Como obter mais inscritos para a sua newsletter ou blog

7 dicas de conteúdos imperdíveis para todo mundo começar a te seguir

Quando pedimos conselhos sobre economia é muito comum ouvir a frase clássica: “Nunca coloque todos os seus ovos na mesma cesta, se aquela cesta cair  você perdeu todos os seus ovos”. A dica é uma metáfora para as finanças, mas serve muito bem para o marketing.

Se você aposta apenas no seu site, apenas nas redes sociais, ou apenas no e-mail como forma de contato com o seu consumidor você terá problemas no futuro.

Na época que o Facebook começou a se popularizar muitas pessoas migraram do site para uma página na rede social do Mark Zuckerberg, agora com a redução do alcance orgânico alguns estão retomando seus sites e outros estão migrando para o Instagram.

O recomendado é dividir seus esforços entre diferentes canais de comunicação, sim, dá trabalho, mas é como a história dos três porquinhos, se a sua estratégia de marketing for feita de tijolos o lobo mau das mudanças vai ter mais trabalho para derrubar tudo com apenas um sopro.

Uma forma de comunicação que tem recuperado muito prestígio entre os leitores digitais é o e-mail, parte desse renascimento do e-mail se deve a três fatores principais:

  1. Otimização dos filtros de SPAM: sobram menos e-mails para ler e o usuário consegue se concentrar nas mensagens mais úteis.
  2. Crescimento das plataformas de mensagem: você não envia mais um e-mail sobre qualquer coisa. Mensagens rápidas e corriqueiras são enviadas por Whatsapp, Messenger, Skype ou ainda Slack. Deixando o e-mail para aquilo que precisa ser lido com mais calma e carinho mais tarde.
  3. Surgimento das Newsletters com conteúdo relevante: muitas empresas de notícias tem vendido (ou ainda oferecido gratuitamente) curadoria ou notícias exclusivas via newsletter. A ideia aqui é receber poucas notícias por e-mail que sejam muito relevantes. De forma que seja humanamente possível você ler diariamente e se manter informado.

Spam in mailbox

Um site ou blog atualizado é uma ótima forma de obter visitantes que vem da busca orgânica de ferramentas de pesquisa como o Google. Mas como fazer com que seus visitantes se inscrevam para receber novidades por e-mail?

Comece a montar sua lista de e-mails

Se você usa o WordPress você pode instalar o Widget “Seguir Blog”, você também pode usar o Widget “Texto” para adicionar códigos HTML de formulários de e-mail de várias ferramentas como o E-goiMailChimp e Mail2Easy.

Você pode aprender mais sobre Widgets nesse link: Personalizando seu site ou blog: vamos falar de Widgets

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Produza conteúdos imperdíveis

Existem alguns motivos que fazem os usuários assinar a lista de e-mails de um determinado site ou blog, seguem 7 dicas:

1) Uma série de posts sobre um assunto relevante

Avise no final de cada post da série que outros posts vem aí e peça para assinar o blog para não perder.

2) Uma série de histórias

Se você é escritor pode produzir contos que funcionem de forma independente mas se conectem uns com os outros. Se o seu leitor não quer perder a história ele vai ter de assinar seu blog.

3) Novidades em primeira mão

esse é um pouco mais raro, mas se você tem acesso a fontes exclusivas de informação, ou se você é um produtor de notícias exclusivas pode pedir para seus leitores assinarem o blog para não perder nada. O Poder 360 por exemplo é uma newsletter com notícias exclusivas sobre política que se tornou imprescindível para quem trabalha em alguns mercados.

4) Tudo sobre uma personalidade ou segmento de entretenimento

se você tem um fã clube por trás do seu negócio essa opção pode funcionar muito bem para você. Fãs querem estar sempre por dentro do que está acontecendo, seja de Game of Thrones, do Kéfera ou da Copa do Mundo.

5) Os bastidores de um local ou evento

você trabalha em um local badalado? Algumas pessoas gostariam de saber tudo que acontece nos bastidores, seja por uma curiosidade mais mórbida (fofoca) ou para aprender algo com mais profundidade (se é um local que pratica algo com excelência). Escrever sobre os bastidores de um local assim pode prender a atenção daquelas pessoas que gostariam de estar na sua pele um dia e torná-los seus assinantes.

6) Uma curadoria relevante de um segmento

talvez o seu mercado tenha muitas notícias e as pessoas se percam um pouco sobre o que está acontecendo de relevante. Eu pessoalmente me interesso por futurologia, porém existe muito conteúdo ruim ou conteúdo com excessivo teor técnico, eu assino uma newsletter mensal de futurologia (The Future Today Institute) que sempre tem conteúdo muito relevante.

7) Uma curadoria com os principais tópicos para um perfil específico

Política afeta a vida de todos nós, porém eu infelizmente não tenho tempo para ler tudo sobre política, por isso eu assino a newsletter do Canal Meio lá tem um resumo diário que me faz sentir por dentro de tudo. A mesma coisa acontece com Marketing Digital, eu separo as notícias mais importantes que encontro durante a semana na minha newsletter no Nuzzel se você só escrever quando tem algo relevante é uma ótima forma de convencer seus leitores a se inscreverem.

Agora que você já tem algumas ideias do que é conteúdo imperdível que tal por a mão na massa e construir mais um tijolinho da sua estratégia deixando alguns ovos na cesta do seu blog?


Se você gostou do artigo acima talvez queira se aprofundar lendo os seguintes textos:

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3 Comentários

  1. superdanilof1

    interessante 🙂

  2. Crazy boy

    Gostei desse artigo , bem relevante

  3. clecia Oliveira

    Bom👏👏👏

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