Dicas de Negócio: Como criar um site para um escritório de arquitetura ou decoração em 6 passos

Milhares de clientes buscam um escritório de arquitetura e decoração todos os dias. Seja encontrado!

No Brasil todo mês são feitas mais de 6 milhões de buscas por palavras chaves relacionadas a arquitetura ou decoração. Se você trabalha nessa área mas não possui um site está perdendo milhares de potenciais clientes todos os dias.

Nesse artigo vou dar algumas dicas de como você pode criar um site de arquitetura ou decoração e começar a conquistar novos clientes online.

1) Seu site precisa funcionar no celular

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Cerca de 70% das buscas por arquitetura e decoração são feitas em celulares. Segundo o Facebook Audience Insights, 95% do público interessado em arquitetura e Decoração de Interiores no Brasil navega prioritariamente no celular. Apenas 5% navega apenas no computador.

Um layout responsivo (que se adapta automaticamente ao tamanho da tela) é fundamental para o seu site ser bem indexado no Google e acessado facilmente no celular. O WordPress.com possui ótimos temas responsivos para sites mais artísticos, inclusive com ótimas opções gratuitas como o Cubic.

Para adicionar o logo da sua empresa no layout do site, além de personalizar cores e outros itens dê uma lida no artigo: Como personalizar o layout do seu blog no WordPress.com.

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2) Um domínio que tenha a ver com seu estilo

O Registro.br possui uma terminação específica para Arquitetos e Artistas, são domínios com o final  .art.br e .arq.br, usar um domínio segmentado simplifica a tarefa de encontar um nome de site exclusivo e fácil de ser lembrado.

Se preferir outras terminações você pode adquirir seu domínio no próprio WordPress.com enquanto cria o seu site, inclusive ao se registrar em qualquer um dos planos você recebe gratuitamente um domínio personalizado.

3) O portfólio é a alma do seu site

Em primeiro lugar pense em qual é o seu principal público: Pessoas físicas querendo decorar seus apartamentos? Empresas querendo renovar seus escritórios? Famílias procurando um lar mais funcional? Profissionais liberais querendo montar um local de atendimento mais charmoso?

A maioria dessas pessoas vai buscar um arquiteto ou decorador procurando projetos que atendam as suas necessidades. Ser especializado num segmento vai te ajudar a se destacar nessas buscas.

Use galerias de fotos para mostrar seus projetos e organize os projetos por segmento de mercado. Se você já fez algum projeto diferente que não é sua especialidade só inclua no seu portfólio caso tenha achado ele incrível. Você pode pensar que essa é apenas a página onde expõe sua arte, mas na verdade é seu principal canal de vendas.

4) Qual é a sua história?

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Porque começou a trabalhar com arquitetura? Você sempre sonhou em ser decorador? Quais foram seus primeiros trabalhos? Como foi sua jornada até aqui?

Histórias vendem mais do que números. Se o seu cliente se identificar com a sua história é muito mais fácil ele comprar algo. Na sua página “Quem Somos” tenha certeza de que você está contando a sua história da melhor maneira possível.

Se você já fez projetos para pessoas ou empresas conhecidas, se já teve trabalhos em exposição e/ou participou de feiras aproveite para ir pontuando isso ao longo da sua história e é claro, inserindo links e imagens para as pessoas poderem te conhecer melhor.

5) Como entrar em contato?

Instagram e Pinterest são redes sociais que dão bastante destaque para imagens, crie seu perfil nessas redes para expor o seu trabalho e use o widget de redes sociais para se conectar com os seus fãs.

Agora que as pessoas já viram o seu portfólio, conhecem a sua história e estão te seguindo nas redes sociais, é hora de facilitar o contato contigo. deixe um formulário de contato em diversas páginas (Quem Somos, Portfólio, etc.). Lembre de disponibilizar um Whatsapp e uma página do Facebook também, muita gente prefere entrar em contato por mensagem nessas redes.

6) Compartilhe referências regularmente

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A cada projeto novo que você criar, faça um post compartilhando como foi conceber e entregar aquele projeto.

Também vale compartilhar projetos de terceiros, explique o que você mais gostou e o que aprendeu vendo aquela referência.

Às vezes um cliente não te contrata de imediato quando vê o seu site, mas ele pode começar a te seguir e ao acompanhar os projetos que você compartilha, vai se sentindo cada vez mais confortável em considerá-lo como fornecedor.

Além disso escrever posts regularmente é uma das principais técnicas para manter seu site atualizado e melhorar a indexação no Google.


Se você gostou do artigo acima talvez queira se aprofundar lendo os seguintes textos:

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