Blogs em Destaque: Ela é Quente

Descubra como uma jovem brasileira está conectando e divulgando mulheres que fazem diferença no combate aos efeitos das Mudanças Climáticas ao redor do mundo.

O blog de destaque dessa vez é o Ela é Quente, um projeto de Blog que conta história de mulheres que estão ajudando a combater os efeitos das Mudanças Climáticas ao redor do mundo.

Ele é um blog multilíngue que também possui versões em Inglês (She is Hot) e Alemão (Sie ist Heiß), ele foi construído com o tema Blask, um layout minimalista que valoriza as imagens de destaque para criar uma página inicial limpa para o seu blog.

Para conhecer a história do blog tive o prazer de falar com a autora Evelyn Araripe que me contou sua trajetória através desta interessante entrevista:

evelyn-araripe

Como o tema aquecimento global chamou a sua atenção?

Eu tive a sorte de crescer em uma casa consciente. Meu pai fez mestrado sobre sustentabilidade quando eu era adolescente e nos ensinava várias coisas, como reciclar quando ninguém falava disso e ter aquecimento solar em casa para economizar energia quando isso ainda era uma super novidade. Então tive o privilégio de crescer com essas preocupações.

Fui estudar jornalismo em Piracicaba, no interior de São Paulo, acabei estagiando e depois trabalhando com comunicação dentro da Esalq, que é a escola agrícola da Universidade de São Paulo. Lá foi o meu primeiro contato profissional com temas relacionados ao aquecimento global e mudanças climáticas. Depois uma coisa levou a outra. Mudei para São Paulo e fui assessora de imprensa da secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, onde por três anos pude trabalhar com os melhores técnicos de meio ambiente do Brasil. Aprendi muito lá.

Saí para trabalhar no terceiro setor como educomunicadora. Passei a ajudar adolescentes e jovens a produzirem as suas próprias mídias e também a produzirem conteúdos sobre meio ambiente, sustentabilidade e clima. Por isso fui uma das coordenadoras da cobertura jovem da Rio+20 (Conferência da ONU sobre Sustentabilidade) e depois das Conferências do Clima da ONU, as COPs.

Ela é Quente – Blog que conta história de mulheres que estão ajudando a combater os efeitos das Mudanças Climáticas ao redor do mundo

Que oportunidades o blog criou pra você?

Acho que a principal oportunidade que o blog Ela é Quente me trouxe foi a de conhecer pessoas novas. Desde 2012 eu acompanho muito intensamente a agenda de clima pelo mundo, que é uma “mini bolha” onde quase todo mundo se conhece. Com o blog eu queria chegar em pessoas desconhecidas, pessoas que estão promovendo mudanças por aí mas que não estão circulando nos corredores dos eventos da ONU ou das intervenções ativistas. Então o blog exigiu de mim sair da minha própria zona de conforto e buscar pessoas novas, com histórias inspiradoras, mas que não estão dentro do óbvio. Tem sido maravilhoso encontrar essas mulheres, conversar com elas e aprender a cada entrevista.

Como é o relacionamento com os seus leitores?

Recebo muitos e-mails e mensagens pelo Facebook. As pessoas elogiam muito os textos, dizem que são fáceis de entender e comentam algumas histórias, principalmente a sobre a minha mãe, que foi o primeiro texto do blog. Parece que ao lerem sobre a minha mãe, as pessoas entendem sobre mim e a razão de eu ter criado esse blog. Fico super feliz pois a ideia do texto inicial sobre a minha mãe era fazer uma surpresa para ela e ao mesmo tempo ter um conteúdo para ir testando nos temas do blog que eu ia escolhendo até chegar à ideia final.

Existem alguns feedbacks polêmicos por causa do nome. Tem gente que gosta muito, acha a ideia provocativa e criativa. Mas tem outros que acham apelativo e ofensivo. Eu já imaginava que isso poderia acontecer e estava preparada para isso. Continuo achando que a provocação é válida e gosto de provocar ao falar de mudanças climáticas. É uma forma de chamar atenção para um tema urgente que ainda não tem o destaque necessário.

Porque decidiu usar o WordPress.com?

Há muitos anos eu tinha um blog sobre as minhas experiência andando de bicicleta e ele era no WordPress. Era um blog muito simples e eu achava fácil de administrar. Quando criei o Ela é Quente a primeira ideia que veio foi o WordPress, por ser gratuito e ter um sistema de administração bem intuitivo.

O WordPress se aperfeiçoou demais e eu confesso que apanhei para pegar o jeito logo de início. Mas sempre tive certeza de que era a plataforma mais simples, de baixo custo e que no final deixa uma aparência bem bonita. Passei uma semana assistindo vários tutoriais e consegui fazer tudo o que queria.

Estou muito satisfeita de no final ter criado um blog em três idiomas, sozinha, gastando só com o valor dos domínios e quando tive dúvidas pude escrever para o WordPress e tive uma resposta super rápida. Super recomendo!

Evelyn-Araripe-YOUNGO-ONU.jpg

Deixe um recado sobre o uso de blogs e mídias digitais em geral

O recado principal é que blogs são maneiras simples e eficientes de passar a sua mensagem e se aproximar das pessoas de forma prática e barata. No mundo do ativismo e das organizações sociais e ambientais os recursos financeiros costumam ser muito escassos. Geralmente deixamos de lado a ideia de fazer uma boa comunicação, um bom site/blog, porque se tem a ideia de que isso toma muito recurso e tempo. Na verdade, toma sim algum tempo, mas depois que você pega o jeito é muito prático e uma maneira bem eficiente e barata de se aproximar do público final. Eu acho que o grande objetivo do ativismo, no final, é passar mensagens, tocar as pessoas e então engajá-las para a ação e a mudança de algum problema. Blogs e mídias digitais são grandes aliados para atingir esse objetivo.

Gostaria também de destacar a importância de se auto-divulgar. As vezes a gente cria um blog e acha que o público vai aparecer do nada, mas isso não é verdade. É necessário uma mobilização, contar para o mundo que ele existe. Quando eu criei o blog já saí divulgando para todos os meus amigos e familiares. Depois comecei a levantar contatos de pessoas estratégicas que poderiam me ajudar na divulgação. E por último eu sempre peço para as mulheres entrevistadas para divulgarem nas redes delas e a divulgação delas têm sido o que mais atrai leitores ao blog. Estou adorando ver esse movimento.


Se você gostou dessa entrevista talvez você se interesse por esses artigos também:

cmparar-planos.png

7 Comentários

Comentários encerrados.

  1. Andressa Linares

    Adorei, parabéns!!!

  2. Mei Luna- Introspectiva

    Parabéns! Estou na fase de “tentativas” com o blog, mas ainda me encontro “cabisbaixa” com meu projeto, mas ler relatos de outros é muito interessante e espero que possa me ajudar .
    Além, é claro, a tematica que o “Ela é Quente” traz, certamente irei acompanhar, assim como irei ler sobre outros depoimentos por aqui.

  3. http2560mikcom

    Damos letras de maneiras explicativas nos chamando para nos interessar na area aqui sugerida.

  4. http2560mikcom

    Repercussao depende do modo de visar a causa necessaria para real demostracao .

  5. http2560mikcom

    Criacao se estende em varios aspectos .vejamos de maneira pratica e com bastante clareza.

  6. maymovies

    mt interresante, gostei parabéns

  7. paulaederblog

    LEGA~L

Crie seu novo blog ou site gratuitamente

Comece agora

