Live – Dicas para transmissão ao vivo usando Facebook, Instagram e YouTube

Aprenda a planejar sua transmissão ao vivo nos principais aplicativos de redes sociais

Uma transmissão ao vivo cria na sua audiência uma sensação de pertencimento e participação muito maior que o vídeo gravado e assistido posteriormente. Interagir fazendo perguntas, curtindo, comentando e esperando ansiosamente uma resposta cria um grau de proximidade e engajamento que só é possível no vídeo ao vivo.

Nesse artigo vou falar de 3 plataformas que permitem fazer transmissões ao vivo do seu celular, vou explicar um pouco sobre como planejar sua transmissão, te dar algumas ideias de conteúdo e ajudá-lo a costurar essa estratégia com o conteúdo do seu site ou blog.

Ferramentas

Facebook

Utilizando o aplicativo Facebook Pages Manager você pode fazer uma live diretamente na sua página usando o seu celular.

Depois de clicar no botão Live você pode colocar uma descrição para a sua transmissão ao vivo e clicar no botão “Go Live”. Ao final da transmissão o vídeo fica salvo na sua timeline.

Instagram

Para fazer uma transmissão ao vivo usando o aplicativo do Instagram basta clicar para adicionar uma Story, selecionar Live e depois clicar no botão “Start Live Video”.

Você pode salvar o vídeo depois no seu celular, mas ele não fica automaticamente publicado na sua timeline. Você pode até tentar publicar posteriormente mas o Instagram limita os vídeos da timeline a 60 segundos.

Uma Live através do Instagram dá um certo senso de urgência porque sua audiência sabe que não conseguirá assistir depois.

Youtube

Se você tem um canal bem desenvolvido no YouTube, ou se quiser promover posteriormente o seu vídeo dentro do próprio YouTube essa acaba sendo a melhor opção.

Dentro do aplicativo do YouTube basta clicar no mesmo botão usado para gravar vídeos a partir do celular que também aparecerá a opção “Go Live”, depois basta criar um título e começar a transmitir.

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Como estruturar sua Live

Audiência

Em primeiro lugar você deve ter uma ideia clara de quem é o seu público. Já publiquei aqui anteriormente um artigo com dicas e ferramentas que podem te ajudar nessa análise: Criando um Projeto Editorial: Conhecendo melhor sua Audiência.

Agora que você já estudou o seu público responda as seguintes perguntas antes de preparar o conteúdo da sua Live:

  • O que seu público estará fazendo no horário que você pretende transmitir?
  • O que você pode oferecer para convencê-los a interromper suas atividades?
  • Como garantir que eles terão uma experiência positiva durante a live?
  • Como fazer para que sua transmissão seja inesquecível?

 

Conteúdo

Planeje seu conteúdo com calma, ser ao vivo não significa necessariamente ser improvisado. Defina quais tópicos você vai abordar, quanto tempo vai dedicar para cada tópico e como você pretende fazer as pessoas interagirem ao longo da Live.

Escreva uma agenda ou roteiro para servir de guia, faça anotações e lembre-se durante a Live de recapitular o que está acontecendo de tempos em tempos para manter informadas as pessoas que começaram a assistir depois do início.

Divulgação

Não é porque o vídeo estará disponível depois que você não precisa divulgar bastante a sua Live. Crie expectativa, anuncie se haverá algum tipo de desconto, brinde ou promoção fornecida durante a Live, informe se o usuário aprenderá alguma coisa.

Promover a Live é uma forma de garantir bastante pessoas para interagirem e tornar o vídeo mais dinâmico e atraente.

Conexão

Apesar de ser uma questão básica muitas pessoas esquecem de testar a conexão antes ou ter certeza de que haverá uma conexão estável no local. Se possível teste a conexão ainda no começo do planejamento da sua Live, ou no mínimo chegue mais cedo no dia e teste a Live em outra conta no mesmo aplicativo.

Se houver algum problema no teste você ainda pode mudar o local da transmissão para não frustrar sua audiência.

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Conteúdos

O vídeo ao vivo tem que levar até sua audiência algo que justifique o formato utilizado.

  • Se você trabalha apenas com imagens poderia ter feito uma foto.
  • Se você trabalha apenas com sons poderia ter feito um áudio.
  • Se você usou imagem e sons mas não providenciou interação poderia ter publicado um vídeo simples.

O vídeo ao vivo = imagem em movimento + áudio + interação com o público.

Lembre-se de ensaiar antes e ser natural, não faça coisas pela primeira vez na Live ou coisas que você não faria normalmente se não estivesse transmitindo. Para quem trabalha com entretenimento até pode ser interessante aparecer desajeitado nas câmeras, só tome cuidado para não viralizar de forma negativa e se tornar um novo meme da internet.

Seguem algumas ideias de conteúdo que podem te ajudar a formatar Lives interessantes:

  • Bastidores – Mostre a “cozinha” da sua empresa. Faça os funcionários e clientes interagirem através da Live. Apresente detalhes que as pessoas não imaginavam existir na companhia.
  • Dicas e Tutoriais – Ensine alguma coisa através da Live, deixe espaço para as pessoas fazerem perguntas.
  • Eventos – Transmita alguma coisa ao vivo, peça opiniões da audiência sobre o que fazer no local, ideias de perguntas, escolher a programação, até o posicionamento da câmera.
  • Perguntas e Repostas – Um bate papo para tirar dúvidas sobre um produto ou serviço novo, ou até para conhecer um funcionário ou setor novo da empresa pode ser uma Live com Perguntas da audiência e Respostas da empresa.
  • Opinião – Compartilhe sua opinião sobre algum fato recente e convide seus seguidores a expressarem suas opiniões nos comentários, leia alguns comentários e crie um debate virtual ao vivo.
  • Entrevista – Convide alguém para ser entrevistado e deixe que a audiência envie algumas das perguntas.
  • Conte uma história – Compartilhe algo que aconteceu contigo e forneça mais detalhes conforme a demanda da audiência. Se for uma ficção deixe os seguidores decidirem o rumo da história em algum momento.

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Integração com seu site ou blog

Algum post seu tem bastante interação nos comentários ou viralizou nas redes sociais? Agende uma Live par falar mais sobre o assunto.

Quer construir um post em colaboração com seus leitores? Agende uma Live e colete suas opiniões ao vivo dando feedback sobre quais contribuições foram mais interessantes.

Depois que fizer a Live publique o vídeo em um post contando os bastidores da Live e as suas percepções depois que desligou a câmera. O YouTube permite inserir diretamente no post, no WordPress.com basta copiar o link do YouTube que ele cria o código de inserção automaticamente.

Para o Facebook você pode baixar o vídeo com o KeepVid e subí-lo no YouTube. No Instagram salve o vídeo após o final da Live para também publicá-lo posteriormente no YouTube.

Se possível faça a transcrição das partes mais importantes que podem ser alvo de buscas no Google e publique essa transcrição no mesmo post que o vídeo está inserido.

Publicando o vídeo no seu site ou blog, e adicionando texto ao redor desse vídeo, você facilita a indexação e permite que esse conteúdo seja encontrado posteriormente de forma mais fácil pelos seus leitores.


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5 Comentários

Comentários encerrados.

  1. Itanamara Santarem

    Interessante suas dicas, obrigada! 😉

  2. Ana Laura Ravagnani

    Edney, obrigada pelas dicas. Você sabe como faço para colocar uma imagem inicial na live? Algo como “Entraremos ao vivo dentro de alguns minutos”.

    • Edney "InterNey" Souza

      Eu vejo gamers fazendo isso usando o OBS (https://obsproject.com/), um software de transmissão onde você pode editar o que está sendo publicado.

      Você encontra diversos tutoriais de OBS no YouTube.

      só pra você saber nesse caso a Live entra ao vivo mas o som está mudo e a câmera está fixa em uma imagem e você pode adicionar um contador regressivo.

  3. Fabiana

    Que bom poder ter todas essas instruções em um só lugar! Gratidão.

  4. onclosetblog

    Várias dicas legais, amei!

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