Como postar em eventos: 10 dicas incríveis para conquistar novos visitantes

Compartilhar o que você aprendeu em uma conferência pode gerar até mais audiência do que o evento em si. O post acaba viralizando inicialmente entre quem esteve no evento e, se foi bem escrito, a mensagem acaba repercutindo entre todos que queriam ir mas não conseguiram.

Durante a cobertura de alguns eventos nos últimos anos, notei que outras pessoas que participavam das mesmas atividades eram mais habilidosas na produção de conteúdo do que eu.

Após pesquisar um pouco sobre como me organizar melhor para os eventos e conferências resolvi dividir aqui com vocês um pouco desse aprendizado.

1. Liste os principais eventos do seu mercado

Explique qual o foco do evento, aponte os principais palestrantes (na sua opinião), quais os tópicos mais importantes que serão cobertos, e informe sobre o local, data e horário.

E o mais importante: Avise se você vai participar ou não. Em caso positivo explique como as pessoas podem entrar em contato contigo no evento e em que redes podem acompanhar seu conteúdo durante e após o evento.

Se você já participou do evento anteriormente faz sentido compartilhar o que aconteceu nos outros anos, como foi sua participação, o que você achou e quais as suas expectativas para essa próxima edição.

2. Nas grandes conferências compartilhe sua curadoria publicamente

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Se você é um especialista em participar de eventos as pessoas vão querer saber que palestras você selecionou e porque selecionou cada uma delas.

Quer ajudar a viralizar seu post? Marque os palestrantes nas redes sociais quando divulgar.

Mas lembre-se de realmente cobrir essas atividades posteriormente. Quando você escolhe palestrantes pela fama mas acaba não cobrindo as participações deles nos eventos acaba ficando meio óbvio pra muita gente que você é apenas um aproveitador.

Você ainda não sabe selecionar os melhores palestrantes? Seguem algumas dicas:

  • Olhe para os headliners: não é à toa que os organizadores do evento puseram aqueles nomes em destaque. Em geral quem não foi ao evento está louco para saber o que essas pessoas vão compartilhar e não é coincidência que a maioria dos posts sobre conferências são sobre esses palestrantes
    Se os headliners são veteranos de eventos talvez você encontre a mesma palestra (ou alguma muito parecida) no YouTube, Slideshare ou em posts de blogs, nesse caso é hora de partir para o plano B.
  • Alguém vai apresentar uma pesquisa? Palestras de pesquisas são ótimas para criar listas de fatos que vão gerar posts incríveis depois. Procure pesquisadores e institutos de pesquisa na programação do evento.
  • Vai acompanhar o case de alguma empresa? Veja se o apresentador é designer. Além de designers fazerem lindas apresentações em geral foram eles que projetaram as soluções. Uma palestra contada por um designer costuma conter desde as pesquisas por trás do desenvolvimento até a coleta de feedbacks após o desenvolvimento.

Dica: Já selecionou suas palestras? Tente entrevistar alguns dos palestrantes antes do evento! Às vezes a assessoria de imprensa está procurando alguém para ajudar a divulgar o evento e você será melhor atendido do que você espera.

Os palestrantes ainda não estão definidos? Tente definir seus tópicos prioritários no evento, isso vai ajudar a escolher o que assistir mais rapidamente assim que a programação sair.

3. Prepare-se antecipadamente para fazer live blogging

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Leia os currículos dos palestrantes, anote suas redes sociais. Tenha à mão outros fatos relevantes: onde eles trabalham, livros que escreveram recentemente, produtos que eles são responsáveis, etc.

Tenha à mão também o nome da palestra, hashtag do evento e redes sociais do evento. Isso será importante para postar e marcar os seus posts ao vivo.

Não perca tempo tentando anotar tudo, grave a palestra toda para ter todas as infos à sua disposição para pesquisar depois.

Durante a palestra anote as frases de impacto e divulgue no Twitter.

Tire fotos para ilustrar seus posts e divulgue no Stories.

Marque sempre os posts com a hashtag do evento e alterne entre as redes sociais dos palestrantes e do evento. Tome o cuidado de salvar as fotos dos Stories sem as marcações de hashtags ou perfis.

Para coroar com chave de ouro vá conversar com o palestrante e tire uma selfie com ele. Se conseguir falar com ele aproveite para fazer alguma pergunta exclusiva para seu artigo.

Dica: Procure ele antes da palestra para essa selfie, às vezes é mais fácil!

Faça sempre uma foto do slide de abertura e do slide final, em geral são as fotos mais interessantes para ilustrar seu artigo posteriormente.

4. Crie seus artigos o mais rápido possível

O ideal seria escrever logo após a palestra terminar. É assim que jornalistas profissionais fazem. Enquanto um assiste uma palestra o outro está escrevendo sobre a palestra anterior.

As pessoas que estão ansiosas para compartilhar acabam compartilhando o conteúdo de quem escreveu primeiro. Se não for possível escrever logo em seguida, publique ao final do dia ou na manhã do dia seguinte.

As frases do Twitter e as fotos do Stories além de servirem como anotações também são um termômetro do que chamou mais atenção, basta olhar os números de engajamento.

Dica: Se acontecer algum fato que cause uma grande comoção na população (uma tragédia ou reviravolta política por exemplo) vale a pena segurar seus artigos por um tempo ou publicá-los e divulgá-los novamente alguns dias depois.

5. Faça um balanço geral ao final do evento

Além do que você já coletou nas palestras aproveite para conversar com outros participantes, ler outros artigos e principalmente entrevistar algumas pessoas que estão participando do evento.

Reproduzir a experiência para seus leitores significa ir além do conteúdo das palestras. Fale do local onde aconteceu, dos organizadores, das salas, das filas, do coffee break, dos banheiros, etc.. Se você estiver turistando conte um pouco da cidade, seus restaurantes e outras eventuais atrações que você conseguiu visitar.

Contextualize o que aconteceu no evento com o que está acontecendo no seu mercado de atuação e conclua dizendo como aquele evento mudou a vida das pessoas que passaram por ele.

6. Procure as apresentações e fotos oficiais

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Em geral os palestrantes divulgam posteriormente suas apresentações, na maioria das vezes no Slideshare.

O evento também costuma divulgar fotos oficiais para a imprensa, não deve ser difícil se credenciar como imprensa para pelo menos obter as fotos. Em geral há uma disputa grande para ganhar ingressos gratuitos, mas se você vai atrás de conteúdo e não de ingressos pode ser mais fácil participar como imprensa do que você imagina.

Com os slides e fotos você pode enriquecer artigos que você já publicou, criando uma desculpa para divulgá-los novamente na sua timeline.

Também é possível fazer outros tipos de resumo consolidando o material de diversas palestras em um único artigo.

Procure também o que o palestrante publicou nas redes sociais. Às vezes ele divulga material extra por conta de alguma pergunta que fizeram. Outras vezes ele responde dúvidas direto no Facebook, Instagram, Twitter ou YouTube. Todo esse material extra às vezes rende até um artigo à parte.

7. Aproveite seus artigos para fazer networking

Você já publicou muita coisa no seu blog? Ofereça conteúdo para outros sites e blogs. Às vezes algum veículo de imprensa tem poucas pessoas em um evento e gostaria de publicar seus artigos.

Mapeie antecipadamente quem toparia receber guest posts do evento que você vai participar, entre em contato e já deixe pré-negociada essa cobertura.

Você pode descolar uma graninha extra ou no mínimo divulgar seu nome para mais pessoas aparecendo em mais veículos além do seu site ou blog.

Ao final do evento notifique por e-mail ou redes sociais os palestrantes que você cobriu, às vezes na correria do evento é comum eles não conseguirem acompanhar tudo que foi publicado. Não implore por compartilhamentos. Pode ter certeza de que se ele gostar ele vai compartilhar naturalmente.

Aproveite para adicionar no LinkedIn todo mundo que você conhecer durante o evento e no final envie um e-mail para eles com todo o conteúdo que você produziu.

8. Crie conteúdo exclusivo aproveitando a audiência

Você está numa conferência cheia de especialistas na platéia? Use-os para produzir conteúdo! Separe um grupo de 5 a 20 pessoas e faça a mesma pergunta para todos.

Que tal perguntar qual é a tecnologia mais impressionante que eles viram no evento? Ou então qual a previsão deles para o mercado nos próximos 6 meses? Ou ainda qual foi a frase mais forte que eles ouviram durante o evento? Ou qual foi a maior supresa da edição desse ano.

Ao final você vai poder criar um post do tipo “Conheça o que 12 especialistas estão prevendo para o mercado no próximo semestre”.

Tenha certeza de anotar direitinho os nomes e empresas das pessoas e suas redes sociais. O nome/empresa é para dar crédito no post. As redes sociais é para marcar/avisar a pessoa posteriormente de que o artigo foi publicado!

Dica: Você é um dos palestrantes? Recomende material extra do seu site durante sua apresentação!

9. Experimente outros formatos

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Além do clássico Twitter + Stories + Posts em Blogs você pode aproveitar para gravar muitos depoimentos e depois editar um vídeo ou podcast.

Você pode entrar ao vivo nos intervalos entrevistando alguém e trocando opiniões sobre a palestra que vocês acabaram de assistir, ou fazer um vídeo com um resumo geral ao final do dia.

Se você é um bom fotógrafo aproveite para criar sua galeria de fotos. Você não é um mago da fotografia? Faça uma coletânea de fotos do evento no Instagram.

Lives, Vídeos, Podcasts ou Galerias de imagens acabam se destacando no mar de textos. Obviamente dão mais trabalho que outros formatos e só vale arriscar se você já tiver alguma intimidade com esses formatos e perceber que aquele conteúdo específico merece uma atenção extra.

10. Seja pessoal

Se você não é um jornalista profissional trabalhando para um grande veículo aproveite a liberdade editorial ao seu favor.

Não tenha medo de falar do que aconteceu de errado no evento, tanto do lado da organização, quanto dos palestrantes e o mais importante: o que você fez de errado.

É muito comum cometer erros, principalmente quando você vai pela primeira vez a uma grande conferência. Mas o objetivo principal aqui não é ser apedrejado publicamente, juntamente com os erros publique os seus aprendizados: você deveria ter chegado mais cedo? Deveria ter planejado seus locais de alimentação? Deveria ter escolhido outro hotel? Você se decepcionou com algum palestrante? O que aprendeu sobre seleção de palestras, sobre networking e tudo mais?

Você gostou do conteúdo de outras pessoas que estiverem presentes no evento? Não tenha medo de divulgar! Você não vai perder audiência se o seu público gostar mais dos artigos de outras pessoas, ao contrário, seu público vai continuar te enxergando como alguém que faz uma excelente curadoria de conteúdos e merece ser acompanhada de perto.

Indique artigos, perfis no Twitter, YouTube, LinkedIn e Instagram que merecem ser seguidos e além de receber o carinho da sua audiência pelas indicações receba também a gratidão daqueles que forem indicados. E se alguém não lhe agradecer não se preocupe, alguns dos influenciadores e palestrantes recebem notificações demais e nem sempre conseguem dar atenção pra todo mundo.


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