Blogs em Destaque: Lucão – Em prosa e verso

Conheça a trajetória do jovem blogueiro que virou escritor e colunista de jornal

O blog em destaque dessa semana é do jovem escritor Lucão, que tem mais de 400 mil seguidores no Instagram e mantém no blog Em prosa e verso aqui no WordPress.com. ele foi criado com o tema Didi que tem um estilo de revista com design minimalista e um layout responsivo que funciona muito bem em celulares e tablets além dos desktops.

Tive o prazer de entrevistar o Lucão por e-mail e conhecer mais sobre sua trajetória de escritor e a participação do blog em todo esse processo:

Como sua escrita evoluiu ao longo dos anos?

Em 2006 foi quando eu dei o meu primeiro passo na escrita. Fundei o blog, que virou minha casa da escrita. Comecei muito tímido e sem experiência alguma com a escrita além da escola. Mas o que eu queria era escrever e melhorar a escrita com o tempo.

Então eu enxergo como um grande aprendizado, de que com tempo, com calma e dedicação, a gente evolui. Isso serve pra tudo. Me lembro que quando comecei eu dizia para mim mesmo que devia ter calma e pensar em como eu estaria daqui a 1 ou 2 anos. E sempre olhei para os meus textos assim, pensando em “como será que vou estar daqui a 2, 10 ou 20 anos. Assim eu evoluí e aumento cada vez mais meu prazer pela escrita.

Fiz um teste pra ver se o livro é bom: dei ele pro Chico ler… ele devorou! (Obrigado pelo registro, Cristiano Borges)

A post shared by Lucão (writer/escritor) (@blogdolucao) on

Como formado em publicidade e propaganda, como você enxerga a contribuição do marketing para o desenvolvimento da leitura no Brasil?

Acho que toda a cadeia pode contribuir mais para a leitura: as editoras, as livrarias, as escolas, as famílias… Eu mesmo descobri o gosto pela leitura fora da escola, em casa, pegando um livro na pequena biblioteca que meus pais montaram para nós. Eu peguei um livro e devorei, me lembro bem disso. E aí descobri que ler era muito pessoal, que existiam leituras que seriam irresistíveis para mim, mas não seriam para outros. Então ensinar a ler, a gostar de ler, é um processo que pode ser aprimorado pelo marketing, por boas ações e boas práticas educacionais.

Como é o seu relacionamento com os leitores?

Eu tento, ao máximo, interagir com os leitores. Como hoje nas redes sociais eles são mais numerosos do que eu imaginava, fica muito difícil dar atenção sempre, ou responder a todos de forma pessoal. Se faço isso, me falta tempo para o que mais gosto de fazer, que é ler (e, posteriormente, escrever). Se eu tenho os leitores que tenho hoje, mérito das minhas leituras e escritas. Então, interajo na medida do possível, desde que não atrapalhe meu prazer de escrever. Mas gosto muito de interagir e é um outro ganho que tenho com esse meu prazer de escrever.

Qual foi a importância do blog no lançamento dos seus livros?

Eu fiz vários projetos bacanas no blog que me apresentaram outras pessoas e me deram muita bagagem pro universo literário. O blog, antigamente, era a rede social. As pessoas se falavam através deles. Então, me lembro de usar bem para isso, conhecer novos escritores, fazer amigos… Depois, com as redes sociais, meus textos viajaram muito e acabaram chegando na editora Saraiva, que me fez o convite para publicar o primeiro livro. O blog e as redes foram fundamentais para eu entrar na literatura como escritor de livros.

Por falta de tempo, ainda não me aventurei, nem sei se vou me aventurar por mais outras redes. Mas se acontecer, penso que vai ser pra continuar falando disso, de leitura, de escrita, de poesia, que são coisas que gosto de compartilhar e conversar sobre.

Livros Lucão.png

Qual são os seus projetos para o futuro?

Comecei essa minha história de escritor de livros recentemente, em 2015. Então o que eu penso é que a jornada é longa, mas que é muito prazerosa. Por isso, estou disposto a segui-la e aproveitá-la ao máximo, com tudo que posso oferecer e tenho a receber dela. Tenho dois livros hoje, e já estou preparando mais alguns para breve. Acho que quando você gosta de escrever, gosta da literatura, e essa porta se abre, é difícil você passá-la e voltar. É um caminho sem volta. Torço por isso.

Que oportunidades o blog trouxe para a sua vida?

A coluna no jornal O Popular veio por conta dessa história toda. De o blog ter virado página nas redes sociais, de ter virado livro, de eu ter virado escritor… veio assim, em consequência dessa história toda. São 12 anos fazendo isso. É pouco para a história de um escritor, mas é um tempo considerável para dizer que é por esse caminho que pretendo seguir.

lucao - jornal o popular.png

Que dicas você daria para quem pretende escrever poesia e reflexões?

Eu poderia dar muitas dicas aqui, algumas mais práticas, outras mais reflexivas, mas vou me ater a uma, que acho fundamental e imprescindível para quem quer escrever. Leia muito. Aprenda a gostar mesmo de ler. A escrita vem depois da leitura. Construa seu gosto de leitor. Depois, a escrita surge naturalmente e com bagagem suficiente para não escrever muita bobeira. Depois, escreva muito. 🙂

Gostaria de deixar alguma mensagem final?

Agradeço às pessoas que me seguem e acompanham minha trajetória. Quero dizer que sou muito feliz por isso, de fazer o que gosto e ainda ter esse carinho de volta. Isso faz valer ainda mais percorrer essa jornada.


Se você gostou da entrevista acima, talvez goste também desses textos:

cmparar-planos.png

13 Comentários

Comentários encerrados.

  1. Lucas Brandão

    Republicou isso em .

  2. lusofonos

    Muito bom.

  3. vanilsonmulato01gmailcom

    Parabéns.

  4. janeladosonho

    Muito interessante a matéria, principalmente para quem está começando nesse ramo e precisa de um caminho para traçar. Adoro escrever e como dito acima tenho um amplo conhecimento em leitura antes da escrita. E com isso me identifiquei bastante. Sucesso!!

  5. saopaulinablog

    Muito bom. Parabéns pela matéria.

  6. ARaposaBlog

    Parabéns!!

  7. poetadainformatica

    Parabéns

  8. Realeza de Yahweh

    Estou preparando para criar um blog no nicho que escolhi, mas quero fazer algo diferente escrever sobre temas relevantes de um jeito que as pessoas entenda (No caso o meu blog é mais voltado para o público jovem) Estou começando ainda 🙂

  9. paulobananashz

    Um dia ainda serei um blog em destaque ❤ .

  10. Raquel Souza

    Criei um blog para treinar a escrita. E gostei muita da história do Lucão.

  11. Tamiris Moura

    Quando iniciei meu primeiro blog a ideia era somente ter um cantinho para chamar de meu na internet. Mas como todo estudante de direito precisa saber escrever bem passei a treinar, óbvio que a estrutura é diferente, mas o intuito sempre foi soltar a imaginação e deixar palavras novas surgirem sempre que possível, hoje como advogada percebo como a escrita pode ser completamente diferente e trazer o mesmo entendimento. Amo escrever, pretendo me desenvolver cada vez mais.

  12. letrascomspaguetti

    Pra quem esta começando, as dicas são ótimas.

Crie seu novo blog ou site gratuitamente

Comece agora

