Conheça Claudio Sanches um dos brasileiros que trabalham na Automattic

Autor de quase 50 plugins oficiais no WordPress.org e desenvolvedor no WooCommerce conta sua trajetória até chegar na Automattic

Recentemente falamos aqui das contratações para o suporte em Português do Brasil do WordPress.com, além deles a Automattic possui brasileiros trabalhando também em outras áreas da empresa.

Nesse post vamos conhecer mais sobre Claudio Sanches, um dos brasileiros que trabalha na Automattic e é bastante ativo na comunidade nacional de WordPress.

Qual é o seu cargo e o que você faz no seu dia-a-dia na Automattic?

Claudio-Sanches
Trabalho como desenvolvedor no WooCommerce, apesar de ser um plugin, ele hoje representa cerca de 29% do market share global para plataformas de e-commerce, então é necessário ter pessoas trabalhando nele de forma dedicada.

Sou novo na Automattic, vim com a aquisição do WooThemes.com que trouxe junto o WooCommerce.

No último mês trabalhei com o suporte (todos os funcionários precisam trabalhar uma vez por ano no suporte) e aprendi diversas coisas, temos um treinamento completo para trabalhar com isso, desde
as ferramentas que utilizamos até como devemos abordar os clientes.

O que você mais gosta no seu trabalho na Automattic?

O que mais gosto de trabalhar na Automattic é o fato de trabalhar na Automattic. 😛

Por mais engraçado que isso possa parecer, eu sempre sonhei em trabalhar aqui. Acredito que para muitas pessoas que trabalham e conhecem o WordPress, entrar na Automattic é algo grandioso.

Antes de trabalhar no WooThemes eu tinha como meus heróis Mike JolleyJames Koster e Patrick Rauland, hoje poder trabalhar com eles no WooCommerce é algo incrível.

Então até antes da aquisição, trabalhar na Automattic me parecia algo impossível ou algo que iria me forçar sair do WooThemes e parar de trabalhar com um produto que eu amo e acredito.

Para minha felicidade hoje eu tenho tudo isso e ainda a oportunidade de trabalhar com mais outros heróis que admirei durante toda a minha vida profissional.

Claudio-Sanches-WordCamp

Como é hoje o seu envolvimento com a comunidade em torno do WordPress?

Faz 6 anos que participo ativamente da comunidade, comecei ajudando em fóruns e desenvolvendo plugins. Hoje possuo 48 plugins no repositório oficial do WordPress.org e até final do ano esse número deve aumentar.

Sou um dos moderadores do fórum oficial de suporte do WordPress.org no Brasil, e um dos tradutores do WordPress (core, plugins e etc). Devo tudo o que eu sei a comunidade.

Enquanto trabalhava como freelancer eu precisava atender demanda de e-commerce e nunca estava satisfeito com outras plataformas, ainda mais que boa parte dos meus clientes já estavam acostumados com o WordPress e ensinar uma plataforma nova para eles era bem complicado, até que comecei a trabalhar com o WooCommerce e foi amor a primeira vista.

Na época não tínhamos uma grande quantidade de integrações de métodos de pagamento ou entregas, então eu desenvolvi diversos plugins para atender o mercado brasileiro e comecei a contribuir voluntariamente com o WooCommerce. Fiz tantas contribuições que cheguei a figurar entre os top 5 maiores contribuidores e fui convidado para entrar no WooThemes.

Hoje trabalho na Automattic graças as minhas contribuições para a comunidade.

plugins

Alguns dos plugins desenvolvidos por Claudio

O que você costuma fazer no seu tempo livre?

Tempo livre é meio que um ponto de vista, porque no meu tempo livre continuo contribuindo com a comunidade, desenvolvendo plugins e outros projetos open source ou lendo livros que em boa parte do tempo são de desenvolvimento também.

Quando realmente quero sair do mundo do WordPress, Tecnologia e Desenvolvimento eu vou tocar guitarra ou jogar video game como outras pessoas normais 😛


 

Achou interessante o dia-a-dia de um funcionário da Automattic? Saiba que eles estão contratando!

4 Comentários

Comentários encerrados.

  1. nirvanabjj

    Ola como vai? Gostaria de saber mais sobre a Automattic?

  2. luantavaresweb

    Claudio Sanches é um exemplo de pessoa. Hoje um exemplo para mim. Obrigado

  3. Paulo Junior

    Parabéns Claudio, queria muito ter te conhecido no evento em São Paulo, mas não deu. Fica para próxima.

Crie seu novo blog ou site gratuitamente

Comece agora

