Blogs em Destaque: Jornalismo de Boteco

Conheça o Jornalismo de Boteco, um blog colaborativo de crônicas idealizado pelo jovem Paulinho Rahs

Continuando a série de posts sobre blogs e sites bacanas feitos com o WordPress.com entrevistei o Paulinho Rahs, idealizador do Jornalismo de Boteco.

O Jornalismo de Boteco apesar de ter jornalismo no nome não é um blog de reportagens ou entrevistas, é um blog de contos, crônicas, histórias e estórias que se contam na mesa do bar ou qualquer outro lugar.

O Paulinho é um jovem talento, conseguiu reunir mais de 20 autores e organizar um blog coletivo bonito, bem escrito e muito agradável de se ler, espero que vocês gostem dessa entrevista tanto quanto eu gostei de fazê-la.

Jornalismo de Boteco.png

Qual é a história da criação do Jornalismo de Boteco?

Eu tenho 19 anos e entrei pra faculdade de Jornalismo porque eu sempre amei escrever desde muito novo, no começo da faculdade me veio a idéia de criar um projeto chamado Jornalismo de Boteco, inicialmente ia ser um projeto em vídeo, depois criei um blog pessoal, acabei largando a faculdade e transformei o projeto num blog de crônicas.

Porque você largou a faculdade?

Eu moro em Gramado-RS e a faculdade é numa cidade próxima a Porto Alegre, são 2 horas de viagem e eu passava 4 horas por dia num ônibus, além disso Gramado é uma cidade de 30 mil habitantes, eu teria de me mudar para uma cidade maior para exercer a profissão e me sustentar como jornalista.

Eu já tenho um negócio estruturado com minha família, por enquanto estou dedicado aos negócios da família e vou levar o jornalismo como um hobby. O Jornalismo de Boteco é parte desse hobby.

Ainda quero terminar a faculdade ou fazer outra faculdade porque eu acho que estudar é muito importante e conhecimento é o que te leva para os lugares, mas por enquanto ainda estou repensando o que fazer com os estudos.

Como você encontrou os colaboradores do blog?

Essa galera começou a surgir do Brasil inteiro, são poucos os estados em que ainda não temos escritores. O meu processo de seleção, além da qualidade, são pessoas que me procuraram, eu não tomei iniciativa de convidar ninguém. Muitas pessoas se tornaram amigas depois de começarem a escrever no blog, conversam diariamente e estão combinando de se encontrar.

Porque você acha que as pessoas se sentiram à vontade de te procurar para colaborar?

Eu escrevo para outros blogs, entre eles o Literatura Amarga, o Vida dos Solteiros e o Sábias Palavras, todos eles são segmentados, acredito que uma das coisas que chamou atenção do Jornalismo de Boteco é que eu escrevia sobre qualquer coisa, creio que a possibilidade de poder escrever sobre qualquer coisa atraiu os primeiros autores e depois que as pessoas perceberam que poderiam colaborar eu comecei a receber pedidos de diversos autores para participar.

A maioria dos autores que me procura estão estudando jornalismo, em função do nome do blog isso acaba atraindo em sua maioria pessoas que estão cursando jornalismo.

Banda Arcadia

Paulinho também é vocalista na Banda Arcadia

Quais são seus projetos futuros para o blog?

Nós vamos fazer um programa de rádio aqui na cidade, as pessoas poderão ouvir ao vivo na rádio e na internet e depois os programas poderão ser baixados através de um link no blog.

Também vamos começar a produzir o videolog do Papo de Boteco em parceria com uma produtora de vídeo, será comigo e mais alguns autores aqui da cidade.

Na semana que vem também vamos lançar o aplicativo do Jornalismo de Boteco e em janeiro acabamos de criar uma lojinha do blog que por enquanto conta com camisetas e canecas.

Porque você decidiu usar o WordPress.com para criar o Jornalismo de Boteco?

Eu criei o site primeiro em outra plataforma, quando eu decidi começar a escrever regularmente essa outra plataforma não me dava muito suporte para fazer um blog. Conversando com o pessoal do Literatura Amarga eles me recomendaram o WordPress.com.

No mesmo dia que eu criei eu gostei tanto que eu já assinei o plano Premium, comprei um Tema e deixei do jeito que está hoje, tudo que eu precisei para montar o blog eu encontrei no WordPress.com. Pra eu que não entendo nada de programação facilitou muito.

Outro fator importante foi a facilidade de acessar o blog via mobile, hoje o nosso blog é bem leve e mesmo com uma conexão 3G ruim o visitante consegue acessar o blog que fica perfeitamente ajustado na tela do celular.

Qual a importância das redes sociais na divulgação do seu blog?

Atualmente a nossa rede social mais forte é o Facebook, nós também atualizamos o Instagram regularmente e ainda quero reformular o uso do Twitter porque atualmente estamos apenas replicando conteúdo do Facebook.

Mas já tivemos textos que começaram a viralizar no Facebook, depois continuou no Twitter e já vimos foto no Instagram com o texto copiado na íntegra, então as redes são fundamentais para o sucesso do blog.

Em função dos novos projetos de áudio e vídeo também pretendemos usar SoundCloud e YouTube.

Paulinho Rahs

Paulinho mantém também um site pessoal onde divulga seus diversos projetos de conteúdo

Que dica você daria pra quem está começando um projeto online?

Produza algo diferente, a internet tá muito cheia de coisa igual, quer dizer, pior, a internet tá cheia de cópia. Produza conteúdo original e faça o que os outros não estão fazendo.

Nós vamos fazer agora um videolog com a preocupação de sermos diferentes de outros videologs que estamos acostumados a ver, não é porque um modelo que deu certo você vai dar certo repetindo aquele modelo, o que ajudou aquele autor a fazer sucesso em primeiro lugar foi exatamente a inovação. Então inove!

E quem quiser colaborar com o Jornalismo de Boteco nossas portas estão sempre abertas a novos colaboradores, basta entrar em contato pelo blog ou através do Facebook.

 

 

2 Comentários

Comentários encerrados.

  1. brenda26270

    eu criei um mas ta falando que eu enho que confirmar no meu e-mail para o post ser postado eu nao entendi ,vce me ajuda

Crie seu novo blog ou site gratuitamente

Comece agora

