Dicas de Negócio: Como montar um site de fotografia em 6 passos

Quer montar um site de fotografia e começar a divulgar seus serviços de fotógrafo profissional? Veja essas 6 dicas para começar ainda hoje!

Vamos começar uma nova série aqui no blog do WordPress.com chamada “Dicas de Negócio”, o objetivo dessa série é dar dicas para criar sites para negócios específicos.

Nesse primeiro artigo vou dar dicas de como você, que é fotógrafo profissional ou está planejando em começar nessa carreira, pode começar a divulgar e vender seus serviços de fotografia.

1. Defina uma especialidade

Antes de sair criando um site profissional é necessário um planejamento básico ou no mínimo uma pequena reflexão sobre o que você vai vender e qual é o seu público.

Atualmente no mercado existe uma grande oferta de fotógrafos, a tecnologia tornou as câmeras profissionais mais acessíveis e a internet tornou os cursos de fotografia mais populares, com tantos fotógrafos lá fora é importante deixar claro qual é a sua especialidade.

Entre os fotógrafos mais populares encontram-se os fotógrafos de casamento, ensaios de gravidez e books para bebês (newborn). Além disso existem fotógrafos especializados em tirar fotos de produtos para e-commerce, books de modelos, ensaios sensuais, eventos e campanhas publicitárias entre outros.

Você pode trabalhar com diversos serviços de fotografia, mas ao se especializar você consegue ir aperfeiçoando sua técnica naquele tipo de foto, atender clientes mais exigentes e se tornar mais conhecido no mercado.

Separe um portfólio de acordo com as especialidades que você quer divulgar, pense no tipo de público e linguagem que você vai utilizar com esse público e você está pronto para o próximo passo.

2. Escolha um layout que valorize o seu trabalho

No WordPress.com existem diversos temas que dão destaques para as fotos como o Revelar, Pictorico, Orvis, Blask, Cubic e outros que você pode encontrar na página de Temas.

Você também pode abusar do recurso de galerias de imagens para exibir o seu trabalho. Na seção de suporte você encontra um artigo bem detalhado sobre como criar e personalizar galerias de imagens.

Seu site será um portfólio de fotos onde você pode publicar as melhores fotos de alguns ensaios desde que autorizado por seus clientes. Separe alguns trabalhos iniciais e não se esqueça de adicionar novas galerias de fotos regularmente para mostrar que você está ativo e para seu público acompanhar sua evolução profissional.

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3. Escolha um domínio

Você pode utilizar o WordPress.com gratuitamente para divulgar o seu negócio, mas ter um domínio próprio passa mais credibilidade.

O plano Pessoal já permite customizar um domínio, mas talvez você precise do plano Premium para hospedar suas fotos sem se preocupar tanto com espaço. Você pode ver os planos e diferenças entre eles aqui.

Em qualquer plano pago você pode escolher gratuitamente um domínio .com, se preferir registrar um domínio .fot.br (específico para fotógrafos no Brasil), você pode comprar esse domínio no Registro.br e depois mapeá-lo para o seu site no WordPress.com.

Nesse artigo do suporte você encontra todos os detalhes que você precisa saber sobre domínios.

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4. Conte a história de quem está por trás das lentes

Separe tudo na sua formação, vida e carreira que tenha relação com a fotografia e componha uma história. Histórias vendem mais do que um amontoado de tópicos em um currículo.

Você começou a fotografar casamentos pra ajudar algum amigo? Começou fotografando seus filhos e os amigos pediram pra você ajudá-los nos eventos? Você vê o mundo de forma diferente e resolveu fazer um curso de fotografia para documentar sua visão? Você fotografa suas viagens e passou a vender suas fotos para bancos de imagens?

As histórias que levaram a sua decisão de se tornar um fotógrafo, o que você gosta na fotografia, os cursos que você fez, concursos que você participou, clientes marcantes, etc. Tudo isso ajuda a compor a sua história.

Liste os fatos que são importantes, coloque-os em ordem cronológica e escreva uma página de Sobre inspiradora que te ajude a vender.

Aqui nesse artigo do suporte você aprenderá a criar páginas estáticas, que é o recurso que você utilizará para criar a página com sua história, em geral nos sites de negócios essas páginas são chamadas de Sobre.

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5. Abuse das redes sociais

Instagram, Facebook e Pinterest são redes sociais que dão bastante destaque para fotos e podem ser muito interessantes para você, crie seu perfil nessas redes e deixe o link para elas bem visível no topo ou na lateral do seu site.

Nem sempre quem visita o seu site está procurando um fotógrafo naquele exato momento, seguir o fotógrafo nas redes sociais é uma forma fácil de estimular as pessoas a acompanharem o seu trabalho e voltarem mais tarde para te contratar.

Para inserir esse links em destaque você pode usar o Widget Ícones de Redes Sociais, saiba mais sobre Widgets e como customizar seu site lendo esse artigo.

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6. Crie uma página de serviços e formulário de contato

Agora que as pessoas já viram o seu trabalho, conhecem a sua história e estão te seguindo você precisa deixar bem claro que serviços de fotografia você oferece e como entrar em contato com você.

Você pode deixar um link para uma página fixa “Serviços” e descrever todos os serviços ali dentro em uma página estática ou criar um Menu Serviços com um Submenu para cada um dos serviços.

Para criar páginas estáticas é só seguir o mesmo procedimento da página de Sobre descrito acima. Para aprender a criar um Menu Personalizado com Submenu você encontra detalhes nessa página de suporte.

Em cada página de Serviço é recomendado ter um link para trabalhos que você fez naquela especialidade, algumas das suas melhores fotos, prazo necessário para agendar um trabalho com você e uma breve explicação de como funciona seu processo de orçamento (através de reunião presencial, via skype, e-mail, se você precisa visitar o local antes, falar com algumas pessoas, etc.).

Ao final de cada página de serviços, ou em uma página estática em separado sugiro você colocar um formulário de contato ou e-mail e deixar seu número do seu telefone. Caso você divulgue o telefone deixe avisado se esse número pode receber mensagens via Whatsapp.

Ao final desse artigo: Como criar um site para sua empresa usando o WordPress.com há uma explicação de como criar um formulário de contato.


Espero que essas dicas lhe ajudem a criar um ótimo site para divulgar seus serviços de fotografia.

Se você gostou do texto acima talvez se interesse também por esse outros artigos:

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1 Comentário

  1. biolaertecoutinho

    Uma Boa ideia curti

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