Dicas de Negócio: Como montar um site de turismo em 5 passos

Mais de 30 milhões de brasileiros pesquisam informações sobre viagens e acomodações na internet, está na hora da sua empresa de turismo abraçar o mundo digital.

Hotéis, Pousadas, Agências de Turismo, Hostels, Guias Turísticos, Campings, Excursões, etc. A variedade de empresas e profissionais ligada ao turismo é enorme.

Pesquisa recente do Cetic.br informa que 29% de todos os usuários da internet brasileira (cerca de 30 milhões de pessoas) já pesquisaram informações sobre viagens e acomodações, esse percentual sobe para 68% quando analisamos o público de alta renda (acima de 10 salários mínimos).

Ter um site próprio é o primeiro passo para integrar seu negócio nesse universo digital, nesse artigo vamos dar dicas para você estruturar, criar e divulgar seu site de Turismo e conquistar sua fatia desse público.

Qual o seu tipo de negócio?

As atividades de turismo que vamos discutir nesse artigo se dividem basicamente em 2 grupos:

  • Hospedagem
    • Hotéis
    • Pousadas
    • Hostels
    • Campings
  • Experiências
    • Guias Turísticos
    • Excursões e Passeios

Existe ainda outros negócios que podem se aproveitar desse artigo tais como Agências de Turismo que em geral vendem um pacote incluindo Passagem + Hospedagem + Experiências.

Também não vamos tratar aqui de meios de transporte (companhias aéreas, rodoviárias, etc.) e blogs pessoais de viagens apesar de muitas das dicas aqui poderem ser igualmente úteis para esses segmentos.

Tourism Business

1. Estruture seu conteúdo

O leitor de turismo quer saber porque ele deve escolher você e após essa escolha ele quer saber como você vai ajudá-lo a tornar aquela viagem incrível.

Com base nesses 2 pontos conseguimos listas importantes dicas de como o nosso conteúdo deve ser estruturado:

  • Quais as vantagens que o seu serviço tem em relação aos demais?
    • Conforto
    • Preço
    • Segurança (controle de acesso aos quartos, câmeras, cofre, etc.)
    • Localização (o que tem de interessante nos arredores e a quantos minutos de caminhada ou carro ficam essas atrações)
    • Atendimento (funcionários bilíngues ou trilíngues, disponibilidade do gerente)
    • Conveniência (serviços 24 horas, lavanderia, academia, refeições especiais)
  • Que experiências você pode proporcionar ao seu cliente?
    • Paisagens e Pontos Fotográficos (o que tem para ver, fotografar e filmar)
    • Locais Históricos (você é um bom contador de histórias? Conhece as histórias, mitos e lendas locais?)
    • Gastronomia (food trucks, comida regional ou alta gastronomia)
    • Estabelecimentos Culturais (Teatros, Museus)
    • Parques e Praias (fale um pouco sobre a infraestrutura desses locais)
    • Bares e Shows (inclua diferentes estilos musicais e gastronômicos)

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2. Use um layout que destaque as imagens

Boas imagens são importantes para estimular a imaginação do leitor que vai se transportar mentalmente para seu destino antes de efetivamente contratar seus serviços.

Usar um tema que prioriza a exibição de imagens é fundamental para gerar esse efeito no imaginário dos seus visitantes.

O WordPress.com tem diversos temas voltados para sites de viagens que além de darem destaque para as imagens são responsivos (se adaptam automaticamente para desktop e mobile), atendem diversos requisitos de usabilidade.

Temas de Viagem

Além disso você pode usar galerias de imagens para mostrar com mais detalhes o seu estabelecimento e passeios.

3. Escolha um bom domínio

Você pode usar o WordPress.com gratuitamente para hospedar o seu site, na opção gratuita você terá um domínio .wordpress.com, porém eu recomendo usar um domínio próprio para transmitir mais credibilidade.

Você já pode customizar um domínio a partir do plano Pessoal, você pode ver os preços e planos do WordPress.com e as diferenças entre eles aqui.

Nos planos pagos está incluso gratuitamente um domínio .com, se preferir registrar um domínio .tur.br (específico para Turismo no Brasil), você pode comprar esse domínio no Registro.br e depois mapeá-lo para o seu site no WordPress.com.

Na página de suporte você encontra tudo o que você precisa saber sobre domínios.

4. Estimule seus clientes a criarem conteúdo

Na época das redes sociais você não controla mais o conteúdo que é publicado sobre sua empresa, hoje qualquer desconforto ou gentileza vira conteúdo nos blogs e mídias sociais. Em pesquisa recente feita pelo site Momondo o brasileiro foi apontado como povo que mais compartilha conteúdo de viagens na internet.

Como você pode usar isso ao seu favor?

  1. Deixe em destaque, não apenas no site mas também no seu endereço físico, os endereços das suas redes sociais.
  2. Sugira aos clientes satisfeitos que deixem seus comentários e compartilhem conteúdo em seus blogs e redes sociais.
  3. Seja rápido ao atender clientes com dificuldades e resolver problemas.
  4. Peça desculpas sempre que encontrar um review ou comentário negativo, explique o que foi feito para corrigir o problema e evitar que ele volte a ocorrer e agradeça pelo feedback.
  5. Traga parte desse conteúdo para o seu site, transforme-o num hub de sua presença digital.

Estimular o conteúdo positivo e reagir de forma educada ao conteúdo negativo certamente vai contar muitos pontos ao seu favor quando as pessoas estiverem pesquisando sobre a sua empresa.

Não caia na armadilha de pedir para apagar comentários negativos, o cliente pode se revoltar e o assunto viralizar na internet, além disso uma empresa que só tem comentários positivos gera desconfiança dos demais leitores.

Crowdsourcing

5. Divulgue seu site nos buscadores de turismo

Existem diversos locais que você pode cadastrar seu serviço de turismo para ganhar destaque na internet e atrair visitantes:

E lembre-se de prestar atenção no Google, TripAdvisor, Booking.com e Expedia, pois nesses sites as pessoas podem deixar reviews, procure responder todos os reviews e fazer as mudanças sugeridas pelos hóspedes.

E lembre-se que o seu site deve ser mais completo e conter mais conteúdo do que os sites acima, muitos clientes navegando nesses buscadores de turismo vão procurar seu site no Google para ver mais fotos do seu estabelecimento ou passeio e para conhecer melhor seus serviços e instalações.

Bônus

Como sites de turismo usam muitas fotos e alguns estabelecimento de turismo servem refeições vale a pena também  ler os seguinte artigos:

Espero que essas dicas te ajudem, se você tiver alguma dúvida fique à vontade para perguntar nos comentários!


Se você gostou do texto acima talvez você goste também desses artigos:

cmparar-planos.png

16 Comentários

Comentários encerrados.

  1. wilsonluischiconelo

    bom gostei. Sou estudante no IFSP Cubatão SP Brasil. faço turismo vou guardar para depois com tempo estudar. ok.rsrsr

  2. vivioliveirablog

    gostei das dicas

  3. Pingback: Dicas de Negócio: Como montar um site de turismo em 5 passos – vitoriadopovodedeus
  4. trilhadaverdade

    Hum e ótimo saber que tem este modulo de vários idiomas esta feramenta nos ajuda a passar uma informação com vários idiomas .

  5. pupigamee

    Gente eu criei mais nao sei postar me ajuda pfvr é muito interessante oque vc disse

  6. Teca

    Olá! Muito legal o artigo! Gostei das dicas!
    Mas fiquei com uma dúvida: wordpress.com ou wordpress.org para uma pousada?
    Qual a diferença entre um e outro?
    Estou nesse impasse para começar a produzir o site da minha empresa!

  7. idelfonsonetoblog

    muito bom Edney !

  8. dviagemblog

    Adorei as dicas, estou um pouco perdida ainda com o blog. Ficarei bem atenta a essas dicas!

  9. adribane

    Legal as dicas!!

  10. rodrigosalvatoreblog

    Gostei so blog. Trabalho com turismo a mais de 20 anos e o caminho é esse mesmo. Parabéns…

  11. vencendoainsonia

    vencendo a insonia Foi de muito valor esses apontamentos, desejo iniciar nesse nicho e me esclareceu muito por onde começar, obgd.

  12. wilsonluischiconelo

    não consigo fazer , nem colocar a foto aqui no word press. é diferente e mais complicado. , mas um dia eu acho a ponta do descoplicador e acerto

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