9 dicas de como criar títulos incríveis para seus textos

Aprenda a capturar a atenção do seu leitor e atrair a audiência que seus posts merecem

O título de um post é o seu cartão de visitas. Quando fazemos uma busca, ou acessamos nossas redes sociais é através do título de um artigo que tomamos a primeira decisão de ler ou não ler aquele texto.

Para se destacar nesse mar de informação resolvi compartilhar com vocês algumas técnicas para produção de títulos usadas com sucesso por grandes blogs e sites.

Apesar de cada técnica funcionar bem isoladamente você também pode combiná-las para obter o máximo de eficiência. E algumas técnicas vão funcionar melhor com diferentes tipos de públicos, vale a pena testá-las e encontrar as que mais se adequam ao seu estilo de escrever.

  1. Use Números

Uma pesquisa da Conductor indicou que usar números nos títulos é uma das maneiras mais eficientes de chamar a atenção. O estudo consistiu em escrever um mesmo título de diferentes maneiras e pedir para as pessoas escolherem.

headlines preferences

Números transmitem uma sensação de clareza e ajustam a expectativa do leitor. Se o número é grande ele sabe que pode esperar um texto longo e completo, um número pequeno indica um texto rápido e curto. Se ele está procurando um texto mais básico ou mais profundo os números ajudam a tomar essa decisão.

Use o numeral (9) ao inves do número por extenso (nove).

  1. Fale diretamente com o leitor

Pense que seu título deve responder a seguinte pergunta do leitor: O que você tem de legal pra mim?

Muitas vezes basta incluir um “Você” no título, ou especificar para que tipo de audiência é aquele post “Dicas para quem quer começar a escrever”, o importante aqui é o leitor sentir que você está falando diretamente com ele e que aquele post foi escrito especialmente para ele.

Exemplos de como o BuzzFeed usa números e fala diretamente com o leitor.

Exemplos de como o BuzzFeed usa números e fala diretamente com o leitor.

  1. Como + verbo = Tutorial

Seu texto ensina a fazer alguma coisa? Então seja direto. Explique no título o que ela vai aprender: “Como criar títulos incríveis para seus textos” 🙂

Pessoas adoram tutoriais e essa técnica funciona muito bem tanto para atrair mais buscas no Google quanto cliques na timeline do Twitter ou Facebook.

Essas 9 frases começando com

Essas 9 frases começando com “Como” foram responsáveis por mais de meio milhão de buscas em Agosto/2015 no Google

  1. Faça uma pergunta

Se o seu post é uma resposta então usar uma pergunta no título pode funcionar muito bem.

Algumas pessoas vão acessar seu texto para descobrir a resposta, outras pessoas já sabem, mas querem comparar a resposta que elas conhecem com a resposta do autor.

Além do ponto de interrogação você pode adicionar advérbios de interrogação: Onde? Quando? Como? Por que?

A categoria Sabedoria do Catraquinha, seção do Catraca Livre para pais e filhos utiliza perguntas com frequência em seus títulos

A categoria Sabedoria do Catraquinha, seção do Catraca Livre para pais e filhos utiliza perguntas com frequência em seus títulos

  1. Curiosidade

Esse estilo de título se popularizou principalmente no Facebook quando o site Upworthy começou a se tornar popular com chamadas do tipo: “Você não vai acreditar na cesta que este jogador de basquete fez”,”Você não imagina o que o médico tirou do ouvido desse rapaz”, entre outras variações que basicamente te levam a crer que ao clicar no link você encontrará algo extraordinário.

Para gerar curiosidade é necessário que o público alvo tenha algum conhecimento do assunto, de forma que eles consigam começar a imaginar o que você está descrevendo, mas não tenham idéia de como será o final. Então em geral o título começa descrevendo um acontecimento e faz suspense sobre o desfecho.

Atualmente o próprio site Upworthy abandonou um pouco essa técnica por perceber que sua audiência começou a cair, não significa que a técnica não funcione, apenas que, como qualquer outra técnica ensinada aqui, é melhor você variar um pouco seu estilo para não cansar seu público.

Lembre-se também que você precisa fazer o clique do leitor valer a pena, em geral posts que escondem um resultado extraordinário funcinam muito bem com essa técnica, se o desfecho for simples ou bobinho seus leitores podem ficar frustrado e irritados.

A técnica não é nova, John Caples, criou o anúncio acima usando curiosidade para chamar atenção para seu texto.

A técnica não é nova, John Caples, criou o anúncio acima usando curiosidade para chamar atenção para seu texto.

  1. Surpresa

A idéia de um título que gere surpresa é um título que quebre um padrão. Uma empresa tradicional falando de tecnologia, uma marca de produtos para jovens falando de idosos, uma revista de beleza se pronunciando contra o Photoshop. Todos são exemplos de conteúdos inesperados e podem atrair muitos cliques para o seu site ou blog.

Ao procurar sobre o episódio Burger King e McDonalds no Google Notícias essa é a notícia melhor rankeada. As duas marcas concorrentes falando de união é uma baita surpresa para o leitor.

Ao procurar sobre o episódio Burger King e McDonalds no Google Notícias essa é a notícia melhor rankeada. As duas marcas concorrentes falando de união é uma baita surpresa para o leitor.

  1. Palavras Negativas

Ao contrário do que o bom senso costuma dizer palavras negativas no título como Não, Nunca, Pior, Pare, Evite chamam mais atenção do que superlativos positivos como Melhor e Maior.

É possível que, dizer que alguma coisa é maior ou melhor, tenha virado um grande clichê e não capture mais o interesse das pessoas, além disso quando ouvimos Pare ou Nunca temos uma tendência natural de fazer uma pausa e prestar atenção, além de despertar também um sentido de curiosidade.

Pergunta, Curiosidade e Negativa. Um bom combo de técnicas usadas aqui.

Pergunta, Número, Curiosidade e Negativa. Um bom combo de técnicas usadas aqui.

  1. Seja Preciso

Quando as pessoas começaram a se cansar dos títulos que geravam Curiosidade, na maioria das vezes porque as notícias não valiam o clique, esse novo tipo de técnica a Precisão, começou a se tornar mais popular.

Títulos precisos trazem informações, fatos, dados, ao invés de suposições. Incluir números, nomes, exemplos e ser descritivo ajuda na criação de um título Preciso. Quanto mais específico melhor.

Uma das notícias mais populares no site da Exame nesse domingo, traz o nome do produto, valor e local já no título.

Uma das notícias mais populares no site da Exame nesse domingo, traz o nome do produto, valor e local já no título.

  1. Seja Conciso

Um título com mais de 65 caracteres será cortado na busca do Google, um título com mais de 140 caracteres não cabe no Twitter.

Muitas vezes eu prefiro usar títulos mais longos do que não deixar claro qual é o assunto que estou escrevendo, mas se você conseguir ser mais conciso no seu título isso ajuda muito na busca e propagação em redes sociais. O título desse artigo por exemplo tem 56 caracteres! 🙂


Quer conhecer outras 7 técnicas de títulos? Leia esse texto.

Conhece outras dicas para escrever bons títulos? Deixe suas dicas nos comentários!

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12 Comentários

  1. karyjoana

    Gostei estou entrando agora no mundo virtual
    E estou aprendendo muita coisa

  2. kobauski

    Parabéns. Ótimo texto. E título! 😀

  3. souzajeniffer

    adorei esclareceu minha mente

  4. rafaelalexandre21

    gostei do texto, esclareceu e aperfeiçoou muita coisa

  5. e10dias

    Ótimo artigo para quem está entrando agora no mundo dos blogs e quer ser bem-sucedido nisso.

  6. Vida ao Avesso

    Adorei o artigo, iluminou as idéias aqui…Já que sou nova no ramo 😄😄

  7. Samara Abraão

    Gostei muito das dicas!

  8. Anders Bateva

    Eu odeio títulos “Você não vai acreditar na cesta que este jogador de basquete fez”,”Você não imagina o que o médico tirou do ouvido desse rapaz”. Normalmente não tem nada de surpreendente, o site é entupido de propaganda e obriga a cadastrar, curtir e compartilhar antes de ler. Pra mim, esses títulos já são sinal de falta de qualidade.

    • Edney Souza

      A técnica funciona bem e por isso alguns sites de qualidade duvidosa acabaram exagerando no uso dela, particularmente não sou muito fã também. Minha recomendação é utilizar só quando você sabe que o seu conteúdo vai satisfazer o usuário.

  9. Anders Bateva

    Hum, já que o Google corta quando há mais de 65 caracteres, que tal o WordPress avisar isso quando a pessoa ultrapassar?

    • Edney Souza

      O Google corta na exibição dos resultados na tela de busca, mas ele não ignora os caracteres adicionais para realizar a busca. Além disso grande parte dos sites hoje tem a maior parte do seu tráfego originário de redes sociais onde não tem essa limitação de caracteres do título.

      • Anders Bateva

        Ah, eu tinha entendido que cortava o resultado da busca, no sentido de deixar o resultado de fora!

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