Blog do WordPress.com

WordPress.com em Português (Brasil)

Blogs em Destaque: História Online

Conheça a trajetória do História Online um dos maiores cases de educação digital do Brasil.

Para continuar nossa série de posts sobre blogs e sites bacanas feitos com o WordPress.com entrevistei essa semana o Professor Rodolfo Neves, fundador do site História Online.

O História Online possui Aulas, Resumos, Gabaritos,  Resoluções de Vestibulares, Vídeos, Documentários, Debates, Podcasts e mais uma série de informações para quem quer aprender, estudar ou se aprofundar em História de uma maneira geral.

Foi um papo muito bacana e espero que a experiência do Rodolfo sirva de exemplo pra você que está começando o seu site ou está buscando exemplos de como fazê-lo crescer.

Como nasceu o História Online?

Em 2009 eu fiz um blog pequeno, a intenção era divulgar materiais para os meus alunos e tirar dúvidas, não tinha, até então, a intenção de fazer algo aberto.

Na virada de 2009 para 2010, pensando no potencial do blog e sua estrutura (pesquisa, comentários, etc.) eu resolvi abri-lo e ele foi crescendo de forma orgânica, até que nasceu a ideia de fazer um projeto mais amplo de educação cidadã para quem não tinha condições de fazer um cursinho ou mesmo como material de apoio para quem tem interesse em conhecimentos gerais.

equipe

EQUIPE HO: Rodolfo, Aryella e Daniel

Além do site vi que você usa bastante as redes sociais, qual o papel de cada uma no História Online?

A partir de 2011, quando o História Online decolou mesmo, nós passamos a usar também o Youtube, o Facebook e o Twitter. Na época começamos também a fazer transmissões ao vivo pelo Twitcam e hoje usamos Hangouts, com o aumento de dúvidas recebidas passamos a usar o Facebook para administrar as respostas.

Atualmente estamos migrando do Youtube para o Vimeo em função da qualidade do serviço, estamos usando a plataforma paga que é mais estável, assim como usamos o pacote Premium do WordPress.com para ter mais serviços. Nós temos vídeos totalmente abertos, esses ficam no História Online e temos os vídeos On Demand no Vimeo que são cursos pagos, maiores e específicos.

Esse mês a gente começa com o Moodle (plataforma de ensino a distância com salas de aulas virtuais, bate-papo, emissão de certificados, etc.) do História Online e aí vamos sair do vídeos On Demand do Vimeo e manteremos lá apenas os vídeos abertos.

Como você conheceu o WordPress.com e porque decidiu utilizá-lo para criar o História Online?

Quando eu montei o blog eu fiz uma pesquisa sobre as plataformas de blogs, eu já tinha um blog pessoal pequeno em outra plataforma e achava muito limitado.

Comparando os vários serviços eu achei o WordPress.com mais agradável e os pacotes oferecidos valiam mais a pena, opções como armazenamento de dados ilimitado, customizações mais amigáveis e temas muito bonitos além da estabilidade de serviço, nunca tive problemas do História Online sair do ar.

Historia Online-SS.png

Você é formado em Ciências Sociais e Sociologia e dá aulas de História, você pode contar um pouco sobre sua trajetória entre a escolha dos cursos e o começo da vida acadêmica como professor?

A escolha de cursos universitários é feita às escuras pela maioria dos alunos, existem as escolhas “porto seguro” como Medicina, Engenharia e Direito que geralmente o pessoal opta por questão de comodidade e uma promessa de boa remuneração mas a escolha da grande maioria é um tiro no escuro já que existe pouco ou nenhum contato com profissionais de outras áreas.

Eu tive um professor formado em Sociologia que dava aula de Geografia, eu gostava das aulas dele, e fui perguntando até que me interessei pelo curso que estava disponível numa cidade próxima. Dentro da faculdade é que fui descobrir o curso e dei a sorte de se revelar algo que eu gostei muito.

Eu comecei a dar aula de História num cursinho enquanto fazia a faculdade. A Sociologia ajuda muito como instrumento para você fazer uma série de análises, ela faz muitas correlações, então você consegue fazer uma análise econômica, política, antropológica, cultural ou sociológica sobre o conteúdo histórico sendo lecionado. Eu tive que estudar o conteúdo de História por fora da faculdade e apliquei as ferramentas do curso de Ciências Sociais para compreender e fazer correlações da História com os fatos atuais.

bate-papo

Os professores Rodolfo e Daniel também promovem bate-papos e cursos presenciais no Espaço HO

Quais as suas dicas para outros professores começarem a usar ferramentas digitais?

O primeiro ponto que eu sempre falo é: vejam o que está acontecendo com os grandes cases de educação virtual no Brasil. Você tem por exemplo o próprio História Online dentro da plataforma WordPress.com, o Jubilut na Biologia, o Nerckie na Matemática, o Manual do Mundo do Iberê, ou seja, você tem uma série de projetos que deram certo, então é necessário um pouco de humildade e sentar na frente do computador, conhecer esses exemplos e se inspirar, para na hora que for criar não cometer os erros básicos que quem está começando sempre comete.

A segundo ponto é: cuidado com o ego. Quando você coloca alguma coisa na rede você sabe que vai ter haters, conversando com meus colegas de profissão, muitos deles não vão pra rede, criar um blog ou virar youtuber, por medo do tipo de crítica que vão receber. Eu tenho uma estratégia básica com as críticas desmedidas: sou o mais gentil possível e fecho a conversa ali. Eu falo com meus colegas: tome cuidado, você vai receber críticas construtivas, críticas de haters, mas você vai receber muito mais elogios do que críticas. Porque a quantidade de pessoas que querem ter acesso a um conteúdo de qualidade e infelizmente não tem como pagar é muito grande, e elas vão te agradecer muito por isso e vão divulgar o seu site e passar para os amigos.

O terceiro ponto é o medo da tecnologia. Eu vejo muitos colegas achando que isso vai acabar com o emprego do professor. A interface humana não vai desaparecer na educação tão rapidamente quanto eles pensam, mas o mundo mudou, seus alunos mudaram e você tem que se aventurar nas novas tecnologias.

Que recado você deixa para quem está usando a internet como espaço de divulgação de projetos?

Se você já é um pouco conhecido você pode fazer vídeos mais longos, caso contrário, pra atender essa geração multi tela é melhor começar com vídeos curtos, de 3 a 4 minutos com uma linguagem bem acessível. Ao invés de falar de conceitos fale de exemplos, isso ajuda a simplificar e agilizar os vídeos. Adeque-se a linguagem do seu público, não queira que o seu público se adeque a sua linguagem.

E o maior retorno que a gente tem no História Online é o nível de agradecimento de quem tem acesso a esse conteúdo gratuito. Nos recebemos muitos e-mails e mensagens por inbox de agradecimento. Já ouvi casos de escolas públicas onde os professores projetam os vídeos. O feedback positivo sobre o trabalho é muito grande e isso é algo que a ferramenta de blog traz com a interatividade dos comentários que um site simples não tem. Já teve gente me parando na rua, parando o Daniel, pedindo um autógrafo! Ou seja, você tá no Brasil, fazendo um serviço de educação e você tem um reconhecimento desses, é muito gratificante.


Se você gostou desse bate-papo com o Professor Rodolfo talvez você goste também dessas outras entrevistas publicadas aqui.

8 Comentários

  1. larissamanoela2016

    Tem conteúdo de tudo das matérias?

  2. adrianoaguiarpaula

    Muito bom, sou novato nesse mundo de website e blog, tenho no wordpress, porém apenas escreve temas que são proposto em sala de aulas e assuntos que me desperta o interesse.

  3. girlstoretop

    muito interessante….entrei no wordpress com o intuito de expandir minha loja virtual,direcionada a moda feminina….estou muito positiva!

  4. showdenegocios

    Muito boas dicas. Entrei no wordpress para divulgar meu negócio e estes artigos me dão mais gás…

  5. Goela Abaixo

    sou novo no site, mas já achei tudo muito bom, fácil e simples de manusear!

  6. showdenegocios

    Também sou nova aqui mas gostei muito do artigo. O mundo digital em todas as áreas, só temos a ganhar.

  7. Thaís Lúcia

    Será que ainda serei um destaque? Sonhar Sempre Desistir Nunca! ❤ Belo post!

Não use esses comentários para fazer perguntas, pedir suporte ou informar erros. Para isso, use os nossos fóruns ou o entre em contato com nossa equipe de suporte.

Deixe um comentário

