Blog do WordPress.com

WordPress.com em Português (Brasil)

Blogs em Destaque: Dinâmica de Bruto

Descubra como o quadrinista Bruno Maron começou seu polêmico blog e como isso afetou sua jornada no universo dos quadrinhos

Para o blog de destaque dessa semana tive o prazer de entrevistar o quadrinista Bruno Maron autor do blog Dinâmica de Bruto, ele nos contou como a história da sua arte e a história do blog se encontraram.

Bruno é autor de 2 livros, o “Manual de sobrevivência dos tímidos” e uma coletânea de quadrinhos homônima (Dinâmica de Bruto). Ele também possui uma loja online onde além dos livros, vende pôsters e artes originais.

Você também pode encontrá-lo no Twitter e em sua página no Facebook.

Quando você começou a criar quadrinhos?

Em 2008 eu fiz algumas tirinhas, eram bem diferentes das que eu faço hoje em dia. Nessa época eu ainda não estava muito confiante de que aquilo seria o suporte mais adequado pra expressar minhas ideias. O primeiro blog era no blogspot e eu fazia com meu amigo Raphael Gancz, era completamente sem regra, cada um postava o que achava interessante. Então tinha quadrinho, microconto, desenho, vídeo comentado… Só em 2010 eu resolvi mergulhar de cabeça nas tiras, precisei de um tempinho pra criar coragem.

obsola

Você produz outros trabalhos artísticos?

Antes de fazer quadrinhos eu estava mais focado em ilustração, tinha trabalhado em alguns jornais no Rio, mas sentia uma insatisfação geral. Digo isso porque sempre gostei de escrever textos humorísticos, mas guardava aqui pra mim, rolava uma timidez. O quadrinho foi a forma de aliar as duas atividades. Agora estou num momento novo, começando a pintar. Além disso, comecei recentemente a escrever roteiros pra televisão. É engraçado como esses movimentos se complementam: desenhava e escrevia separadamente, daí misturei os dois quando comecei a fazer quadrinhos e agora, estou emancipando novamente o gráfico e o textual, mas sem sacrificar o quadrinho.

mendigno.jpg

Pode falar um pouco de como funciona o Patreon pra você?

O Patreon é uma plataforma muito interessante, mas pra ser sincero eu preciso explorá-la mais. Apenas me cadastrei e avisei pras pessoas que gostam do meu trabalho: “Se quiserem me ajudar, eu agradeço”. Estou atualizando meu portfólio e uma das coisas que eu quero fazer é dar mais atenção ao Patreon. Seria ótimo se ele pagasse meu aluguel, mas já dá pra pagar algumas contas.

sempartido

Como o blog ajudou na sua jornada?

O blog me colocou em contato com o universo dos quadrinhos de humor. Eu sempre amei quadrinhos de humor, mas produzir foi um desejo que estava reprimido e eu consegui vencer essa barreira. Foi muito importante conhecer os caras que eu sempre admirei e me deram muita força. Vi que existia um público e a partir daí muitas oportunidades nasceram. Hoje eu dia eu faço oficinas de quadrinhos, coisa que eu nunca imaginei que faria. Isso também tem a ver com o fato de eu ter vindo morar em São Paulo, que é uma cidade de empreendedorismo frenético. Não tenho essa vibe workaholic, mas alguma coisa dá pra extrair daí.

republica.jpg

Como é o relacionamento com seus leitores?

Alguns leitores mais entusiasmados entram em contato pra elogiar, por email. O mais comum são os comentários na fanpage, mas daí tem de tudo. Gente que elogia muito e que desce a porrada também. Às vezes as pessoas fornecem muitas informações sobre algum assunto de uma tira específica e o debate se estende infinitamente, é espantoso.

ilustrissima.jpg

Porque decidiu usar o WordPress.com?

Acho o WordPress elegante, e vi que alguns quadrinistas estavam usando. Foi uma ótima escolha.

Que recado você deixaria para outros artistas sobre o uso de blogs e mídias digitais em geral?

Eu acho que é importante se servir de quantos meios forem necessários. O blog é ótimo, mas a fanpage dá muita visibilidade. Eu não tenho Instagram, mas me parece uma ótima opção pra quem faz quadrinhos também.

Eu desconfio que o quadrinho de humor ficará obsoleto em breve e só teremos memes. Digo isso com alegria, acho que o meme é a forma de arte mais elevada nos dias de hoje.


Se você gostou da entrevista acima talvez goste também desses artigos:

cmparar-planos.png

2 Comentários

  1. elainecostablog

    Legal! Soltar a criatividade é o máximo!

  2. trilhadaverdade

    Empreender e uma forma. Nova de conquistar a liberdade finaceira inovando .

Não use esses comentários para fazer perguntas, pedir suporte ou informar erros. Para isso, use os nossos fóruns ou o entre em contato com nossa equipe de suporte.

Deixe um comentário

