Dicas de Negócio: Professor crie o seu site em apenas 7 passos

A pesquisa TIC domicílios e usuários 2015 apresentada em setembro/2016 estima que 43,8 milhões de pessoas realizaram atividades ou pesquisas escolares no Brasil, 9,2 milhões fizeram cursos à distância através da internet e 22,4 milhões buscaram informações online sobre cursos de graduação, pós graduação e extensão. A análise dessa pesquisa é feita a partir de 23.465 entrevistas realizadas em 350 municípios brasileiros.

As instituições de ensino já sabem que a internet é fundamental na captação de alunos, porém muitos professores autônomos ainda não fazem um bom uso da rede para ampliar seus negócios ou seu relacionamento com os alunos.

Aqui no blog do WordPress.com já contamos o caso do excelente site História Online onde os professores Rodolfo e Daniel publicam diversos conteúdos e vendem seus cursos. Hoje vamos dar algumas dicas de como você pode estruturar seu site e começar a participar mais ativamente desse gigantesco ecossistema educacional digital.

Se você ainda não possui uma conta no WordPress.com você pode criá-la aqui, em seguida siga as dicas abaixo para personalizar seu site e conquistar alunos.

1. Escolha um layout que privilegie os textos

Na nossa página de Temas você pode selecionar layouts voltados para Revistas ou Blogs, ambos são ótimas opções para dar destaque a sites com bastante textos.

Temas-Blog.png

Particularmente eu prefiro as opções de blogs, principalmente os temas que tem um cabeçalho de destaque no topo da página. Uma boa imagem de cabeçalho ajuda a dar um ar moderno e sofisticado para o seu site.

2. Escolha um domínio

Você pode utilizar o WordPress.com gratuitamente no seu site, mas ter um domínio customizado transmite mais profissionalismo.

O plano Pessoal do WordPress.com já inclui a  customização de domínios. Você pode ver os planos e diferenças entre eles aqui.

Os planos pagos vem com um domínio .com gratuito a sua escolha, se preferir registrar um domínio com terminação .pro.br (específico para professores no Brasil), você pode adquirí-lo no Registro.br e depois mapeá-lo para o seu site no WordPress.com.

Nesse artigo do suporte você encontra tudo que precisa saber sobre domínios.

3. Explique melhor a sua especialidade

Saber explicar adequadamente qual é a sua área de especialização e o que você vai ensinar em termos práticos para os alunos é um dos primeiros passos para o seu site se destacar.

Você pode dizer que ensina inglês e talvez para pessoas que já venham procurar o seu site com recomendação de um ex-aluno isso seja suficiente. Porém explicar o que o aluno será capaz de fazer após ter aulas contigo vai um pouco além disso. Ao invés de simplesmente dizer que ensina inglês você pode dar exemplos práticos:

  • Inglês para negócios: aprenda a ler artigos estrangeiros, acompanhar palestras e participar de reuniões.
  • Inglês para viagens: como fazer compras, reservar um restaurante, pedir informações na rua, usar o transporte público, pedir ajuda em um hotel, etc.

Esclarecer o que você faz aumenta as possibilidades de ser encontrado em uma pesquisa na internet sobre o assunto, e também deixará os alunos mais motivados para estudarem contigo.

slide_especialidade

4. Local e Didática

As aulas são presenciais? Em que endereço? É possível marcar na empresa ou residência do aluno? Num espaço de coworking? Você oferece aulas via Skype? Quais são os horários disponíveis?

Durante a aula você passa exercícios? Atividades em grupo? Oficinas? Passa filmes? Quais técnicas pedagógicas e recursos estarão disponíveis para o aluno?

Muitas vezes a pessoa visitando o seu site já tentou aprender com outros professores mas por dificuldades de agenda ou didática ela desistiu do curso. Disponibilizar essas informações dá mais segurança a esse aluno para arriscar um nova aventura tendo você como professor.

Se você possui um endereço próprio é possível adicionar um mapa diretamente no WordPress.com

5. Mostre o seu currículo

Você já mostrou ao aluno que você ensina o que ele quer, já convenceu que seu método e sua agenda são compatíveis com as necessidades dele, agora você precisa convencê-lo de que você é uma excelente escolha comparado com outras opções no mercado.

Não precisa ser exatamente um currículo desses que você entrega para concorrer uma vaga de emprego ou o seu perfil do Linkedin, mas conte sobre a sua experiência como professor e mencione cursos, viagens e palestras que colaboraram para a sua formação. Se possível inclua depoimentos de ex-alunos.

slide_curricc81culo

6. Mantenha um blog atualizado regularmente

Ter uma área de blog no seu site ajuda você a manter contato regular com atuais e ex-alunos e a vender seu conhecimento para novos interessados em estudar contigo.

Muitos professores usam o blog para divulgar artigos que contém exercícios ou material de aprofundamento, outros divulgam através do blog suas reflexões sobre novidades que foram publicadas na sua área de atuação. Você pode seguir um desses modelos, combinar ambos os modelos ou criar sua própria utilidade para o blog.

Você pode deixar o blog na página inicial ou em alguma página interna acessível através do menu.

No artigo: Como criar um site para sua empresa usando o WordPress.com eu explico como organizar o menu para o blog ficar na página inicial ou em uma página interna.

Minha recomendação é escrever semanalmente para você manter um contato regular com os alunos sem sobrecarregá-los de informação. Se a sua disciplina tem muitas novidades obviamente você pode escrever com mais frequência.

Evite repetir conteúdos que podem ser facilmente encontrados em outros sites, criar conteúdo original é a melhor maneira de ficar bem posicionado nas buscas e obter respeito da sua audiência.

7. Facilite o contato

Crie perfis nas redes sociais, principalmente Facebook (a rede social mais popular no Brasil) e Linkedin (onde as pessoas estão procurando cursos para melhorar o currículo profissional).

Após criar o perfil nas redes sociais é importante deixar os ícones das redes sociais em destaque no site. Você pode fazer isso usando o widget Ícones de Redes Sociais, saiba mais sobre Widgets e como customizar seu site lendo esse artigo.

Além das redes sociais é importante ter um formulário de contato. Na nova interface do WordPress.com você pode inserir um formulário de contato clicando no ícone de arroba (@) localizado no canto superior direito da tela de edição:

Contato.png

Ao clicar nesse botão aparecerá a seguinte tela:

configurac%cc%a7a%cc%83o-de-cadastro

Aqui você pode editar, excluir e adicionar novos campos ao formulário de contato

Você pode deixar o formulário de contato em uma página em separado no menu. Aprenda a personalizar seu menu nesse artigo do suporte.

Espero que esse artigo te ajude a personalizar seu site e conquistar muitos alunos, se tiver alguma dúvida ou ideia de como professores podem usar seus sites é só escrever nos comentários.


Se você gostou do tema acima deve gostar também dos seguintes textos:

cmparar-planos.png

3 Comentários

  1. carinhodemaesite

    Amei está matéria, acabei de criar um site pessoal e está ideia de fazer um site profissional é perfeita para mim, sou professora, mãe de 3 filhos 1 deles é autista e a outra um bebê, então fica difícil dar aula de novo. Muito obrigada, em breve quero tirar mais dúvidas.

  2. vencendoainsonia

    vencendo a insonia Fico loooouca pra avançar nos sites, esse tipo de matéria me inspira muito, valeu, demais !

  3. toquillaart

    Muito obrigado!
    Com esses passos já posso começar!

Não use esses comentários para fazer perguntas, pedir suporte ou informar erros. Para isso, use os nossos fóruns ou o entre em contato com nossa equipe de suporte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: