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Dicas de Negócio: Como montar um site de eventos em 6 passos

Não confie apenas nas redes sociais para divulgar o seu evento, veja como um site pode te ajudar a conquistar audiência e aprenda a criar o seu

Em tempos de Facebook muita gente tem usado apenas as redes sociais para divulgar eventos e esquece que um site além de permitir uma melhor indexação no Google também permite organizar melhor todas as informações.

No artigo de hoje vamos ajudá-lo a estruturar um site para divulgar o seu evento.

Você pode ler dicas genéricas de como criar um site para qualquer tipo de empresa aqui, ou acompanhar a série Dicas de Negócio para aprender a criar sites para outros tipos de negócios.

1. Defina qual é o objetivo do seu evento

Parece óbvio, mas com a imensa oferta de eventos no mercado apenas divulgar as principais atrações (palestrantes, bandas, etc.) não é mais o suficiente para atrair a atenção do seu público.

Definir seus objetivos também vai lhe ajudar a estruturar a linguagem a ser utilizada e o público alvo para o qual você deve direcionar sua comunicação.

O que o público pode esperar do seu evento? Obviamente depende do tipo do evento, vejam alguns exemplos:

  • Eventos de conteúdo
    • Haverá espaço ou dinâmicas para incentivar networking?
    • Será possível fazer perguntas aos palestrantes?
    • Há conteúdo para profissionais mais experientes?
    • Estudantes ou recém formados são bem vindos?
  • Eventos de entretenimento
    • Haverá espaço para dançar ou workshops de dança para iniciantes?
    • Será possível tirar fotos e/ou conseguir autógrafos?
    • Haverá espaço de confraternização para conhecer pessoas novas?
    • Há infraestrutura para famílias com crianças?

Anunciando as dinâmicas que acontecem durante a apresentação das atrações ou nos intervalos, qual a infraestrutura e equipe disponível, qual o perfil do frequentador e o que você vai levar do evento, tanto físico quanto emocionalmente, você dá uma dimensão mais exata de como será a experiência de participar do seu evento.

slide_fila.jpg

2. Facilite o acesso as informações do evento

Aqui um check list pra você ter certeza de que não está esquecendo nada no site do seu evento:

  • Em todas as páginas deixe bem visível:
    • Data (quando o evento começa e termina)
    • Local onde ele acontece (estabelecimento / cidade)
    • Link para as redes sociais do evento
  • Crie páginas específicas com as seguintes informações:
    • Localização
      • Dê dicas de como chegar
      • Insira um mapa (veja aqui como inserir um mapa no WordPress.com)
      • Deixe sugestões de locais de hospedagem próximos ao evento
    • Programação
      • Agrupe a programação por data e/ou por estilo (conteúdos similares, bandas do mesmo gênero musical, etc.)
      • Lista de atrações (com data e horário de cada uma)
      • Ainda é possível participar como atração do evento?
    • Inscrição
      • Tipos e valores de ingressos (quais as diferenças entre eles)
      • Diferentes maneiras de adquirir o ingresso (online, motoboy, presencialmente, antecipado, no dia do evento)
      • Informe se existirão descontos progressivos (mais barato para quem compra antecipado e/ou desconto para grupos)
      • Há credenciamento em separado para a imprensa?
      • É possível trabalhar como voluntário no evento?
    • Patrocinadores
      • Quem são?
      • Como eles estão contribuindo com o evento?
      • Haverá promoções ou brindes relacionados a esses patrocinadores?
      • Ainda é possível patrocinar o evento?
    • Organização
      • Quem são as pessoas ou empresas responsáveis pelo evento?
      • Qual a história do evento?
    • Contato

3. Publique novidades regularmente sobre o seu evento

Antes do evento você pode publicar novidades sobre as atrações do evento, entrevistas com palestrantes, fazer pequenos anúncios sobre confirmação do local, lançamento da programação, abertura da venda dos ingressos, parcerias, patrocinadores e outras novidades que forem surgindo.

O recurso de blog do WordPress.com é perfeito para publicar novidades. Você ajuda os indecisos a decidirem logo pela compra dos ingressos e cria assunto para as pessoas que já estão inscritas convidarem seus amigos.

Para eventos que acontecem regularmente você pode manter o blog entre uma edição e outra publicando novidades sobre o mercado de atuação do seu evento, mantendo assim o seu evento vivo na memória de todo mundo que acompanhou a última edição.

4. Produza material de divulgação para envolver sua audiência

Distribua material de divulgação no seu site para que a imprensa e os inscritos produzam conteúdo sobre o evento, avisem os amigos que estarão presentes, contem que vão encontrar seus ídolos, etc.

Fotos, release, entrevistas ajudam muito nesse papel. Ter botões de compartilhamento de redes sociais também é fundamental.

Outro serviço interessante é o Twibbon que permite aos usuários customizarem seu avatar com um banner com o logo do seu evento e dizeres como “Eu vou”.

Twibbon.png

5. Escolha um tema com cabeçalho personalizável

Um tema com um cabeçalho fixo contendo os principais dados do evento (data e local) pode facilitar muito a usabilidade do seu site.

Como fundo dessas informações escolha uma imagem que mostra o local do evento, fotos de edições passadas ou algumas das principais atrações, evite usar fotos genéricas de bancos de dados se possível.

Outra característica importante é o funcionamento em dispositivos móveis, a maioria dos acessos a internet atualmente é feita através de celulares.

Na nossa página de Temas selecione “Cabeçalho Personalizável” e “Responsivo” na busca para encontrar temas com essas características, como por exemplo os Temas Ixion e Shoreditch.

Temas.png

6. Escolha um domínio fácil de lembrar

Quando mais curto e menos complicado de falar melhor, assim quando você passar informações sobre o evento pessoalmente ou por telefone as pessoas não terão dificuldades de anotar e lembrar.

O Brasil tem a terminação .tmp.br para eventos temporários, particularmente não acho uma opção muito interessante, mas lembre-se que você pode também utilizar uma terminação de domínio referente ao objetivo do seu evento, como por exemplo .mus.br para um show de música.

Conheça todas as terminações de domínios disponíveis no Brasil aqui e veja aqui como configurar seu domínio no WordPress.com.


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3 Comentários

  1. Devaneio das Palavras

    Adorei suas dicas! Estava mesmo pensando como num site para informar sobre como criar uma sorveteria! Obrigada.

  2. Marcos Rossi

    Muito bom ! Dicas relevantes. Como leigo, com certeza vou aproveitá-las com propriedade. Grande abraço…sucesso !

  3. vencendoainsonia

    vencendo a insonia Assunto top, obgd povo !

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