Blog do WordPress.com

WordPress.com em Português (Brasil)

Blogs em Destaque: Quero Trabalhar

Descubra como o engenheiro William Mazza aproveitou a experiência de se recolocar no mercado de trabalho para criar um blog sobre carreira profissional

O blog de destaque dessa semana é o Quero Trabalhar escrito pelo engenheiro William Mazza. É um blog falando do mercado de trabalho do ponto de vista de quem está vivendo o mercado e não de recrutadores ou profissionais de RH.

O Quero Trabalhar usa o tema Twenty Fourteen que tem um estilo de revista onde você pode destacar alguns posts na página inicial e por ser responsivo funciona muito bem tanto em desktop quanto em mobile.

William é graduado e pós-graduado pela Escola Politécnica da USP, passou por diversas grandes empresas e também é autor do livro “Seu próximo estágio é o sucesso“. Nessa entrevista ele contou um pouco da história do blog e qual o espaço que ele ocupa em sua trajetória.

blog-quero-trabalhar

Como surgiu a ideia de criar um blog sobre trabalho?

Eu fiquei desempregado 2 vezes ao longo dos meus 15 anos de trajetória profissional, quando eu me recoloquei pela segunda vez, eu comecei a receber muitas mensagens de amigos e conhecidos pedindo dicas do que fazer. Redigindo esses e-mails de respostas eu pensei: Porque não fazer um blog e um canal no Youtube respondendo essas perguntas para deixar o conteúdo disponível para outras pessoas.

Youtube - Quero trabalhar.png

De onde vem a inspiração para escrever os posts?

É uma miscelânea entre o que o pessoal me pergunta, o que eu vejo no Pulse do Linkedin e coisas que eu sempre pensei a respeito de Recursos Humanos.

Eu não sou o cara de RH, eu cuido de uma fábrica, então isso me ajuda porque eu não tenho preocupações de usar uma linguagem polida ou motivacional, e não sou visto como entrevistador que vai querer te empurrar serviços e processos de RH, eu sou visto como um candidato, alguém do lado de cá da mesa que fala a voz do candidato. Eu encaro o entrevistador da mesma maneira que os leitores, eu conheço a perspectiva deles.

wmazza0003esq

Como os leitores entram em contato contigo?

A maioria entra em contato pelo Linkedin que é aonde eu dedico a maior parte do meu tempo, como meu blog é sobre trabalho o Linkedin acaba sendo a rede social mais importante para os meus leitores, onde as pessoas estão caçando vagas e procurando conteúdos como o meu.

Porque você decidiu usar o WordPress.com?

Eu já conhecia o WordPress.com no passado, eu escrevia com convidado em outro blog, então quando decidi que iria criar um blog, entre as opções disponíveis, preferi continuar com a ferramenta que eu me sentia mais confortável.

O blog auxilia na sua carreira atualmente?

Sim, demais. Eu recebo muitos contatos de headhunters e outras pessoas oferecendo empregos, e eles não chegam em mim por causa do meu perfil no Linkedin como gerente de fábrica, mas por causa de algum artigo que eu escrevi.

Eu sempre escrevo pensando o seguinte: “Se o meu chefe ler esse post o que ele vai pensar?”. Esse é o filtro que eu uso para evitar que alguém ache que estou reclamando da empresa ou mandando indiretas através dos artigos.

perigos-de-inflar-curriculo-artigo-blog-quero-trabalhar

Que recomendações você deixaria para quem está começando um blog?

Você só tem chances de fazer seu blog aparecer se você usar com competência as redes sociais. Se você só postar e não tiver uma preocupação forte com a divulgação eu não consigo nem imaginar quanto tempo vai demorar pra você ter relevância.

Você precisa entender qual é a rede social que tem mais relação com o que você quer, você quer falar pra multidões talvez o Facebook e o Twitter sejam boas opções, quer falar bobagens talvez seja mais fácil fazer vídeos para o YouTube. Você precisa testar formatos e redes para encontrar o seu nicho, foi através de testes que eu decidi me dedicar com mais afinco ao Linkedin, lá foi onde meu conteúdo fez mais sucesso.

Outra coisa fundamental é a pessoa ser apaixonada pelo que ela vai escrever. Eu escrevia uma vez por mês, depois uma vez por semana e mas quando pesquisei sobre blogs de sucesso a recomendação era escrever todos os dias. Eu não consigo escrever todos os dias mas passei a escrever de 2 a 3 vezes por semana e a partir daí o blog começou a crescer muito. E você só consegue escrever muito sobre um assunto que você gosta muito.


Se você gostou da entrevista acima talvez goste também desses artigos:

cmparar-planos.png

10 Comentários

  1. Blog Liberta da Ana e Mia

    Po legal o blog !!! 😀

  2. wilsonluischiconelo

    bora se entrozar então..

  3. stefanecacheada

    Muito bom esse Blog’

  4. google7406

    Muito da hora o blog

  5. rhtransformacao

    Muito bom! Comecei a fazer o o blog para um projeto da faculdade e o seu me ajudou bastante. Parabéns

  6. thaiscristinaadvogada

    Ótimas dicas. Parabéns e sucesso.

  7. dboramiriam

    gostei muito desse blog, boa utilidae pública

  8. baianadobabado

    Parabéns pelo blog, muito interessante!!!

  9. moniquemachado2005

    muito bom continue assim parabéns

  10. vencendoainsonia

    vencendo a insonia Willian mandou bem, excelente artigo !

Não use esses comentários para fazer perguntas, pedir suporte ou informar erros. Para isso, use os nossos fóruns ou o entre em contato com nossa equipe de suporte.

Deixe um comentário

