Métricas para Conteúdo: Quais são os melhores KPIs?

Você está acompanhando a performance do seu negócio e do seu conteúdo regularmente? Veja algumas dicas de como organizar suas métricas

Medir a performance de suas atividades é fundamental para analisar se os seus esforços estão sendo empregados adequadamente. Uma das grandes vantagens do ambiente digital é pode medir tudo o que acontece, por outro lado ter tantas métricas disponíveis pode tornar esse trabalho bastante complicado.

KPI é uma sigla que significa Key Performance Indicator (Indicador Chave de Performance). O primeiro passo para medir adequadamente qualquer trabalho é descobrir dentro de um mar de métricas quais são aquelas mais importantes: quais são os seus KPIs.

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Existem 2 erros clássicos ao montar seus KPIs: Achar que todas as métricas são KPIs ou achar que vendas é o seu único KPI, até por que para alguns negócios a venda não é o objetivo principal.

O processo de aquisição de audiência com a finalidade de atingir um determinado objetivo do seu negócio pode ser dividido em 5 fases: Visibilidade, Engajamento, Conversão, Fidelização e Indicações.

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Essas fases são organizadas na forma de um funil porque a quantidade de pessoas que você consegue manter em cada fase geralmente é menor que a fase anterior. Ou seja, a quantidade de pessoas que verá seu conteúdo (Visibilidade) é maior que a quantidade de pessoas que vai interagir com seu conteúdo (Engajamento) e a quantidade de pessoas que vai comprar seus produtos ou serviços (Conversão) será menor que a quantidade de pessoas que interagiu. Resumindo: Visibilidade > Engajamento > Conversão > Fidelização > Indicações.

É importante ter um KPI em cada uma das fases para poder reagir rapidamente a qualquer problema na sua estratégia. Imagine que sua visibilidade esteja caindo mas você não esteja medindo. Talvez você note essa queda apenas no momento que as vendas também começarem a cair. Daí até corrigir a visibilidade e esperar que essa correção impacte nas vendas pode demorar semanas dependendo do tipo do seu negócio e do ciclo de venda do seu produto.

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E quais são as métricas mais importantes em cada uma dessas fases? Segue abaixo alguns exemplos com comentários. Lembrando que cada tipo de negócio pode ter métricas diferentes dependendo do seu objetivo:

Visibilidade

  • Alcance – Quantas pessoas diferentes viram o seu conteúdo.
  • Impressões – Quantas visualizações de conteúdos ocorreram, muitas vezes uma única pessoa visita vários conteúdos no seu site ou blog.
  • Páginas por Leitor – Dividindo as Impressões pelo Alcance você sabe o quanto o seu site está sendo atrativo para os leitores.

Engajamento

  • Quantidade de Curtidas – Medido nas redes sociais quando seu conteúdo é compartilhado. Mostra quantas pessoas gostaram do seu conteúdo.
  • Quantidade de Comentários – Pode ser medido diretamente no seu blog ou nas redes sociais. Mostra quantos usuários foram impactados o suficiente para deixar uma mensagem (que nem sempre é positiva).

Conversões

  • Quantidade de Vendas – Medido principalmente em empresas que trabalham com e-commerce.
  • Quantidade de Orçamentos – Medido principalmente em empresas que trabalham com serviços e a venda é negociada posteriormente por e-mail.
  • Quantidade de Doações ou Assinaturas – Medido em campanhas filantrópicas ou de mobilização social.

Fidelização

  • Quantidade de clientes que retornaram – Público que já esteve em seu site e voltou novamente para comprar outros produtos ou contratar novos serviços.
  • Quantidade de leitores que retornaram – Público que voltou no seu site ou blog para ler novos artigos.

Indicações

  • Quantidade de recomendações – Número de pessoas que compartilharam conteúdos chaves, produtos ou experiências da sua empresa incluindo uma recomendação de compra.
  • Quantidade de referências – Quantidade de visitas e/ou vendas que foram geradas através de conteúdos compartilhados / recomendações de outros usuários.

Lembrando novamente que esses são apenas alguns exemplos que eu costumo usar com mais frequência. Você pode achar uma biblioteca de KPIs aqui: Marketing KPI Library e escolher aqueles que vão lhe ajudar a tomar melhores decisões sobre o seu negócio.

No WordPress.com você tem diversas métricas bem interessantes no nosso sistema gratuito de estatísticas para facilitar sua vida. No plano Business você conta ainda com a possibilidade de usar o Google Analytics como sistema de estatísticas adicional.


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