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Dicas de Negócio: Como montar o site de um restaurante, bar ou café em 5 passos

Quer montar o site de um restaurante, bar ou café e divulgar na internet? Saiba como em apenas 5 dicas bem simples

Tem um restaurante, bar ou café e ainda não montou um site? Você está perdendo uma grande oportunidade de ser encontrado nas buscas do Google.

Segundo estimativa da ferramenta Google Adwords são cerca de 1 milhão de buscas por mês no Brasil contendo a palavra restaurante.

Você pode pensar que é difícil aparecer em destaque nas buscas, de fato para uma busca genérica (apenas a palavra restaurante) é difícil, porém muitas pessoas buscam uma combinação de palavras contendo “restaurante + bairro + comida específica” e nesse tipo de busca é bem fácil o seu estabelecimento se destacar, mas para isso é importante que seu site tenha as principais informações que um consumidor procura.

1. Escolha e explique o seu nicho

No universo da gastronomia basicamente você vende comidas e/ou bebidas, a concorrência é grande e você precisa se destacar. Existem diversas maneiras de se diferenciar dos concorrentes:

  • Ser especializado num tipo de culinária (italiana, japonesa, chinesa, alemã, árabe, indiana, …)
  • Ser especializado num tipo de prato (pizzaria, churrascaria, temakeria, hamburgueria, pastelaria, …)
  • Ter um cardápio temático (com pratos e drinques dos anos 50, com nomes de personagens de quadrinhos, com nomes de atletas famosos, etc.)

Quando alguém te procura por uma especialidade essa pessoa não está esperando apenas se alimentar, ela quer viver uma experiência diferente.

No site, ao contrário das demais redes sociais, você tem um espaço para explicar detalhadamente porque escolheu esse nicho, como pesquisou para montar o seu cardápio e que tipo de experiência você quer propor para seus clientes.

É interessante deixar a página com essa história fixa no seu site, você pode chamá-la de Sobre ou Conheça nossa história.

2. Use um layout que destaque as imagens

As pessoas comem com os olhos. Além de fotos dos pratos de comida e drinques é importante também mostrar o ambiente do seu estabelecimento, a disposição das mesas e cadeiras, iluminação, decoração e uniforme do staff ajudam a construir a experiência que vai diferenciar seu ambiente.

O WordPress.com tem uma série de Temas voltados para quem quer montar um site de gastronomia, vale a pena dar uma olhada na nossa página de temas antes de criar o seu site.

temas-comida

3. Divulgue um cardápio bem detalhado

Se o espaço físico e a história são a alma do seu restaurante o cardápio com certeza é o coração, é através do cardápio seu cliente vai consumar a relação com o seu estabelecimento.

Aliás o cardápio em geral é peça fundamental do plano de negócios de um restaurante. Com base no cardápio você tem ideia de que tipo de público vai frequentar seu estabelecimento e a partir daí pode escolher a melhor localização, fornecedores de ingredientes, preços e margem de lucro.

Um item tão importante merece um tratamento especial. Seguem algumas dicas para divulgar seu cardápio:

  • Coloque fotos de destaque dos principais pratos e drinques.
  • Divulgue o preço de cada prato e eventuais tarifas extras como 10% de serviço, couvert artístico, etc.
  • Detalhe quais são os ingredientes de cada item (algumas pessoas podem ter restrições em função de alergias, dietas especiais ou crenças pessoais).
  • Crie versões dos cardápios em outros idiomas, principalmente em inglês e em espanhol.
  • Se possível descreva uma parte do processo de produção, isso ajuda a imaginar como será o sabor do produto final (cozido, frito, marinado, refogado, flambado, etc.)
  • Dependendo do foco do restaurante você pode adicionar outras informações como valor calórico, informações nutricionais, propriedades dos alimentos e outros dados para ajudar o cliente a decidir sua refeição.
  • Ofereça combos e sugestões de combinações para facilitar a escolha de quem não tem familiaridade com o tipo de comida que você serve.

Menu.png

4. Destaque a sua localização

Em que estado, cidade e bairro você está localizado? Quais são os pontos de referência? Vocês possuem outros endereços? Qual o horário de funcionamento em cada dia da semana? Qual o telefone para maiores informações? Vocês fazem reservas? Vocês entregam via delivery? Qual a área de atuação do delivery? Possuem atendentes bilíngues? Possui convênio com estacionamento? Possui espaço para crianças? Possui área para fumantes?

Se antigamente a informação de localização era um simples endereço hoje é importante esclarecer todas as formas de chegar até o estabelecimento, opções de atendimento e como consumir os seus produtos.

Nas nossas páginas de suporte explicamos detalhadamente como inserir um mapa do Google Maps no seu site no WordPress.com.

5. Divulgue seu estabelecimento no Google

Falando em mapas se você quiser que o seu bar, restaurante ou café apareça em destaque no Google Maps basta cadastrá-lo neste endereço.

Uma vez cadastrado ele:

  • Aparecerá em destaque ao visualizar o mapa da sua região.
  • Aparecerá nas buscas pelo nome ou tipo do seu estabelecimento.
  • Permitirá que as pessoas façam reviews e deixem uma nota de 1 a 5.
  • Os resultados de busca informarão o endereço físico, telefone e horários de funcionamento.
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Exemplo de resultado de um estabelecimento na busca do Google

6. Divulgue seu estabelecimento no TripAdvisor

Outro local na internet onde as pessoas pesquisam e fazem reviews de restaurantes é o TripAdvisor.

Aparecer no TripAdvisor pode te ajudar a ter destaque nas buscas e encontrar mais  clientes. Para efetuar o cadastro basta seguir esse link.

trip-advisor

Exemplo de resultado do TripAdvisor na busca do Google


Espero que essas dicas te ajudem a finalmente criar o site do seu restaurante, bar ou café. Se você já possui um site para esse tipo de estabelecimento e quer deixar algumas dicas fique à vontade para fazê-lo nos comentários.

Se você gostou do texto acima talvez você goste também desses artigos:

cmparar-planos.png

2 Comentários

  1. Gaby Tinista

    Como faz pra adicionar o ícone do blog? (Sem ser a foto)

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