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Descubra como aumentar visitas no seu site ou blog

Conheça diversas dicas e ferramentas para aumentar a audiência do seu site ou blog usando Newsletters, Mídias Sociais e SEO.

Quando começamos a produzir conteúdo um de nossos primeiros objetos de desejo é gerar mais tráfego para nosso site ou blog.

Para quem tem um site comercial. o aumento de visitação quase sempre vem acompanhado do aumento de clientes. Para aqueles que escrevem por diversão, é reconfortante saber que existe uma platéia lá fora e que nossas ideias estão sendo compartilhadas pelo mundo.

Nesse artigo vou descrever alguns métodos simples para ganhar mais visitas que, apesar de acessíveis, ainda não são utilizados corretamente por muitos profissionais de conteúdo.

Newsletter

Talvez você tenha ouvido histórias assustadoras sobre spam (e-mails não solicitados) e tenha desistido da ideia de usar e-mails como forma de comunicação com os seus leitores. Se você pedir autorização anteriormente, não existe problema algum em enviar conteúdo aos seus leitores. Ao contrário, o e-mail continua sendo uma das melhores formas de se manter contato com leitores e consumidores, desde que usado de forma responsável.

No meu post de apresentação aqui nesse blog eu expliquei como seguir um blog e receber atualizações por e-mail.

Existem pelo menos duas outras formas de fazer o mesmo para o seu site no WordPress.com:

  1. Através de um Widget – Basta entrar na opção Aparência da configuração do seu blog, escolher o Botão Seguir (Follow Blog) e posicioná-lo em lugar de destaque do seu layout. Você encontra uma documentação (em inglês) mais detalhada do botão Seguir aqui.
  2. Através de um formulário que pode ser inserido num post ou página (veja um exemplo abaixo). Você encontra uma documentação (em inglês) do formulário de seguir aqui.

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Se você não utiliza o WordPress.com, ainda pode fazer isso através de ferramentas de terceiros como E-goi, MailChimp e Mail2Easy.

Mídias Sociais

A maioria das pessoas perdeu o hábito de entrar em sites e blogs regularmente para ler notícias ou artigos, porém cada vez mais pessoas entram em redes sociais diariamente. Divulgar seu post nas redes sociais é fundamental para atrair visitas atualmente.

O primeiro passo é divulgar suas redes sociais para conquistar seguidores. Você pode adicionar os ícones das suas redes sociais no layout do seu site ou blog facilmente utilizando o Widget Social Media Icons e também pode adicionar os ícones de compartilhamento em redes socias ao final de cada post, basta entrar em Configurações / Compartilhar e conectar suas redes sociais.

O segundo passo é atualizar regularmente as mídias sociais, além de divulgar seus próprios conteúdos você pode divulgar outros artigos, vídeos e imagens que sejam relacionados ao seu conteúdo e possam ser interessantes para o seu público alvo. Se você configurou suas redes sociais em Configurações / Compartilhar, você pode divulgar automaticamente cada post usando o recurso Divulgar (Publicize) que fica na janela de publicação na tela de edição de post.

Publicize

Outra forma de facilitar a atualização de diversos canais é separar um horário para agendar os posts. Algumas das ferramentas de agendamento de redes sociais mais populares são o Buffer e o Hootsuite, ambas possuem opções gratuitas e pagas.

Enquanto você ainda não tem muitos seguidores um truque para fazer seus posts em mídias sociais aparecerem melhor nas buscas é utilizar #hashtags, elas funcionam muito bem no Twitter e Instagram e também são aceitas no Facebook e Google+. Para descobrir novas hashtags você pode usar ferramentas como o Hashtagify que mostra a relação entre diferentes hashtags e analisar essas hashtagas com Hashtracking. Mas tome cuidado ao inserir hashtags no seu conteúdo, usar muitas hashtags pode irritar seus seguidores e fazer seu conteúdo parecer spam, de 2 a 4 hashtags é uma ótima quantidade.

wordpress_hashtags

SEO

SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca), e representa uma série de técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento do seu conteúdo nas buscas de ferramentas como o Google.

Algumas das técnicas mais fáceis de serem aplicadas incluem:

  1. Escolher o melhor título – saber quais são as buscas mais populares relacionadas ao tema que você vai escrever ajuda a montar o título mais adequado. Para fazer esse tipo de análise eu costumo utilizar ferramentas com o Planejador de palavras-chave do Google Adwords.
    adwords-keywords
  2. Incluir as keywords mais relevantes no texto – Mesmo que você não utilize no título todas as combinações de palavras encontradas no Planejador de palavras-chave, você pode usar as demais palavras no decorrer do texto. Isso também ajuda a evitar a repetição da mesma palavra dentro do parágrafo melhorando o estilo da sua escrita.É importante que esse processo seja natural, ou seja, ao ler o texto em voz alta é importante que cada palavra adicionada faça sentido, se um ser humano consegue perceber que as palavras foram adicionadas de forma artificial então o robô do Google também conseguirá perceber.
    palavras
  3. Escrever o melhor conteúdo – Os algoritmos dos mecanismos de buscas, principalmente do Google, muda constantemente e nessa missão o objetivo do Google é sempre mostrar o melhor resultado para uma busca. Por isso a principal dica de SEO sempre será: produza o melhor texto possível.Entender o que uma pessoa quer encontrar quando faz uma busca e criar um artigo que entrega exatamente o que ela está procurando é uma das maneiras mais garantidas de melhorar seu posicionamento nos resultados de busca ao longo do tempo. Uma ferramenta que me ajuda a analisar isso é o Ubersuggest, ela mostra as variações de pesquisa em torno de um tema, ajudando você a enriquecer um texto ou criar vários textos derivados de algumas palavras-chave.ubersuggest

Links internos

Por mais que você faça um esforço gigantesco para escrever o melhor texto possível, nem sempre esse texto vai ficar completo o suficiente, e muitas vezes vai demorar bastante tempo para ele ficar bem indexado nos mecanismos de busca. A partir daí você começa a ganhar tráfego recorrente de textos antigos e isso costuma ser um impulso importante na visitação do seu site ou blog.

Uma das maneiras de aproveitar tráfego de textos antigos para textos novos e vice-versa, é incluir em cada artigo novo diversos links para textos antigos que complementem aquele artigo. E no futuro, quando você expandir aquele assunto, vale a pena editar textos antigos e inserir links para textos novos onde você se aprofundou em algum tópico que havia deixado de forma resumida no passado.


Espero que essas dicas lhe ajudam a aumentar as visitas do seu site ou blog. Se você tiver alguma dica ou ideia sobre aumento de visitação, ou gostaria de ver aqui no futuro artigos mais completos sobre algum tópico específico abordado nesse texto, é só avisar nos comentários! 🙂

9 Comentários

  1. Anderson José Souza

    Boa tarde Edney! No artigo acima cita criar links entre os posts. Qual ferramente é usada para criar esses links? Abraços

  2. Francielle Cordeiro

    Adorei as dicas. Estou à uma semana com o blog, não terminei nem se deixa- lo a minha cara, mas com as suas dicas e com tempo…esperou estar bem 🙂

  3. Felipe Martins dos Santos

    Parabéns pelo texto Edney. Outro texto muito bom! Estou começando a conseguir seguidores agora. Algumas ações como publicar em redes sociais e incluir o botão de seguir eu já havia feito, mas com as dicas que você deu, acho que conseguirei usar melhor as palavras-chave. Abraços!

  4. rodneybarbosa

    Cara, gostei muito desse artigo. Abriu meus olhos quanto a aumentar o tráfego das minhas postagens. Continue sempre com esse ótimo trabalho!

  5. Uma quase louca

    Republicou isso em Diário de uma quase loucae comentado:
    Help! Ajuda muito a entender como publicar!

  6. umanotaumahistoria

    Olá! Como faço para adicionar o botão curtir do facebook em cada post?

  7. Pingback: Dicas de Negócio: Como montar um site de eventos em 6 passos ‹ WordPress.com em Português (Brasil) ‹ Reader — WordPress.com – Carmélia Vinhos

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