P2 Theme – Transformando seu blog em uma poderosa ferramenta de comunicação

Seu blog pode funcionar como um fórum de discussão ou como a timeline de uma rede social e agilizar a comunicação entre um grupo de amigos ou uma equipe de trabalho.

Um dos aprendizados mais interessantes no trabalho com a Automattic até o momento é a forma ágil e descentralizada em que eles operam e uma das ferramentas mais importantes nesse dia-a-dia são os próprios blogs.

A Automattic usa diversos blogs no seu dia-a-dia para comunicação dentro da própria equipe e o P2 é o tema que permite que esses blogs funcionem de forma mais eficiente para discutir atividades e projetos.

Você pode ver vários desses blogs em funcionamento no endereço make.wordpress.org. A comunidade do WordPress utiliza o P2 para organizar as conversas entre os diferentes grupos que o mantém (desenvolvedores, designers, tradutores, etc.)

O P2 traz a tela de postagem para a mesma tela do blog (somente usuários registrados continuam com acesso para postar) transformando o blog em uma ferramenta mais parecida com o Twitter ou com um fórum de discussão.

Os comentários de cada post do blog no P2 viram uma discussão em torno de um tema, permitindo que uma equipe use um blog não somente para se manter atualizada do que está acontecendo, mas também para debater um assunto.

Você pode manter o blog público (como a equipe do Make.wordpress.org fez) ou manter o blog privado apenas para discutir projetos internos da empresa.

Você pode marcar um usuário específico no post para que ele receba notificações por e-mail e/ou no aplicativo mobile do WordPress (para blogs hospedados no WordPress.com). Você também recebe notificações quando alguém comenta e/ou curte o seu post. Dessa forma você pode avisar as pessoas envolvidas naquela atualização para que elas participem e fiquem sabendo de todas as novidades naquela discussão. Apesar de não serem específicas do P2, essas funcionalidades de notificação são muito úteis no trabalho em equipe.

Na prática você consegue acompanhar facilmente o feedback de todo mundo envolvido em uma atividade e o melhor: seu e-mail fica livre sem o risco de alguém deletar ou arquivar sua mensagem sem querer, cair no spam ou se perder num mar de outras mensagens. O P2 cria um espaço em separado para as discussões sobre o gerenciamento de um projeto numa interface bem simples e ágil.

Outras ferramentas de mercado pensadas exclusivamente para projetos acabam tendo dificuldades de implementação na empresa quando começam a pedir diversas informações adicionais como equipe alocada, horas trabalhadas, datas estimadas, etc. Quando a necessidade é apenas agilizar a comunicação o P2 pode ser mais eficiente que uma ferramenta de gestão de projetos tradicional.

Se você utiliza o WordPress.com basta ativar o P2 aqui na página de Temas.

Se você utiliza o WordPress.org aqui tem um passo-a-passo de como instalar e configurar o P2 (em inglês).

Você pode encontrar mais informações sobre o P2 na página oficial do tema ou ver esse blog de demonstração do P2.

Não use esses comentários para fazer perguntas, pedir suporte ou informar erros. Para isso, use os nossos fóruns ou o entre em contato com nossa equipe de suporte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: