Explorando o novo Editor de Textos e o Painel de Controle

Conheça o novo editor, mais rápido e mais simples. Aprenda a diferença entre os diferentes painéis de controle do WordPress.com

O Novo Editor

Recentemente o WordPress.com lançou um novo editor de textos dentro do novo Painel de Controle.

editor-posting-gif

Principais vantagens do novo editor:

  • É rápido, responsivo, e permite criar posts e páginas rapidamente via web, aplicativo de desktop e aplicativo mobile.
  • Simplifica a gestão de posts, independente de você ter um blog individual ou múltiplos blogs e sites com diferentes autores.
  • Facilita a criação e edição de rascunhos para você atualizar seu blog ou site a qualquer hora.
  • O conteúdo é salvo automaticamente, permitindo você se concentrar na escrita, livre de distrações.
  • Você pode inserir fotos, arquivos de música, documentos e videos no seu post ou página apenas arrastando e soltando na área de edição.
  • Tags, categorias, e ferramentas de compartilhamento estão mais fáceis de serem acessadas simplificando a divulgação do seu conteúdo no Leitor do WordPress.com e nas redes sociais.
  • O agendamentos de posts ficou mais fácil com a inserção de um calendário de publicação.
  • Também está disponível para sites auto-hospedados (WordPress.org) basta instalar o Jetpack e ativar o Gerenciamento.

Diferentes Painéis de Controle

Menu DashboardCom o novo editor a Automattic unifica a experiência de postar  nas suas diferentes plataformas: WordPress.com (site, aplicativo desktop e mobile) e WordPress.org (via Jetpack).

O editor clássico ainda pode ser encontrado dentro do Painel WP Admin (última opção do novo painel de controle).

As opções mais usadas no seu dia-a-dia como Estatísticas (para acompanhar as visitações do seu blog ou site), Publicar (para postar conteúdo no seu blog ou site) e Personalizar (para customizar a aparência/layout do seu site ou blog) são as mesmas acessando via web, desktop ou mobile.

Em Configurar  você pode definir as redes sociais que o seu post será divulgado automaticamente (Compartilhamento), adicionar novos autores no seu blog (Pessoa), configurar seus Plugins (como e-commerce por exemplo), gerenciar seus Domínios próprios além de outras Configurações mais específicas como Posts Relacionados, Comentários e Google Analytics (para planos Negócios).

É o meu painel preferido e que uso na maior parte do tempo.

Painel Clássico

O Painel Clássico (Painel WP Admin) é o mesmo utilizado quando você usa o WordPress.org (auto-hospedado).

Atualmente eu só uso o Painel Clássico para editar Comentários e de vez em quando comparar versões do mesmo texto.

Comentários

Interface de Edição de Comentários no Painel WP Admin

Versões

Comparador de Revisões, você pode acessá-lo clicando em Revisões no rodapé do antigo Editor.

O plano da Automattic é transferir todos as funcionalidades para o novo painel para que você não precise mais utilizar dois painéis diferentes em momento nenhum.

Alternado entre os dois Painéis de Controle

Para acessar o Painel Clássico basta clicar a qualquer instante em Painel WP Admin. A opção está presente em diferentes menus.

WP-Admin

Para voltar ao Painel Novo basta clicar em Meus Sites (no canto superior esquerdo) a qualquer instante.

Se você estava editando um texto e ao mudar de painel você voltou para o menu principal não se assuste, seu texto foi salvo em Rascunhos e você pode continuar a edição de onde parou:

Rascunhos

Espero que esse tutorial te ajude a explorar ainda mais seu blog ou site no WordPress.com.

Bons Posts! E deixe sua opinião nos comentários abaixo.

16 Comentários

Comentários encerrados.

  1. Edilene Marques

    Gostei da explicação, mas eu postei e não compartilhado automaticamente no Twitter.
    E meus amigos disseram que não aparece a opção “curtir” para eles. 😕

  2. Thiago

    Vejo muitas vantagens no novo painel em comparação àquela versão provisória (“bip-bop”), mas ainda prefiro o clássico e espero que a Automatic não o aposente. Ele me parece bem mais interessante para quem escreve de um note ou de um desktop e, pelo que leio no fórum (em inglês), não me parece que todas as funcionalidades serão transferidas ao novo (como, por exemplo, a inserção de enquetes na barra de ferramentas do editor de texto).

    • Edney Souza

      Oi Thiago, eu escrevo de um desktop e prefiro a versão nova, quanto aos planos para o futuro a informação que tenho é de que todas as funcionalidades do clássico serão disponibilizadas no novo, mas não tenho nenhuma informação sobre a aposentadoria do clássico.

      • Thiago

        Bem, se vão mesmo, ótimo, mas ainda fica a questão da preferência subjetiva, que, no meu caso, é pelo painel clássico (talvez isso mude se, de fato, todas as funionalidades forem transferidas).

  3. ijhhjrgf

    Boa tarde, como faço para acessar o painel antigo? obrigado

    • Edney Souza

      Tá respondido no texto: “Para acessar o Painel Clássico basta clicar a qualquer instante em Painel WP Admin. A opção está presente em diferentes menus.” 🙂

      • ijhhjrgf

        Obrigado Edney mas é que não entendo como funciona essa plataforma estou nessa pagina azul eu gostaria se possivel onde posso entrar para voltar aquela tela antiga!

      • Edney Souza

        Coloque o mouse no seu canto superior esquerdo, onde está escrito Meu Site (ou Meus Sites). Vai aparecer um menu, só clicar em Painel WP Admin.

  4. Thiago

    Edney, meu blog tem um autor e, ontem, ele resolveu, com minha ajuda, criar um blog próprio, mas notei que para ele o link para a dashboard antiga não aparece (nem no seu novo blog, nem no meu, onde ele continua autor). O que está havendo?

  5. Karlos Guedes

    Edney, eu não tenho o link para o painel clássico na minha barra lateral. Isso é algum bug?

  6. Karlos Guedes

    Edney, abri um tópico no fórum em inglês:

    https://en.forums.wordpress.com/topic/i-do-not-have-a-link-in-my-sidebar-to-the-classic-dashboard?replies=23

    Você poderia dar alguma ajuda lá?

    • Edney Souza

      Oi Karlos, se eu soubesse o motivo já tinha te respondido! Espero que alguém no suporte veja. Fique à vontade para postar no forum em português, temos Happiness Engineers brasileiros agora também! 🙂

  7. Karlos Guedes

    Deram uma resposta lá: as contas novas não possuem esse link.

  8. nutri901

    Estou iniciando e para mim está muito bom.

Crie seu novo blog ou site gratuitamente

Comece agora

