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Dicas de Negócio: Como montar um site sobre Roupas e Acessórios em 6 passos

Costureiras, Alfaiates, Estilistas e Fashionistas. Se você vende ou revende roupas vai querer conhecer essas dicas

Existem cerca de 30 milhões de brasileiros na internet interessados em Roupas e Acessórios, a grande maioria (84%) mulheres (dados do Facebook Audience Insights), além disso existem também cerca de 2 milhões interessados em costura e alfaiataria, nesse segmento a divisão entre homens e mulheres é bem equilibrada.

Muitas pessoas trabalham com venda ou revenda de roupas na internet através do Instagram e WhatsApp, ter um site te coloca ao alcance de cerca de 1 milhão de pessoas que fazem buscas relacionadas a Costura e Alfaiataria todos os meses (dados do Planejador de palavras-chave do Google Adwords).

Nas Dicas de Negócio de hoje vamos dar algumas orientações para a criação de um site voltado para venda ou revenda de roupas e acessórios. São dicas que também servem para você que já tem um site, seja uma revendedora ou estilista de produção própria.

Destaque os looks dos seus produtos no layout

O que a maioria das blogueiras de moda tem em comum? Elas postam quase que diariamente seus looks pessoais e looks de pessoas famosas nas quais elas se inspiram. Quando elas ensinam a construir um look a peça de roupa quase sempre está no corpo de alguém.

É por isso que lojas exibem as roupas nos manequins, você consegue entender o caimento de uma peça ao vê-la vestida. Roupas estendidas sobre um fundo branco ou penduradas em um cabide não provocam o mesmo impacto.

Mas de nada adianta esses cuidados com a fotografia se você não usar um layout que destaque essas imagens de forma adequada.

O WordPress.com tem uma seleção de temas que foram pensados para o público de moda. São temas leves, com cores claras, que dão bastante destaque para as imagens:

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Escolha um domínio atraente

Você pode criar seu site usando um endereço gratuito (ao criar um site no WordPress.com você automaticamente ganha um endereço com a terminação wordpress.com), mas se você quer transmitir mais profissionalismo eu recomendo comprar um domínio próprio.

O Plano Pessoal, o mais barato do WordPress.com (compare os planos existente aqui), já inclui um domínio personalizado de graça. Você também pode comprar um domínio no Registro.br e redirecionar para o WordPress.com. Neste link do suporte você encontra tudo que precisa saber sobre domínios.

Escolha seu Estilo e destaque seus Produtos e Serviços

Vender roupas não é apenas uma questão de achar o tamanho certo para cada pessoa, é ajudar essa pessoa a encontrar seu estilo.

É importante que a sua loja, que a sua grife, também possua um estilo próprio, os looks que você coloca em destaque no seu site, os acessórios que você recomenda, as cores e estampas que você utiliza, a linguagem com que você escreve para o seu público, tudo isso ajuda a construir o seu estilo.

Para te ajudar a definir a linguagem do seu conteúdo recomendo a leitura desse artigo: Criando um Projeto Editorial: Encontre a voz ideal para os seus textos

Uma forma de dar destaque para as suas imagens é usar galerias, uma colagem feita de várias imagens em que o leitor pode dar zoom individualmente em cada uma delas. Veja mais detalhes sobre a criação de galerias de imagens no WordPress.com na seção de suporte.

Se você também presta serviços como reparo ou confecções de roupas sob encomenda é importante ter uma página fixa com uma listagem desses serviços e informando como é o processo para contratação (contato, encontro para tirar as medidas, tempo para fabricação, etc.).

Aqui nesse link do suporte tem uma explicação detalhada de como criar páginas fixas no seu site.

Conte a sua história

Uma das coisas que mais cativa os clientes de qualquer tipo de negócio é conhecer a história por trás de um profissional.

Conte como foi sua primeira relação com o mundo da moda e da costura, desde brincadeiras de crianças, os primeiros aprendizados e cursos, as primeiras experiências profissionais, dificuldades que teve de enfrentar no meio do caminho e as vitórias, mesma que pequenas, mas que lhe ajudaram a entender que estava no caminho certo.

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Escreva regularmente

Muitas pessoas criam um site e só produzem conteúdos novos quando lançam algum produto ou serviço, ou para divulgar alguma promoção.

Não tem nada de errado em anunciar seus produtos e serviços ou fazer promoções com o seu público, certamente se as pessoas admiram seu trabalho elas terão interesse nesse tipo de conteúdo. Porém isso compromete a regularidade da sua estratégia de conteúdo e diminui as oportunidades de falar com o seu público-alvo.

Se você escreve regularmente para falar das novidades do mundo da moda e da costura, contar sobre produtos e serviços interessantes, eventos, aplicativos e outras notícias que possam interessar o seu público, isso mantém um fluxo regular de visitantes para o seu site e suas redes sociais, ajuda a sua marca a ser lembrada e posiciona você com um especialista do segmento e não apenas um fornecedor de roupas e acessórios.

Facilite o contato

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Você possui um estúdio ou oficina onde pode receber as pessoas para medir e provar roupas? Você atende a domicílio?

Deixe uma página dedicada no seu site com seus locais de atendimento, dias da semana e horários bem como as diversas formas de contato (telefone, whatsapp, e-mail e redes sociais). Você pode aprender a criar um formulário de contato para o seu site nesse artigo do suporte.

Roupas e Acessórios é um universo bastante visual, que costuma angariar bastante seguidores em perfis do Instagram, Facebook e Pinterest além de gerar muito engajamento.

Divulgue seus looks completos, imagens com destaque para alguma peça ou acessório específico, fotos de suas roupas e acessórios sendo usados pelos seus consumidores no dia-a-dia, etc.

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4 Comentários

  1. Charme Haut®

    ❤ Bjs Bjs

  2. wesleyjm

    Olá meu nobre gostaria muito de informações sou novo por aqui.

  3. toquillaart

    Muito obrigado pelo artigo, encontrei algumas dicas que me ajudam bastante, como a de sempre mostrar os produtos em modelos, facilitar o contato e escolher um layout que favoreça as imagens. No caso eu vendo chapéus, de forma que as vezes fico meio sem assunto, pois não tenho muitos modelos de chapéu disponíveis… mas com criatividade posso encontrar mais assunto para criar conteúdo e com o tempo quem sabe até expandir meus produtos. Valeu pelas dicas!
    Mateus

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