Criando um Projeto Editorial: Encontre a voz ideal para os seus textos

As grandes marcas têm uma voz para se comunicar com seu público alvo, mesmo não sendo uma marca você pode se beneficiar ao encontrar o tom certo para abordar sua audiência

Continuando a série de posts sobre a Criação de um Projeto Editorial vamos falar dessa vez sobre como encontrar o tom de voz correto para os seus textos. Na publicidade chamamos essa voz de Brand Voice ou Voz da Marca em português.

Antes de começar a trabalhar na Voz é fundamental ter feito a Análise de Público Alvo, vou lhe dar diversas dicas de como trabalhar essa voz, mas a principal delas é a Empatia.

O que é Empatia?

A Empatia na psicologia é a capacidade de se colocar no lugar de outro indivíduo. Na sociologia o estudo da empatia vai um pouco além, a idéia é se colocar no lugar de diferentes grupos de pessoas e observar diferentes perspectivas.

Essa palestra do TED vai lhe ajudar a entender mais claramente o que é Empatia aplicada a Sociologia:

Voltando para o nosso exemplo, a Análise de Público Alvo deve ter lhe fornecido elementos suficientes para se colocar no lugar da sua audiência, entender seus sonhos, seus desejos, seus anseios, e tudo mais o que for necessário para olhar seu site ou blog do ponto de vista dos seus leitores.

Ao definir a Voz do seu site ou blog obviamente você deve levar também em consideração a sua própria perspectiva. A idéia é que conhecendo o seu ponto de vista e o ponto de vista do leitor você seja capaz de criar artigos que conectem esses dois universos.

Qual é o seu arquétipo?

Arquétipos são modelos, na construção da Voz usamos esses arquétipos para determinar como será a presença da pessoa ou empresa na sua comunicação.

O livro “O Herói e o Fora-da-lei” definem 12 modelos de arquétipos e as suas funções básicas na vida das pessoas:

Arquétipo

Esses são apenas alguns exemplos de arquétipos, você pode usar outros, como por exemplo você pode ser um Professor que ajuda as pessoas a aprenderem coisas novas. Se você levar em consideração filmes como a Sociedade dos Poetas Mortos reconhecerá que o Professor também é um arquétipo bem forte.

Defina a personalidade da sua voz

Após escolher seu arquétipo você definirá mais alguns aspectos para conferir personalidade para a sua voz, algum exemplos:

Tom de voz

  • honesto – Você fala sinceramente sobre as coisas.
  • direto – Você conversa sem rodeios de forma objetiva.
  • científico – Você explica e dá exemplos sobre as coisas que conta.

Linguagem

  • simples – Você escreve de forma coloquial evitando termos complexos e rebuscados.
  • divertida – Você escreve com piadinhas e brincadeiras, buscando arrancar um sorriso.
  • formal – Você escreve de forma séria, preocupado com a credibilidade ciente de que o assunto pode ser grave.

Propósito

Seria a 2ª coluna da imagem de arquétipos acima. O que você pretende com a sua voz? Divertir? Ensinar? Criar? Ajudar?  É importante ter um propósito claro na sua escrita para a definição da sua voz.

Crie a sua persona

Se o seu blog ou site é pessoal provavelmente a sua persona é você mesmo, mas vale a pena descrever os pontos que você precisa manter em foco durante a escrita. Algo como:

“Meu nome é Edney, trabalhei com tecnologia e comunicação durante a maior parte da minha vida e hoje escrevo para ajudar as pessoas a entenderem como se comunicar no ambiente tecnológico que vivemos. Procuro falar de forma predominantemente séria com uma ou outra brincadeira eventual, mas evitando muitas gracinhas e ironias para não confundir ou atrapalhar o aprendizado de quem lê meus textos.”

Você pode adicionar mais detalhes que sejam relevantes no modelo acima.

personas

Se você é uma empresa ou marca a definição da Brand Persona ou Persona da Marca é fundamental para manter alinhadas todas as pessoas que produzem conteúdo para você.

Alguns profissionais defendem que blogs e redes sociais devem ter uma linguagem mais informal do que o resto das iniciativas de comunicação, eu discordo, na minha opinião é fundamental que todas as iniciativas de comunicação tenham a mesma Voz. Em tempos de redes sociais isso significa suavizar um pouco a linguagem institucional para ela não soar muito dura na internet. Mas você não pode ser alguém frio e distante no papel e um jovem aventureiro na internet, soa esquizofrênico demais e seu consumidor vai acabar sem saber direito que você é.

Se a sua empresa for muito grande e atender diversos públicos é possível que você tenha que criar diferentes vozes e consequentemente diferentes canais de comunicação para segmentar esses públicos e produtos sem parecer que você tem múltiplas personalidades. Mas esse é um detalhe que vamos explorar mais profundamente num capítulo futuro sobre Projetos Editoriais.


Perdeu os últimos desenvolvimentos WordPress.com? Digite seu email abaixo para receber anúncios futuros diretos na sua caixa de entrada. Será enviado um email de confirmação antes de você receber as notificações - verifique a sua pasta spam, caso você não receba isto.

Junte-se a 3milhões de outros assinantes

13 Comentários

  1. bloguinhoficial

    Me ajudou muito

  2. aprendizdemarombeira

    Gostei do post

  3. tekin2016

    por que eu não ganho curtida no meu post?

  4. racionalizacaodospovos

    Republicou isso em Imunização Racional.

  5. racionalizacaodospovos

    Dê-me uma dica, como posso ganhar dinheiro com blog, é verdade que o Google AdSense é legal? Funciona mesmo fazer propaganda para produtos que eles anunciam? Espero que me dê umas dicas bacanas de como fazer do meu blog um sucesso! Até mais. A paz
    #SALVE

  6. aa1885115

    Ajudou muito o meu posts

  7. maeembuscadeumavidasaudavel

    Excelente… vai ajudar muito

  8. flordelotusblog

    gostei

  9. diarizandoblog

    Gostei, vai me ajudar muito(estou começando agora)

  10. Pingback: Marketing de Conteúdo para turbinar o seu negócio

Não use esses comentários para fazer perguntas, pedir suporte ou informar erros. Para isso, use os nossos fóruns ou o entre em contato com nossa equipe de suporte.

Leia nossas recomendações antes de enviar seu comentário.

Deixe um comentário

Não use esses comentários para fazer perguntas, pedir suporte ou informar erros. Para isso, use os nossos fóruns ou o entre em contato com nossa equipe de suporte.

Crie seu novo blog ou site gratuitamente

Comece agora