Blog do WordPress.com

WordPress.com em Português (Brasil)

Criando um Projeto Editorial: Jornada do Consumidor

Entenda as fases que envolvem o processo de decisão de compra do consumidor e descubra como isso pode lhe ajudar na produção de conteúdo

A jornada do consumidor é o processo através do qual uma pessoa adquire um produto ou serviço.

Finalizando nossa série sobre a criação de um Projeto Editorial vamos falar de como entender o processo de compra do consumidor, sua jornada, é fundamental para fazer com que a produção de conteúdo ajude a conduzir seu leitor nessa jornada e transformá-lo em um consumidor.

Apesar de ser mais comum usar essa técnica para empresas você também pode aplicar esse conceito no seu blog, basta lembrar que qualquer processo de decisão é uma jornada e entender esse processo pode te ajudar a escrever melhor.

Existem diversas formas de desenhar a jornada do consumidor, para não tornar o post muito longo vou lhes mostrar uma das mais simples e eficientes que conheço:

Descoberta: o começo da jornada

A descoberta é o processo onde o futuro consumidor percebe que precisa do produto ou serviço, essa descoberta pode ocorrer de diversas formas.

  • Seu leitor percebe que tem um problema e procura uma solução.
  • Ele vê que outras pessoas estão usando algo interessante e quer essa solução para si.
  • Ele vê o resultado de algum produto ou serviço e fica curioso.

Nessa fase da jornada do consumidor seu objetivo é ajudá-lo a entender que existe um problema e que esse problema pode ser solucionado. O foco é a necessidade do futuro cliente, você precisa convencê-lo a fazer algo diferente.

Guias de compra são interessantes nesse momento da jornada. Ajudar o comprador a entender exatamente qual é o problema que ele tem e quais são as diferentes soluções vai ajudá-lo a tomar a decisão de seguir adiante.

8280699806_253d02d28c_o

Consideração: caminhando lado-a-lado

A fase de consideração é o momento onde, após entender o problema, o comprador começa a analisar as diferentes soluções disponíveis.

Várias análises são feitas nesse momento:

  • O que outras pessoas ou empresas estão fazendo a respeito?
  • Quais os resultados que eu posso esperar de cada uma dessas soluções?
  • Quanto custa cada uma delas? Quais eu posso pagar?

Nesse momento da jornada o leitor está entendendo qual é a soluções mais adequada para o problema dele, qual possui a melhor relação custo benefício.

Comparativos entre diferentes produtos e serviços, mostrando vantagens, desvantagens e diferentes preços entre cada um são bastante úteis nesse momento da jornada.

JellyBellyPile

Decisão: criando um compromisso com a sua marca

Esse é o momento onde, após reconhecer o problema (descoberta), encontrar a solução ideal (consideração), ele vai decidir onde adquirir o produto ou serviço.

Algumas perguntas que o comprador costuma fazer nessa etapa:

  • Os clientes dessa empresa estão satisfeitos?
  • Eu terei o suporte necessário para adquirir o produto, instalá-lo e resolver futuros problemas?
  • Eu poderia fazer algo mais interessante com esse dinheiro?

Basicamente o futuro cliente está olhando se você é o fornecedor que vai transformar a vida dele de uma forma positiva, se ao investir o dinheiro para adquirir aquele produto ou serviço ele terá um problema a menos e será mais feliz no futuro.

Depoimentos de clientes e cases de sucesso podem ajudar muito na tomada da decisão do consumidor.

257111208_58f5b03861_b

Satisfação: parceiros para sempre

Não, a jornada do consumidor não acaba com a compra, aliás esse é um erro muito comum de várias empresas, algumas grandes inclusive. Abandonar o consumidor à própria sorte depois que ele já gastou seu suado dinheirinho pode custar muito caro.

A melhor maneira não só de manter a reputação da sua empresa, mas transformar esse consumidor em um advogado de marca é cuidar dele com carinho. Alguns problemas comuns nessa fase:

  • Assistência técnica de produtos com defeito ou mal uso.
  • Troca por produtos da mesma empresa.
  • Atualização para produtos ou serviços melhores lançados no futuro.

Para o conteúdo dessa fase você pode escrever dicas de como usar o produto, como mantê-lo funcionando sem problemas, truques para ele durar mais, descontos para trocar por versões mais atuais e com novos recursos, brindes para indicar um amigo e qualquer outras ideias que ajudem o cliente a continuar sendo cliente ao invés de fugir para a concorrência.

18146364972_b87f5a66c7_o

Agora que você já conhece as fases da jornada do consumidor é hora de finalizar seu projeto editorial, talvez você queira ler ou reler todos artigos em ordem:

  1. Criando um Projeto Editorial: Conhecendo melhor sua Audiência – Estude seu público alvo antes de começar a produzir conteúdo.
  2. Criando um Projeto Editorial: Encontre a voz ideal para os seus textos – Agora que você já conhece seu público alvo descubra qual é a melhor maneira de se comunicar com ele.
  3. Criando um Projeto Editorial: Encontre seu nicho e posicione-se como especialista num assunto – Organize seu conteúdo em categorias e tags para facilitar o engajamento do seu leitor.
  4. Criando um Projeto Editorial: Aprendendo com influenciadores digitais – Descubra quem são os produtores de conteúdo influentes no seu mercado e estude o seus segredos.
  5. Criando um Projeto Editorial: Analisando concorrentes – Saiba o que a concorrência está fazendo para não ser pego de surpresa.
  6. Criando um Projeto Editorial: Jornada do Consumidor – Entende as fases de decisão do seu consumidor e prepare conteúdo para cada uma delas.

2 Comentários

  1. manguezalblog

    Muito boas essas dicas! Com certeza, uma grande ferramenta de conhecimento ao sucesso.

  2. JusBR

    Parabéns, excelente texto!

Não use esses comentários para fazer perguntas, pedir suporte ou informar erros. Para isso, use os nossos fóruns ou o entre em contato com nossa equipe de suporte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: