Como usar o seu site ou blog numa estratégia de Inbound Marketing

Num mundo de algoritmos cada vez mais confusos e entregando menos tráfego para perfis corporativos é fundamental usar outras estratégias para atrair visitantes para o seu negócio.

Inbound Marketing é um termo criado em 2006 pelo Hubspot, utilizando conceitos do Marketing de Permissão de Seth Godin, um livro escrito em 1999. Apesar dos conceitos de Inbound estarem sendo difundidos pelo mercado há mais de 10 anos ainda existe muita confusão sobre como fazer Inbound.

No texto de hoje vamos aprender como você pode fazer alguns processos básicos do Inbound para começar a atrair mais seguidores e convertê-los em clientes.

Para fazer esse artigo, eu tive o prazer de entrevistar Joaquin Fernandez Presas, Proprietário e Diretor de Criação Pontodesign. A Pontodesign é uma agência parceira da Resultados Digitais, uma das principais plataformas de Inbound no Brasil.

Comece entendendo o seu consumidor

Entender qual é o perfil do seu cliente, definir as personas que representam esses diferentes clientes e desenhar a jornada desses consumidores é o primeiro passo.

Você pode usar o conhecimento que você tem de atendimento do seu cliente, mas além disso há uma série de ferramentas que você pode consultar para entender dados da sua visitação. Aqui no blog do WordPress.com já escrevemos sobre isso uma vez: Criando um Projeto Editorial: Conhecendo melhor sua Audiência.

Ao desenhar as personas você saberá para quem você está produzindo conteúdo, agora o próximo passo é desenhar a jornada de cada um desses consumidores. Já escrevemos um artigo sobre isso aqui também: Criando um Projeto Editorial: Jornada do Consumidor

Desenhar as jornadas de cada um desses consumidores te ajudará a entender que conteúdos produzir para chamar a atenção de cada um deles.

Continue pelo SEO

Agora que você já sabe quais são os conteúdos que você precisa produzir é hora de pesquisar as palavras chaves relacionadas. Você pode usar diversas ferramentas nesse processo, como o Google Adwords Keyword Planner ou SEMRush.

Depois de levantadas essas palavras chave é importante começar a produzir conteúdo regularmente com essas keywords. Quando mais detalhado e aprofundado for esse trabalho mais chances você tem de ser bem ranqueado.

Ano passado fizemos um post bem interessantes sobre SEO em parceria com o Pedro Dias da apis35 dicas sobre SEO que funcionam com base nos algoritmos atuais. Nesse link você vai encontrar diversas dicas sobre como produzir conteúdo para posicionar seu blog ou site na busca pelas palavras chaves importantes para os seus consumidores.

Termine capturando os dados dos seus visitantes

Se a sua estratégia de SEO começar a funcionar, ou seja você está recebendo muitos visitantes para essas palavras chave, então chegou a hora de começar a capturar os dados dos seus visitantes. Esse conjunto de dados capturados nós chamamos de lead.

Em geral os dados que capturamos para compor o lead, além do nome do cliente, são e-mail e/ou telefone.

Algumas ferramentas também mapeiam o comportamento do visitante no site e depois de cruzar esses dados com mais dados fornecidos pelo próprio visitante, usam essas informações para qualificar o lead, num exercício de tentar entender o quão próximo ele está na sua decisão de comprar seu produto ou serviço.

Você pode começar esse trabalho com uma solução mais simples, como por exemplo o Mailchimp que é gratuito para até 2 mil e-mails, ou trabalhar com algumas das ferramentas abaixo que atuam no mercado brasileiro:

Aqui nesse artigo do suporte ensinamos como integrar seu blog ou site do WordPress.com com o Mailchimp. Para as outras ferramentas, caso seja necessário inserir um javascript ou iframe no seu site, provavelmente você precisará ter o Plano Negócios.

Uma vez capturado o lead você vai começar a enviar comunicações através de e-mail ou SMS. O segredo é não capturar aleatoriamente qualquer e-mail ou telefone, mas sim apenas aqueles que realmente tem interessem em comprar seus produtos ou serviços. Outro segredo é enviar comunicações bem relevantes para o seu público, caso contrário você vai parar no SPAM e base de leads vai se tornando menos valiosa.


Espero que esse artigo lhe ajude a conseguir mais clientes e transformar seus visitantes em negócios.

Se você gostou do texto acima, talvez goste também desses artigos:

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