Como criar um site para sua empresa usando o WordPress.com

Por que ainda é importante ter um site?

Se você possui uma empresa mas ainda não tem um website certamente está perdendo oportunidades de negócio.

Vejo muitas empresas usando apenas uma página no Facebook e apesar de ser importante o Facebook não resolve necessidades simples que um site resolve.

Por exemplo, quais são os seus produtos e serviços? Não existe uma seção na página do Facebook para deixar isso em destaque.

Um site da sua empresa passa uma percepção mais profissional para os seus clientes, te ajuda a ser encontrado no Google e torna mais fácil divulgar seu conteúdo em outros canais além do Facebook, como Twitter, Pinterest, Instagram e LinkedIn por exemplo.

Para criar seu site você pode seguir o mesmo passo-a-passo de criação de um blog (veja o post Como criar um blog do zero) e depois adicionar algumas páginas.

Como eu crio páginas no WordPress.com?

Para montar o seu site nós vamos usar bastante o recurso de páginas do WordPress.com. Basta clicar no botão Adicionar que fica bem na frente da palavra Páginas no menu do seu WordPress.com conforme a figura abaixo:

Paginas

A tela de edição da página é basicamente a mesma tela de edição de um post, com pequenas diferenças. Se você ainda não conhece o Editor do WordPress.com vale a pena dar uma lida nesse post: Explorando o novo Editor de Textos e o Painel de Controle

Escreva cada página da mesma forma que você escreveria um post e depois organize-as no menu.

Como eu organizo as páginas no Menu do meu site?

Na opção Menus do WordPress.com você pode adicionar páginas ao menu, trocá-las de ordem (basta clicar com o mouse, arrastar e soltar), excluí-las do Menu ou criar submenus.

Menus

A posição do menu pode ser ajustada na opção Personalizar / Temas, para saber mais você pode ler esse artigo: Como personalizar o layout do seu blog ou site no WordPress.com

Mas meu site vai ficar parecendo um blog?

O padrão do WordPress.com é mostrar os últimos posts na página inicial do seu site, eu particularmente gosto desse formato inclusive para sites corporativos, porém se você não pretende escrever artigos regularmente ou prefere um visual mais clássico, é possível deixar uma página inicial estática.

Para configurar isso você deve criar sua página inicial usando a opção Publicar / Páginas, e depois entrar em Personalizar / Temas e clicar em Página Inicial Estática.

Na janela abaixo basta escolher Uma página estática, e em Página Inicial selecionar a página que você criou para ser a página inicial do seu site.
Pagina Inicial Estatica

Se você quiser manter uma página com Posts (Artigos ou Notícias da sua empresa), basta criar outra página (você pode chamar essa página de Artigos por exemplo) e selecionar essa página na opção Página de Posts. Assim os seus artigos aparecerão numa página em separado ao invés da página inicial.

Quais páginas são importantes em um site corporativo?

Obviamente isso varia de acordo com o seu tipo de negócio, mas seguem algumas dicas gerais:

Página de Produtos ou Serviços

Se você tem poucos produtos ou serviços pode resumir em uma única página, caso fique um pouco extenso você pode fazer uma página para cada grupo.

Página de Contato

Em geral aqui vai apenas um formulário de contato, você também pode colocar aqui o número do seu telefone.

Para inserir um formulário de contato você pode usar o seguinte código:

[contact-form to=’seuemail@dominio.com.br’ subject=’Assunto do e-mail’]
[contact-field label=’Nome’ type=’name’ required=’1’/]
[contact-field label=’E-mail’ type=’email’ required=’1’/]
[contact-field label=’Telefone’ type=’text’/]
[contact-field label=’Mensagem’ type=’textarea’ required=’1’/]
[/contact-form]

Para colocar mais campos no seu formulário basta criar mais linhas com contact-field e personalizar o label do jeito que você quiser. Para que o campo seja obrigatório basta adicionar o required=’1′ ou remover essa opção para deixar o campo opcional.

Você pode aprender mais sobre o Shortcode de contato aqui nessa página: Contact Form.

Uma página com a sua história

Como a sua empresa nasceu? No que ela é especializada? Quais foram os momentos marcantes da sua história? Momentos em que ela criou os primeiros produtos ou serviços, momentos de maior crescimento ou que ganhou alguma premiação.

Se você for um profissional liberal pode colocar a lista dos seus cursos, principais projetos ou criar uma página de portfólio.

Para negócios físicos: Localização

Se a sua empresa possui um endereço físico é interessante ter esses dados na página de contato ou em uma página à parte. Inclua aí também os dias e horários de funcionamento e dicas para estacionamento.

Você pode também inserir um mapa usando o recurso de incorporar mapa do Google Maps, nós já falamos um pouco disso aqui: 7 ferramentas do Google News Lab para te ajudar a escrever melhor e você também pode saber mais como integrar o Google Maps com o WordPress.com nesse link: Support – Google Maps.

Espero que essas dicas lhe ajudem a criar um site para sua empresa e atrair mais clientes. Bons negócios! 🙂

7 Comentários

Comentários encerrados.

  1. feltroscoloridos

    Olá boa tarde, eu criei um blog no WordPress mas estou com dúvida sobre exportação, eu já exportei o meu blog do Blogger e já fiz o download dele mas eu não acho o botão de importação dentro do WordPress.

  2. Thiago

    Feltros, você vai encontrar isso na dashboard clássica; Pegue o endereço do seu blog, enquanto você estiver logado, e no final dele acrescente: /wp-admin Depois no final da coluna preta você vai em “Ferramentas” e, dentro delas, há o botão para importação.

  3. hjuniorsp

    tem a possibilidade de publicar no facebook e ir direto para pagina do wordpress??

  4. Pingback: Dicas de Negócio: Como montar um site de eventos em 6 passos ‹ WordPress.com em Português (Brasil) ‹ Reader — WordPress.com – Carmélia Vinhos
  5. Pingback: Dicas de Negócio: Como montar um site de Personal Trainer – Aê Comunicação Digital

Crie seu novo blog ou site gratuitamente

Comece agora

%d blogueiros gostam disto: