Desvende o Google Trends com essas 6 dicas e crie posts incríveis
Usando filtros avançados, explorando opções pouco utilizadas e analisando os gráficos e pesquisas do Google Trends é possível encontrar ideias incriveis para os seus posts
Através da análise de bilhões de buscas em todo o mundo o Google Trends mostra tendências de pesquisa que podem ser organizadas e filtradas de diferentes maneiras. Atualmente a ferramenta consolida dados de pesquisas na Web, em Imagens, em Notícias, no Google Shopping e no YouTube.
Durante este artigo vou explicar como você pode usar o Google Trends para descobrir os assuntos mais buscados, tendências de pesquisa, consumo e dados relacionados para produzir textos mais interessantes e se destacar diante da sua audiência.
Histórias em alta
Logo que você entra no Google Trends ele mostra em destaque as histórias mais buscadas do momento.
Ao clicar em uma das histórias você vê a evolução ao longo do tempo e os principais artigos produzidos recentemente sobre o assunto.
A dica aqui é encontrar assuntos que tenham relação com seu blog ou empresa, e caso a tendência de busca continue alta, criar seus próprios artigos abordando pontos que ficaram de fora nos artigos mais relevantes até o momento.
Principais pesquisas em tempo real
Quer saber quais as principais pesquisas do momento? A cada poucos minutos o Google Trends atualiza essa página com as principais pesquisas.
Enquanto nas histórias em alta o ideal é se aprofundar no tema (já que são tópicos cujo interesse tem aumentado ao longo dos dias), nas pesquisas em tempo real a dica é produzir algum conteúdo rapidamente para aproveitar a viralização do seu artigo nas próximas horas no Facebook e Twitter.
Pesquisa por nichos e distribuição geográfica
Qualquer pesquisa no Google Trends pode ser segmentada por País e Cidade, Tempo (Anos, Meses, Semanas, Dias) e Categoria de Conteúdos.
No exemplo acima procurei “Pokemon Go“, selecionei a categoria Jogos para focar em buscas apenas sobre o jogo em si (e não buscas por exemplo sobre Comportamento, Segurança de Informação, etc.) e na parte de interesses por sub-região selecionei Cidades para descobrir as cidades onde há maior interesse.
Com base nessas informações posso fazer mais pesquisas regionais para entender o que está acontecendo nessas cidades, no caso de grandes empresas de jornalismo posso enviar profissionais para a região para fazer cobertura, ou se eu tenho um negócio voltado para os fãs do jogo posso fazer campanhas direcionadas para esses locais.
Principais buscas e tópicos por categoria
Você também pode consultar os tópicos e buscas sem informar nenhum termo de busca.
No exemplo acima eu selecionei a categoria “Cinema”, estado de São Paulo, nos últimos 30 dias.
As consultas de pesquisa, lado direito, são termos dentro da categoria selecionada. Os tópicos, lado esquerdo, são assuntos que também foram pesquisados por quem pesquisou os termos da categoria selecionada (nesse caso Cinema).
Ou seja, não significa que os assuntos sejam diretamente relacionados entre si, significa apenas que são buscas sendo efetuadas pelas mesmas pessoas.
Basta procurar a categoria que mais se aproxima ao assunto do seu blog ou do site da sua empresa e um novo universo de produção de conteúdo ficará disponível para você!
Tendências de compra por região
Você escreve sobre consumo de produtos? Quer saber as principais buscas de produtos na área de atuação da sua empresa?
No exemplo acima selecionei Google Shopping para filtrar buscas de produtos, escolhi Brasil, mas você também pode selecionar apenas um estado. Coloquei 90 dias e Todas as categorias, mas você pode escolher uma categoria específica como Animais de Estimação, Comida e Bebida, Esportes, Viagens, etc.
Google Correlate
O Google Correlate é uma ferramenta do Google Trends que permite descubrir buscas que tenham um padrão de comportamento similar.
No exemplo acima selecionei “Brazil” e busquei por Snapchat excluindo termos que contenham snapchat.
Como resultado dessa busca descobrimos que música do “eduardo costa” e “vídeos da galinha pintadinha” possuem padrões similares de busca, são termos que surgiram nas mesmas épocas e possuem picos de buscas parecidos.
Pesquisando sobre “lareira” você encontra como relacionados “chocolate quente”, “caldo verde” e “fondue”. São buscas efetuadas nas mesmas épocas e com volumes similares.
É possível ficar horas brincando nessa ferramenta, descobrindo padrões de busca e criando ideias para novos textos.
Espero que essas dicas te ajudem, se quiser conhecer outras ferramentas me avise nos comentários que eu vou pesquisar para vocês! 🙂
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5 Comentários
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Gostei muito do material
Republicou isso em Introspectiva.
Gostei Muito. Vou procurar usar e melhor minhas postagens
Adorei as dicas do Google Trends! Por isso eu amo tudo que é do Google! thks