6 Ferramentas gratuitas para monitorar seu site ou blog

Acompanhar a repercussão do que você escreve não é apenas uma forma digital de egocentrismo. Medir quanto impacto cada conteúdo produz e observar as reações da sua audiência vai lhe ajudar a planejar melhor seus textos.

Para quem usa o site como divulgação da sua marca é importante saber como sua empresa está repercutindo na internet, além disso ler as reações do seu público  vai te ensinar muito sobre seus interesses e ajudá-lo a melhorar a comunicação dos seus produtos e serviços.

Share Tally

ShareTally

O Share Tally te mostra quantas vezes seu post foi compartilhado em diversas redes sociais (como Facebook, Twitter, Pinterest, Google+ e Linkedin entre outras) e ferramentas de leitura como o Pocket. Em algumas dessas redes ele exibe um link onde você pode clicar para ver os compartilhamentos em detalhe.

Não se impressione com a quantidade de compartilhamentos, quando uma empresa enfrenta uma crise, ou uma pessoa se envolve em um escândalo, ela também recebe muitos compartilhamentos negativos. É sempre bom dar uma olhada para ter certeza de que a repercussão é positiva, ou se existe algum ajuste a ser feito.

Google Alerts

Google Alerts

O Google Alerts vai lhe enviar um e-mail toda vez que alguém publicar um conteúdo sobre o alerta que você criou. Você pode criar alertas com o nome da sua empresa, nome do seu site ou blog, título do seu post, URL do seu post, etc.

É possível criar vários alertas e filtrar onde o Google vai monitorar (sites de notícias, blogs, web) e selecionar idioma e país a ser pesquisado. Também é possível usar operadores ao criar o alerta, usando o sinal de subtração (-) para excluir algum termo da busca ou as aspas (“”) para exigir uma busca exata por aquele termo.

Topsy

Topsy

O Topsy permite fazer buscas no Twitter. Você pode pesquisar uma URL ou usar o nome da sua empresa, marca, produto ou blog. Dependendo do tipo de busca que você fizer é possível filtrar por idioma e por período de tempo.

No caso da busca por termos os tweets com mais Retweets aparecem em destaque, é possível também filtrar tweets com links, fotos ou vídeos.

Majestic SEO

Majestic SEO

O Majestic SEO é uma ferramenta projetada para auxiliar em técnicas de otimização para mecanismos de buscas, porém como ele rastreia onde seu site ou blog está recebendo links ele também serve como uma boa ferramenta de monitoria.

Você consegue não somente acompanhar onde você está sendo linkado, mas também quais palavras as pessoas estão utilizando para te linkar e qual a qualidade dos sites que estão te linkando entre outras informações.

Você também pode utilizar o Majestic SEO para fazer um comparativo com sites e blogs parecidos com o seu. Apesar de ser uma ferramenta paga ele tem um limite de usos gratuitos suficiente se você vai usá-lo apenas de vez em quando.

bitly

bitly

O bitly é um encurtador de URLs, ferramentas desse tipo ficaram muito populares graças ao Twitter em função do limite de 140 caracteres, encurtar uma URL era fundamental para sobrar espaço para explicar do que se tratava o artigo.

O bitly é um dos encurtadores mais populares, além de ser bastante veloz ele possui um ótimo sistema de estatísticas, que permite acompanhar quantos cliques você recebeu ao longo do tempo, de que países e em que ferramentas esse link foi divulgado.

Atualmente eu encurto meus links em todas as plataformas que uso para divulgação (Facebook, Twitter, Google+ entre outros) assim posso acompanhar o desempenho de todas elas nas estatísticas do bitly.

Estatísticas do WordPress.com

Referenciadores

O sistema de Estatísticas do WordPress.com tem um recurso chamado Referenciadores onde você pode ver a origem das suas visitas. Se alguém publicar um link para a página inicial do seu site ou blog, ou para algum dos seus textos ou páginas internas, você descobrirá esse link nessa opção.

Se você ativar os botões de compartilhamento nas configurações do seu WordPress.com, você também verá o total de compartilhamentos no Twitter e Facebook no rodapé de cada post.

shares

Usando essas ferramentas você conseguirá analizar quais artigos despertam mais interesse na sua audiência e quais redes sociais estão sendo mais eficientes na sua estratégia de divulgação.

Espero que essas dicas lhe ajudem a produzir um conteúdo cada vez melhor e eficiente para o seu site ou blog. Se você conhece outra ferramenta gratuita que funcione bem deixe sua sugestão nos comentários! 🙂

5 Comentários

  1. Gustavo

    Republicou isso em Gustavo Rodrigues da Silvae comentado:
    Ótimo artigo do Edney!

  2. Bruna Samuara

    Ótimo post!!!

  3. lerpraviver

    Republicou isso em leitura2016.

  4. resgatandohistoriassulmineiras

    Adorei todas as explicações…boa didática e fácil compreensão. Parabéns.

  5. Pingback: Saiba como promover a sua empresa - Webmarketing Portugal

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