria foi rejeitada pelo editor? Jogue para o seu blog. Rejeitaram sua ideia de pauta na redação? Leve em frente e publique no seu blog nas horas vagas. Comece a dar espaço para sua própria voz.

author blog create creative

Foto por Pixabay em Pexels.com

2. Criar um portfólio e marca pessoal

Se você vai ganhar a vida escrevendo é bom ter um portfólio com seus melhores textos.

Além disso em um grande veículo pouca gente olha quem está assinando a reportagem (arriscaria dizer que só jornalistas e alguns profissionais e pesquisadores de comunicação olham quem assina cada matéria). Ter um blog é um ótimo marketing pessoal como jornalista.

Te mandaram reescrever um artigo inteiro porque o tom do texto pareceu muito pessoal? O estilo da sua escrita não combina com o manual da redação? Mostre quem você é no seu blog!

Está difícil achar um nome de domínio? Tente buscar com a terminação .JOR.BR criado especificamente para jornalistas no Registro.br. Aliás, quando você se registra em qualquer plano pago do WordPress.com você ganha um domínio próprio gratuito! 🙂

woman writing on a notebook beside teacup and tablet computer

Foto por Tirachard Kumtanom em Pexels.com

3. Começar sua própria startup de conteúdo

Além de publicar seus textos você pode ter uma área comercial onde você oferece seus serviços para empresas.

Branded Content é uma tendência cada vez mais comum dentro das empresa, principalmente de algum tempo pra cá com a mudança de algoritmo do Facebook que fez com que aumentasse o tráfego vindo do Google.

Nem sempre os principais especialistas de uma empresa sabem escrever bons artigos. Aprender a decifrar o tecniquês de um especialista para que sua empresa possa enviar uma mensagem para o mercado é uma tarefa perfeita para um jornalista!

women s in gray turtleneck sweater pointing white contract paper

Foto por rawpixel.com em Pexels.com

4. Experimentar outros formatos

Quer gravar vídeos? Fazer foto jornalismo? Criar um podcast? Você pode fazer tudo isso e transformar seu blog numa central multimídia.

A capacidade do blog de incorporar outros formatos de conteúdo faz com que ele seja ideal para você exercitar todas suas capacidades técnicas e encantar os mais diferentes tipos de público.

Não tem experiência com outros formatos além do texto? Talvez os artigos abaixo te deem um bom ponto de partida:

woman in purple sleeveless dress sitting in front of pop filter

Foto por Christina Morillo em Pexels.com

5. Ir além da produção de textos

Você tem contato com as métricas dos veículos onde escreve? Sabe quais são os tópicos mais quentes? Quais páginas recebem mais visitas? Quanto tempo o leitor fica no seu blog? Com o blog você pode sair exclusivamente das funções de Redator e assumir as responsabilidades de ser um Publisher.

Começar a mexer um pouco com dados (estatísticas), código (html e css) e a planejar seu conteúdo pesquisando público, concorrência e fazendo benchmarks com certeza é uma atualização significativa na sua carreira que pode lhe render uma bela projeção profissional.

Aliás se você quiser se aprofundar em planejamento de conteúdo tem uma série de links bacanas aqui: 42 Artigos de Marketing de Conteúdo para sua empresa

three woman sitting smiling inside room

Foto por rawpixel.com em Pexels.com


Se você gostou da ideia acima talvez queira conhecer esse projetos que já foram destaque aqui:

cmparar-planos.png

6 Comentários

  1. joabson costa

    otimo

  2. festmetro

    👌👏

  3. dexavador

    Muito bom

  4. Cleyciane Silva

    Ótimo

  5. Ana Paula Araujo

    meu sonho é ser jornalista, quando adolescente queria ter uma coluna onde pudesse me expressar e hoje com o blog estou em fim realizando esse sonho , mas ainda quero um diploma.

  6. Impressões de Um Jovem Jornalista

    Muito obrigado pelo post Edney! Estava precisando de umas dicas como essas, aliás, já estou te seguindo! Se puder dar uma olhada em meu blog.. Sou um jornalista começando nesse ramo de blogs

Não use esses comentários para fazer perguntas, pedir suporte ou informar erros. Para isso, use os nossos fóruns ou o entre em contato com nossa equipe de suporte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu novo blog ou site gratuitamente

Comece agora

%d blogueiros gostam disto: