Dicas básicas para melhorar sua escrita

Muitos amigos, quando receberam a notícia de que eu escreveria aqui no blog brasileiro do WordPress.com, comentaram que gostariam de montar seus próprios blogs, mas sentiam alguma dificuldade em escrever.

Além das recomendações óbvias para quem quer escrever (ler muito e praticar bastante), resolvi organizar algumas dicas para ajudar a estruturar um texto e tornar sua leitura mais clara e agradável .

Conheça a sua audiência

Gastar um tempo com pesquisa e reflexão sobre sua audiência é fundamental para direcionar sua escrita. Esse processo muitas vezes começa decidindo para que público específico vamos escrever.

Um público mais jovem ou mais maduro? Casados ou solteiros? Executivos ou empreendedores? Existem públicos de todos os tipos lá fora, mas qual é o mais interessante para seu networking, seu negócio ou sua satisfação pessoal? Com quem você gostaria de interagir e se relacionar?

Pesquise um pouco

Depois de decidir, é fundamental pesquisar um pouco sobre esse público. Muitas vezes analisamos a audiência sob a perspectiva dos nossos amigos mais próximos e acabamos cometendo algumas análises equivocadas.

O que o seu público alvo gosta de fazer nas horas vagas? Quais são os principais sites e blogs que ele usa para se informar? Quais são as novidades no setor em que ele trabalha? Entre os assuntos que ele gostaria de ler quais você domina?

Uma vez que você tenha definido o tópico do seu texto é importante fazer mais pesquisas para saber o que outras pessoas estão escrevendo sobre o assunto, isso vai lhe ajudar a definir o conteúdo do seu texto e o que você pode adicionar para torná-lo mais atraente que os textos já existentes.

Organize suas ideias

Qual é o objetivo do seu texto? Você quer contar uma história ou ensinar alguma coisa? Pense em quais são os pontos principais da sua história, aqueles que fazem com que as pessoas se identifiquem com você e compartilhem os sentimentos da experiência que você viveu.

Se for ensinar algo pense em como a pessoa pode aproveitar aquele conhecimento no dia-a-dia dela, pense no que você precisa compartilhar para que a pessoa seja capaz de executar aquela atividade sozinha. Se ela precisar de ajuda, indique onde ela pode conseguir essa ajuda. Se ela precisar contratar alguma empresa ou comprar algum item, indique referências, sites e locais.

Crie uma estrutura para o seu texto. Essa estrutura pode ser uma lista de tópicos que o texto deve abordar, os subtítulos das seções do seu texto, ou um passo-a-passo que você deve incluir para esclarecer o assunto.

Organize seus textos em categorias. Isso facilita o trabalho do leitor ao procurar um texto antigo e também ajuda a estruturar o conteúdo do seu site ou blog.

Aproveite a formatação ao seu favor

Screen Shot 2015-06-24 at 10.58.27 AM

Escreva parágrafos curtos, tenha certeza de que cada parágrafo contém uma única ideia e deixe uma linha em branco entre um parágrafo e outro para descansar os olhos. Evite fundos escuros e letras pequenas.

Divida o seu texto em seções usando subtítulos. Além de dar uma ideia mais clara do que o leitor encontrará antes mesmo que ele leia o seu texto, os subtítulos também ajudam a reencontrar alguma informação quando alguém decide ler o texto novamente.

Coloque em negrito os termos mais importantes.

“Use as aspas para destacar frases que são importantes no texto”

Use a lista com marcadores ou numerada para destacar conteúdos como:

  • Lista de ingredientes para uma receita
  • Relação de documentos para resolver alguma burocracia
  • Check list de itens para viajar
  • Pessoas indicadas a um prêmio
  • Ou qualquer outra situação onde você usaria um monte de vírgulas num parágrafo longo 🙂

Adicione tags para facilitar a indexação do texto e imagens para melhorar a divulgação em redes sociais. Além de uma imagem valer por 1000 palavras, elas ajudam na divulgação do seu link no Twitter, Facebook e outras redes sociais.

Essas são apenas algumas dicas básicas para você se sentir mais confiante em começar (ou voltar) a escrever, criar seu próprio blog ou site e compartilhar seus pensamentos e conhecimento com o mundo conectado.

Se você gostaria de ler mais dicas sobre escrita, tem dúvidas específicas de como pode melhorar ou produzir algum tipo de conteúdo, ou gostaria que algum tópico acima fosse ampliado. Deixe sua pergunta e/ou sugestão nos comentários!

3 Comentários

Comentários encerrados.

  1. Mei Luna- Introspectiva

    Estou gostando muito das dicas que estou encontrando aqui…
    A poucos dias entrei no wordpress e criei um blog( ainda sendo organizado), queria um lugar para expor qualquer tipo de assunto, um blog com conteúdos diversos, como historias originais, fanfics, textos avulsos, mas também pensamentos, criticas, cronicas. Não sei se estou indo bem, tenho pouco conteúdo e visualizações, mas espero que com as dicas desse blog possa melhorar. Já tentei outros blogs, em outros domínios, mas acabei os apagando, antes deles apresentarem algum resultado, mas espero que não aconteça isso aqui, pois gostei bastante da plataforma.
    Obrigada pelas dicas *_*

  2. Pingback: Dicas básicas para melhorar sua escrita – Título do site
  3. AILTON V. PRIMO

    Muito pertinentes essa dicas. O caminho inicial é difícil e as vezes confuso.

Crie seu novo blog ou site gratuitamente

Comece agora

%d blogueiros gostam disto: