Blog do WordPress.com

WordPress.com em Português (Brasil)

Brasileiros na Automattic: Conheça Guga Alves

Conheça o dia a dia e o lado pessoal de um dos organizadores do WordCamp Rio, e uma das mais recentes aquisições do time de suporte do WordPress.com

Trabalhar em casa funciona? Descubra como é o trabalho no suporte da Automattic e um pouco mais da rotina de Guga Alves, um dos mais novos Happiness Engineers da empresa.

Guga é um dos organizadores do WordCamp Rio de Janeiro e dos meetups cariocas, além de ser facilmente encontrado palestrando em outros WordCamps e eventos Brasil afora. Figurinha frequente nos fórums e grupos sobre WordPress mantém o blog Tudo para WP onde concilia seu prazer em escrever com o prazer de ajudar o próximo.

Qual é o seu cargo e o que você faz na Automattic?

Guga AlvesSou um Happiness Engineer e meu trabalho principal é atender usuários do WordPress.com no chat ao vivo, prestando qualquer tipo de suporte técnico que eles precisem. No meu dia a dia converso com usuários para ajudá-los a resolver seus problemas. Converso o tempo todo com nossa equipe trocando experiências, e buscando as melhores formas de atender e evoluir o WordPress para todos.

Qual foi sua última tarefa especial na Automattic?

Cada semana é única, então sempre temos um novo desafio. Minha primeira missão além do suporte aos usuários tem sido participar do planejamento de conteúdo para nosso público brasileiro, pensando mais na tradução da documentação de suporte.

O que você tem aprendido com os usuários no seu trabalho com a Automattic?

Trabalhei muitos anos como desenvolvedor WordPress antes de entrar na Automattic, então eu tinha uma visão mais baseada na minha experiência com clientes e amigos da comunidade brasileira. Agora de dentro, todo o dia lido diretamente com a dificuldade dos usuários em fazer tarefas que eu já sei fazer, mas que nem sempre tinha que explicar detalhadamente para alguém. Por exemplo, criar menus para mim era simples, mas como explicar isso de forma que qualquer pessoa possa entender?

Aprendo todo dia com eles e eles comigo, é uma troca constante e bastante produtiva!

Guga Alves palestrando

O que você mais gosta no seu trabalho atual?

Nos meus trabalhos anteriores, tirando as empresas que eram minhas, sempre lidei mais com as tarefas inerentes ao meu cargo e utilizavam uma estrutura hierárquica que tolhia a criatividade das pessoas.

Na Automattic, apesar de ser do suporte tenho liberdade para participar de outros projetos, avaliar cenários e dar sugestões. Aqui realmente utilizamos o contato com os usuários pra nos colocarmos no lugar deles e pensar o que pode melhorar.

O que você costuma fazer no seu tempo livre?

Como trabalho em Home Office, no meu tempo livre eu tento ficar fora de casa. Adoro praticar esportes, jogo Futebol toda semana, já fui goleiro de Hanball, fiz Boxe, Natação e quero voltar a praticar Muay Thai algum dia.

Gosto de viajar e encontrar com os amigos, mas quando estou em casa costumo ver séries (adorei Breaking Bad e agora estou assistindo The Flash e Gotham), jogar videogame (atualmente estou usando o Nike Kinect Training pra me exercitar em casa, adoro jogos de corrida como o Forza Horizon 2 mas também jogo FIFA e PES).

Também gosto de ler no meu tempo livre, atualmente estou lendo  ‘The year Without pants‘ um livro recomendado pela Automattic que fala sobre o trabalho remoto e retrata bem como é o dia a dia da nossa equipe.

Guga Alves trabalhando com Web

Guga Alves no seu Home Office
(sempre suspeitei que o Homem-Aranha trabalhava com Web)

Se depois de conhecer o Guga você ficou com vontade de assistir alguma de suas palestras, aqui temos os vídeos de algumas de suas participações nos WordCamps! 🙂

5 Comentários

  1. nutricaotecnologica

    Quero ser como o Homem Aranha :D. Guga, gostei muito da tua entrevista, eu estou a começar agora a mexer no WordPress e esta tua entrevista já me ajudou a ter focou e motivação para continuar.

  2. derrubabrasil

    legal guga mas mesmo assistindo a palestra ainda tenho dificuldades

  3. Gabi22blog

    Gostei muito da entrevista , muito interessante , vale a pena ler !

  4. casadocontadorblog

    Parabéns pela entrevista, gostei muito, vou aprender a mexer o máximo possível no wordpress, e caso surja dúvidas entro em contato.

Não use esses comentários para fazer perguntas, pedir suporte ou informar erros. Para isso, use os nossos fóruns ou o entre em contato com nossa equipe de suporte.

Deixe um comentário

